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sábado, 06 de maro de 2021

Reestruturação pode fechar agências do Banco do Brasil no Amazonas

Reestruturação foi barrada por liminar concedida pela Justiça do Maranhão. Decisão suspende o fechamento de agências em todo o país durante o período da pandemia da Covid-19.

23 de fevereiro de 2021

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O Amazonas conta com 40 unidades do Banco do Brasil. (Foto: Reprodução)

Sete agências do Banco do Brasil, no Amazonas, estão na iminência de fechar as portas ou de terem a estrutura reduzida a posto de atendimento, segundo o Sindicato dos Bancários do Amazonas (SEEB-AM).

O fechamento ou a reestruturação, anunciados pelo Banco do Brasil em janeiro de 2021, que pode afetar agências em todo o país, foi interrompido por meio de liminar concedida pela Justiça do Maranhão.

A decisão suspende o fechamento das agências do Banco do Brasil em todo o país durante o período da pandemia de Covid-19.

De acordo com o presidente do SEEB-AM, Nindberg dos Santos, a proposta do Banco do Brasil é de extinguir a função de caixa executivo, restringir as agências bancárias a postos de atendimentos e incentivar o programa de demissão voluntária.

“Os caixas executivos, que operam em caixa no pagamento e recebimento em espécie perderão o emprego. Quando um cliente aparecer para esse serviço um outro bancário de qualquer outra função terá que atender a demanda”, explicou.

Santos informa que os sindicalistas estão unidos no movimento contra a ação do banco por entenderem que o programa foi anunciado em momento impróprio agravado pela pandemia.

“Caso essas mudanças aconteçam, afetará toda a cadeia do atendimento bancário. Muitas demissões e a população desassistida porque o banco quer informatizar tudo, com menos mão de obra possível”, disse o presidente.

O Amazonas conta com 40 unidades do Banco do Brasil, entre agências e postos de atendimento.

Banco prioriza informatização

Por meio de nota, o Banco do Brasil informou que o programa de reestruturação que propõe o fechamento de 112 agências e o desligamento trabalhadores, busca a adequação da rede de agências ao aumento do comportamento digital dos clientes.

“Finalizadas as etapas de manifestação voluntária de interesse por desligamento incentivado no âmbito do Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e do Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), foram validados os desligamentos de 5.533 funcionários.

Ademais, os bancos têm recomendado fortemente aos seus clientes que, durante o período da pandemia do coronavírus, busquem atendimento pelos canais digitais…”, informa trecho da nota veiculada pela assessoria de imprensa do BB.

Reportagem: Priscila Caldas

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