fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

PIM corre risco de parar por desabastecimento de insumos, diz Fieam

O atraso no abastecimento é devido às restrições ao funcionamento das atividades impostas por outros estados e ainda, à alta do dólar que encarece o custo da matéria-prima.

3 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Fábricas têm baixos estoques de insumos e demora na reposição (Foto: Reprodução)

Fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) podem parar a produção por falta de insumos. Representantes do setor confirmam a baixa nos estoques e a demora na reposição.

O atraso no abastecimento é devido às restrições ao funcionamento das atividades impostas por outros estados e, ainda, à alta do dólar que encarece o custo da matéria-prima.

“Hoje, não existe um total desabastecimento, mas é um risco real. Os estoques estão baixos e a expectativa de reposição é muito longínqua”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva.

Problema em cadeia

O vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, explica que o problema acontece em cadeia. A continuidade das medidas rígidas de restrição em combate à pandemia do coronavírus no país impacta diretamente na redução dos quadros nas empresas e no transporte de cargas. A alta do dólar também prejudica.

“Dependemos de outros estados no fornecimento e se há redução produtiva, também afeta o Amazonas. A alta do dólar encareceu o custo da matéria-prima importada e consequentemente elevou o custo de produção local. Os fornecedores nacionais e internacionais estão solicitando reajustes nos valores semanalmente”, disse.

Outros fatores

Ainda segundo a Fieam, as indústrias também foram afetadas em razão das doações de insumos e equipamentos para o combate à pandemia, como oxigênio, máscaras e afins, as quais acabaram desabastecendo seus próprios estoques.

A restrição de circulação de cargas e pessoas também teve impacto negativo, embora em menor escala.

A expectativa da indústria é de que, tão logo tenha uma previsibilidade na entrega dos insumos, as atividades industriais sejam retomadas dentro de condições normais.

“Ressalvamos, contudo, que estamos em total consonância com o governo estadual e que a principal missão nossa, neste momento, é auxiliar no enfrentamento à pandemia e salvar o maior número de pessoas possível”, reforçou Antônio Silva.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Amazonas continua sem resposta com relação ao imposto das bicicletas

Na última terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu um prazo de 24 horas para dar uma resposta a sobre a redução no Imposto de Importação sobre bicicletas.

25 de fevereiro de 2021

Pandemia reduziu em quase 70% o número de voos para Manaus

Manaus teve queda de 69% no receptivo em janeiro de 2021, em relação a janeiro de 2020. Para Abear, menor fluxo de passageiros no aeroporto é reflexo da pandemia da Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Empresários: privatização desburocratiza Correios e traz eficiência

Representantes do comércio e da indústria acreditam que a privatização dos correios é sinônimo de melhoria de gestão e modernização nas etapas de trabalho a menor custo.

25 de fevereiro de 2021

Proposta prevê restituição do Imposto de Renda dez dias após entrega

De acordo com o autor do Projeto de Lei, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), a medida procura beneficiar contribuintes que perderam renda com a pandemia de Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Crédito e taxas de juros favorecem setor imobiliário na região Norte

Menor taxa de juros e crédito facilitado impulsionam mercado imobiliário no Amazonas e região Norte. Porém, aumento no preço do insumo e risco de desabastecimento preocupam.

25 de fevereiro de 2021

Suframa aprova projetos que somam R$ 1,8 bilhão em investimentos

Entre os projetos aprovados, estão nove de implantação e 23 de atualização, diversificação e ampliação. Expectativa de geração de empregos é de 1.297 postos de trabalho.

25 de fevereiro de 2021

Auxílio Emergencial: valores devem ser incluídos no Imposto de Renda

Contribuinte deverá declarar valores do benefício, caso tenha recebido, junto com o Auxílio Emergencial, outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22,8 mil.

25 de fevereiro de 2021

Infraero vai viabilizar retomada de voos em aeroportos do Amazonas

A empresa foi contratada para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias nos aeroportos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021