fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

OAB-AM vai pedir que Governo amplie do horário de funcionamento de feiras

OAB também pede ao governador o reconhecimento das feiras Panair, Manaus Moderna, da Banana, e do Produtor, como entrepostos do escoamento da produção rural de Manaus.

27 de janeiro de 2021

Compartilhe

Com o Decreto Governamental, feiras funcionam de 4h às 10h (Foto: Reprodução)

A Comissão do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil-Amazonas (OAB-AM) anunciou que vai protocolar um ofício junto ao Governo do Estado, no início da tarde desta quarta-feira (27), solicitando a ampliação do horário do funcionamento das feiras para até às 15h.

Segundo o presidente da comissão, Vilson Benayon, no documento a OAB também pede ao chefe do poder executivo o reconhecimento das feiras Panair, Manaus Moderna, da Banana, e do Produtor, como entrepostos do escoamento da produção rural de Manaus.

Conforme o ofício, o funcionamento das feiras seria de 4h às 15h.

“A redução do horário gera aglomeração entre o consumidor final e os revendedores. E se continuar, cerca de 15 mil pessoas, de forma direta e indireta, deixarão de trabalhar”, alertou. “Os produtores abastecem o mercado consumidor local, pequenas, médias empresas alimentícias e municípios do interior. As feiras atuam como entrepostos de escoamento dos hortifrutigranjeiros”, completou.

Restrições e desperdício

O Decreto n. 43.303, de 23/01/2021 do Governo do Amazonas estabeleceu o horário para o funcionamento de feiras e mercados em todo o estado entre 04h e 10h da manhã até 31 de janeiro.

Para o presidente da Comissão Gestora da Feira Manaus Moderna e do Sindicato dos Feirantes de Manaus, Davi Lima, a redução no horário de funcionamento das feiras vem causando diminuição nas vendas e perda de produtos.

Os comerciantes estão cancelando novos pedidos aos fornecedores e alertam sobre a possibilidade de haver desabastecimento.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Infraero vai viabilizar retomada de voos em aeroportos do Amazonas

A empresa foi contratada para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias nos aeroportos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Em três anos, Bolsonaro e Guedes acumulam ataques à Zona Franca

Desde 2019, além do polo de bicicletas, segmentos de concentrados e eletroeletrônicos do PIM também já foram ameaçados por decisões tomadas por Bolsonaro e Paulo Guedes.

24 de fevereiro de 2021

‘Desconhecimento’ de Guedes sobre Zona Franca surpreende indústria

Para Federação das Indústrias, o ministro Paulo Guedes não pode afirmar que desconhece a economia local, pois a Suframa é ligada à sua pasta.

24 de fevereiro de 2021

Receita libera programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 estará disponível a partir das 8h desta quinta-feira. Prazo vai até 30 de abril.

24 de fevereiro de 2021

Indústria de Manaus está otimista quanto a investimentos

Empresários valorizam o incremento no número de projetos e apostam na vacinação para reiterar o combate à pandemia e retomada da economia.

24 de fevereiro de 2021

Índice de Confiança do Consumidor registra alta em fevereiro

Melhoria da confiança pode estar vinculada ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e à possibilidade de pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial.

24 de fevereiro de 2021

Preocupação é manter empregos, diz Abraciclo sobre polo de bicicleta

Decisão do governo federal de reduzir, de 35% para 20% a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas, inviabiliza a produção nacional.

23 de fevereiro de 2021

Reestruturação pode fechar agências do Banco do Brasil no Amazonas

Reestruturação foi barrada por liminar concedida pela Justiça do Maranhão. Decisão suspende o fechamento de agências em todo o país durante o período da pandemia da Covid-19.

23 de fevereiro de 2021