fbpx

domingo, 24 de janeiro de 2021

Novo presidente do Corecon-AM apresenta prioridades da gestão 2021

Para Martinho Azevedo, planejamento orçamentário, fortalecimento técnico-científico, transparência e valorização profissional serão os principais pontos a serem trabalhados.

13 de janeiro de 2021

Compartilhe

Martinho Azevedo foi eleito presidente do Corecon-AM (Foto: Reprodução)

Planejamento orçamentário, fortalecimento de posicionamento técnico-científico, transparência na gestão e valorização dos profissionais economistas: esses serão os quatro pilares que vão sustentar a nova gestão do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM).

O novo presidente da entidade, o economista Martinho Luís Gonçalves Azevedo, acredita que o planejamento orçamentário, que já tinha fundamental importância nos anos anteriores, deve receber atenção especial em 2021, principalmente por conta dos impactos da pandemia na economia.

“Nossas atividades têm que ser planejadas. Temos um orçamento e esse orçamento conta com a precisão de receitas e despesas. Temos que ter muito cuidado no uso desses recursos. Vivemos um momento complicado, o que é mais um motivo para planejarmos bem a gestão”, afirmou.

Posicionamentos técnico-científicos

O segundo pilar será o fortalecimento da representação institucional da entidade, através de posicionamentos técnico-científicos. De acordo com Martinho, todo os posicionamentos adotados pela entidade durante o ano terão embasamentos em estudos e pesquisas.

“Somos veemente contra ‘achismos’, não é a nossa praia. Temos formação acadêmica técnico-científica. Temos colegas dedicados a pesquisas econômicas e sociais e esses conhecimentos poderão ser compartilhados através de nossos posicionamentos. Esse é o nosso propósito diante da comunidade”, explicou.

Transparência

A transparência na gestão também será um dos pontos que devem marcar a gestão a nova diretoria do Corecon-AM.

De acordo com o presidente Martinho, umas das primeiras ações que vão marcar este compromisso é implantação de uma ouvidoria dentro da entidade. A promessa do novo presidente é atender a todas as demandas dos associados.

“O sentido é captar aquilo que nossos associados esperam da nossa gestão para que possamos dar a devida resposta. Todas as demandas terão respostas. Ou sim, ou não. Claro que desejo sempre dar respostas favoráveis, mas é impossível não dizer não. Mas será um não justificado”, justificou.

Valorização da economia

Por fim, o quarto pilar é a valorização da produção científicas relacionadas à economia. Dentro deste pilar, Martinho Azevedo pretende dar visibilidade à produção científica de colegas economistas que se dedicam à publicação de artigos, papers e livros para trazer discussões pertinentes e que envolvam a sociedade.

“Precisamos trazer este conhecimento técnico-científico para o nosso Conselho para que ele sirva como plataforma de discussões que contribuam com a sociedade. A ideia é que a toda a sociedade tenha acesso às informações que possam levá-la a fazer uma melhor avaliação da vida, de negócios, empreendimentos.

Sobre a eleição

Martinho Azevedo foi eleito novo presidente do Corecon-AM, em votação realizada durante a 1ª Sessão Plenária Extraordinária do ano, no último dia 6 de janeiro.

A reunião aconteceu de forma virtual, em cumprimento aos protocolos e recomendações sanitárias previstas no Decreto governamental que proíbe aglomerações.

A mesma votação elegeu a professora Michele Lins Aracaty e Silva como vice-presidente da entidade. A nova diretoria vai cumprir mandato de ano.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Veja mais notícias

Ainda sem aprovação do Orçamento 2021, governo deve controlar gastos

Grande dúvida que a ausência da LOA deixa é o auxílio emergencial, criado no ano passado para ajudar a população que havia perdido fonte de renda durante a pandemia.

24 de janeiro de 2021

Simples: empresas com pendências podem ser excluídas do programa

A regularização deve ser feita até sexta-feira (29), para que a micro ou pequena empresa não seja excluída. As orientações para regularização estão disponíveis na internet.

23 de janeiro de 2021

Após Honda parar produção, Cieam descarta outras paralisações no PIM

Em entrevista ao RealTime1, presidente da entidade, Wilson Périco, afirmou que não há informações sobre empresas que estejam tomando decisões de suspender as atividades.

22 de janeiro de 2021

Moto Honda anuncia paralisação na produção por falta de insumos

Segundo a montadora, a falta de insumos é um dos impactos da Covid-19 nas cadeias de suprimentos. Interrupção inicia na segunda-feira e deve durar até 3 de fevereiro.

22 de janeiro de 2021

Nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Beneficiários podem sacar ou transferir os recursos da conta poupança social digital. Para realizar o saque em espécie, é necessário fazer o login no Caixa Tem.

22 de janeiro de 2021

Suframa discute Mudança em resolução que trata de projetos na ZFM

Reformulação das regras para análise e acompanhamento dos projetos industriais é mais uma etapa do processo de desburocratização dos serviços prestados pela autarquia.

21 de janeiro de 2021

Primeira vez em 10 anos: empregos na indústria crescem em dezembro

De acordo com a CNI, índice de evolução do número de empregados ficou em 50,5 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, demonstrando crescimento do emprego.

21 de janeiro de 2021

Alvará e IPTU: Prefeitura prorroga vencimentos de impostos

O vencimento para a cota única do IPTU 2021, com os descontos e para a primeira parcela, para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, será dia 15 de abril.

21 de janeiro de 2021