fbpx

terça, 02 de maro de 2021

Metalúrgicos querem flexibilizar trabalho e mais ônibus nas ruas

Sindmetal-AM solicitou ao governo do Estado e à prefeitura ações para garantir maior produção industrial e em paralelo, minimizar a contaminação pela Covid-19.

1 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Indústrias utilizam protocolo de prevenção à Covid-19 (Foto: Reprodução)

O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) solicitou ao governo do Estado e à prefeitura de Manaus ações para garantir maior produção industrial e, em paralelo, minimizar a contaminação pela Covid-19.

Entre as propostas, a categoria quer operar no formato de 11h por 24h; e também pede a liberação total da frota de ônibus da cidade.

Em solicitação ao governo do Estado, o sindicato pede permissão para operar em escala de 11h por 24h, viabilizando maior rotatividade de grupos de trabalhadores durante a semana e aumento produtivo.

À prefeitura, os metalúrgicos solicitaram que as empresas do transporte coletivo liberem 100% da frota para atender à população, com circulação e com a capacidade máxima de passageiros sentados e usando máscaras de proteção.  

“O governador também precisa nos ouvir. Ele não tem o poder de decidir sem saber como funcionam as empresas. Com todas as adequações feitas pelas fábricas é possível termos aumento no volume de trabalhadores em rodízio, com mínimo risco de contaminação. Aguardamos resposta”, disse o presidente do Sindmetal, Valdemir Santana.

Segundo o presidente, as empresas aumentaram a quantidade de ônibus, porém, em dia de folga o trabalhador se expõe ao perigo nas ruas.

“As empresas chegaram a dobrar o número de rotas para haver distanciamento. Por outro lado, a prefeitura reduziu a quantidade de ônibus em circulação e houve aglomeração. Põe os trabalhadores em risco. É absurdo”, comentou Santana.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Com movimento fraco durante a semana, shoppings aglomeram no sábado

Lojistas relatam que primeira semana de reabertura gradual dos shoppings teve frequência ‘tímida’ dos consumidores de segunda a sexta com registro de aglomerações no sábado.

1 de março de 2021

Com a pandemia, mais de 75 mil lojas fecharam as portas em 2020

Segundo números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), micro e pequenas empresas responderam por 98,8% dos pontos comerciais fechados no ano

1 de março de 2021

Enquanto governo se cala, parlamentares correm para evitar prejuízos

Parlamentares do AM apostam no caminho legislativo para sustar medida que reduz Imposto de Importação sobre bicicletas e prejudica o PIM.

1 de março de 2021

Década perdida: economia só deve atingir mesmo nível de 2013 em 2023

Para a agência de riscos Austin Ratin, no cenário otimista, com expansão de 3% ao ano, a economia chega ao nível pré-crise em julho de 2023.

1 de março de 2021

Ninguém aguenta: diesel e gasolina têm nova alta nos preços

Reajuste representa a quinta alta consecutiva nos preços da gasolina e a quarta no valor do litro do diesel só neste ano. Gás de cozinha também vai ficar mais caro.

1 de março de 2021

Entrega de Declarações do Imposto de Renda começa nesta segunda

Entre as novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis.

1 de março de 2021

Suframa: ‘Prioridade é disseminar o modelo para toda a Amazônia’

Nos 54 anos da Zona Franca de Manaus, o titular da Suframa, general Algacir Polsin, falou ao RealTime1 sobre desafios ao futuro da região.

28 de fevereiro de 2021

Governo proroga prazo para recolhimento do ICMS, confira as regras

Os novos prazos contemplam os contribuintes que efetucam o pagamento do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços nos meses de fevereiro, março e abril de 2021.

27 de fevereiro de 2021