fbpx

sexta, 26 de fevereiro de 2021

Logística e Decreto põem em risco abastecimento de hortifrutis no AM

A seca dos rios, as restrições para o transporte de cargas na BR-319, e o cancelamento de pedidos de hortifrutigranjeiros dificultam a chegada dos produtos à capital.

29 de janeiro de 2021

Compartilhe

Feirantes avaliam a possibilidade de paralisar as atividades na próxima segunda (Foto: Reprodução)

A seca dos rios, as restrições para o transporte de cargas na BR-319, e o cancelamento de pedidos de hortifrutigranjeiros têm dificultado a chegada dos produtos à capital.

Segundo o Sindicato dos Transportadores Autônomos do Amazonas, devido à vazante dos rios da região, no trecho Porto Velho (RO) – Manaus (AM), as balsas operam com 40% da capacidade. Filas se formam para o embarque das cargas em Belém (PA). O tempo de entrega saltou de 14 para 24 dias.

Outra dificuldade, relatada pelo presidente do Sindicato dos Transportadores, Antonio Sérgio da Silva, é a restrição imposta pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) por meio da Portaria nº372, de 21 de janeiro de 2021, publicada na terça-feira (26).

O documento proíbe o tráfego de veículos de passageiros e de veículos de cargas com a capacidade de Peso Bruto Total Combinado acima de 17 toneladas, anualmente de dezembro a maio.

“A carreta de seis eixos tem a capacidade de carga de 27 toneladas. Com a portaria, somente o caminhão de dois eixos pode trafegar com volume abaixo de 17 toneladas. Os alimentos chegam a Manaus, agora, somente pelas balsas e o nível baixo das águas dificulta o transporte”, informou.

Cancelamento nos pedidos

Somado ao problema ‘transporte’, o fornecimento dos alimentos está ameaçado pelos cancelamentos dos pedidos. Com a redução nas vendas devido ao menor horário de funcionamento estabelecido pelo Decreto nº43.303 do Governo do Estado, produtos estão sendo perdidos, impróprios ao consumo.

“O Decreto está gerando impacto desde o plantio até a chegada da mercadoria a Manaus. Produtos estão no tempo de serem colhidos, mas os produtores não estão colhendo por não terem como vender. O prejuízo acontece em cadeia. Se nada for feito em 10 dias pode acontecer um desabastecimento”.

Paralisação à vista

Ainda de acordo com Antônio Sérgio, diante das dificuldades, todos os pedidos dos grandes distribuidores de hortifrutigranjeiros estão sendo cancelados, o que pode resultar em fechamento das feiras municipais de Manaus em no máximo três dias.

Segundo ele, o Sindicato dos Feirantes já avalia a possibilidade de paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira (1º).

“Estive conversando com o David [Lima, Presidente do Sindicato] dos feirantes e ele me passou que vai ter uma Assembleia da categoria e pode fechar as feiras a partir de segunda-feira”, alertou.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Amazonas continua sem resposta com relação ao imposto das bicicletas

Na última terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu um prazo de 24 horas para dar uma resposta a sobre a redução no Imposto de Importação sobre bicicletas.

25 de fevereiro de 2021

Pandemia reduziu em quase 70% o número de voos para Manaus

Manaus teve queda de 69% no receptivo em janeiro de 2021, em relação a janeiro de 2020. Para Abear, menor fluxo de passageiros no aeroporto é reflexo da pandemia da Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Empresários: privatização desburocratiza Correios e traz eficiência

Representantes do comércio e da indústria acreditam que a privatização dos correios é sinônimo de melhoria de gestão e modernização nas etapas de trabalho a menor custo.

25 de fevereiro de 2021

Proposta prevê restituição do Imposto de Renda dez dias após entrega

De acordo com o autor do Projeto de Lei, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), a medida procura beneficiar contribuintes que perderam renda com a pandemia de Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Crédito e taxas de juros favorecem setor imobiliário na região Norte

Menor taxa de juros e crédito facilitado impulsionam mercado imobiliário no Amazonas e região Norte. Porém, aumento no preço do insumo e risco de desabastecimento preocupam.

25 de fevereiro de 2021

Suframa aprova projetos que somam R$ 1,8 bilhão em investimentos

Entre os projetos aprovados, estão nove de implantação e 23 de atualização, diversificação e ampliação. Expectativa de geração de empregos é de 1.297 postos de trabalho.

25 de fevereiro de 2021

Auxílio Emergencial: valores devem ser incluídos no Imposto de Renda

Contribuinte deverá declarar valores do benefício, caso tenha recebido, junto com o Auxílio Emergencial, outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22,8 mil.

25 de fevereiro de 2021

Infraero vai viabilizar retomada de voos em aeroportos do Amazonas

A empresa foi contratada para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias nos aeroportos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021