fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

ZFM recebe menção honrosa de publicação do grupo Financial Times

Na avaliação do corpo de jurados, o destaque se deve “aos avanços realizados nesta área (de logística) ao longo dos últimos anos, dotando a ZFM de maior competitividade”.

21 de outubro de 2021

Compartilhe

ZFM foi citada na premiação 'Zonas Francas Globais do ano de 2021' (Foto: Reprodução)

A Zona Franca de Manaus (ZFM) recebeu menção honrosa na categoria “Ajustes Logísticos” da premiação “Zonas Francas Globais do ano de 2021”. A honraria consta na edição de outubro/novembro de 2021 da publicação britânica fDi Intelligence. A publicação pertence ao grupo editorial do jornal britânico Financial Times (FT), um dos mais conceituados veículos de economia da Europa.

Na avaliação do corpo de jurados, o destaque se deve “aos avanços realizados nesta área (de logística) ao longo dos últimos anos, dotando a ZFM de maior competitividade”.

De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, todo reconhecimento dado ao modelo ZFM, seja ele interno ou internacional, é resultado do esforço coletivo de trabalhadores, servidores, especialistas e empresários que consolidaram a ZFM, ao longo dos seus 54 anos, como importante e exitoso projeto de redução de desigualdades regionais.

“É importante promover uma convergência cada vez maior de esforços e ações a fim de avançar no espraiamento das riquezas geradas pela ZFM para que elas atinjam toda a área de abrangência da Suframa”, frisou o superintendente.

Para Polsin, iniciativas para o aprimoramento da logística na região são essenciais não apenas para garantir maior eficácia nos processos de recebimento dos insumos e de escoamento dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus, mas também para facilitar a vida dos habitantes da região. “Há iniciativas promissoras na área da logística, como é o caso da ligação terrestre entre Manaus e o porto de Georgetown, na Guiana Inglesa. Para isso, é necessária a pavimentação de uma estrada de aproximadamente 450 quilômetros, que liga as cidades de Lethem, fronteira com o Brasil, a Linden”, detalhou.

O superintendente também salientou a importância da implementação de outras soluções logísticas como a criação de mais saídas do Brasil para o Pacífico. Hoje, para os produtos brasileiros chegarem à Ásia, existem basicamente duas rotas: pelo canal do Panamá ou via oceano Índico.

Uma solução relevante, portanto, é a rota ao Pacífico via Acre, facilitada pela Ponte do Abunã. Polsin pontua que a ponte integra a chamada “Rota Interoceânica” ou “Estrada do Pacífico”, um caminho pavimentado de quase 2.400 quilômetros, que interliga Porto Velho (Rondônia) e San Juan de Marcona, na costa do Peru, dando acesso aos portos de Matarani e Ilo. Além disso, como a ponte passa sobre a hidrovia do Madeira, também facilita a navegação até o Oceano Atlântico pelos portos do norte do país.

“Também é necessário destacar as possibilidades de ganhos logísticos com o incremento do tráfego rodofluvial via Tabatinga-AM, além de reforçar a necessidade do asfaltamento da rodovia BR-319”, exemplificou o general.

A “Zonas Francas Globais do ano” é uma premiação anual internacional que analisa as zonas francas, reconhecendo quais delas apresentaram resultados expressivos no que se refere a perspectivas de investimento, expansão, capacidade produtiva e logística, entre outros aspectos. 

A Suframa, por ser uma zona franca associada à Associação de Zonas Francas das Américas (AZFA), é convidada anualmente a inscrever-se na premiação, tendo recebido alguns prêmios ao longo dos últimos anos. Foi vencedora na categoria Grandes Empreendimentos da região da América Latina e do Caribe no ano de 2015.  Em 2017, foi premiada nas categorias “Melhor Zona das Américas – Grandes Inquilinos”, “Melhor Zona Franca para Sustentabilidade”, “Melhor Zona Franca para Expansão” e “Melhor Zona Franca para Novos Investimentos”. Já no ano de 2018, foi premiada na categoria “Altamente recomendável para grandes empreendimentos das Américas”.

Fonte: Suframa

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Tecnologia usa robôs para cumprir funções administrativas nas empresas

Automação Robótica de Processos é uma ferramenta que usa robôs na execução de tarefas simples, como fazer pedidos ou emitir notas fiscais, hoje realizadas por humanos.

4 de dezembro de 2021

Inteligência Artificial e Vídeo Analytics otimizam atendimento e serviços

Ferramenta on-line transforma imagens em informações, consegue mapear trajeto de consumidores em empresas e identificar quais produtos mais chamaram a atenção do cliente.

4 de dezembro de 2021

Confira a programação para a 3ª Feira do Polo Digital de Manaus

A feira, que tem entrada gratuita, acontecerá entre os dias 9 e 11/12, de forma híbrida – on-line e presencial, no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques.

4 de dezembro de 2021

Luiza Trajano é uma das 25 mulheres mais influentes de 2021

Empresária e presidente do conselho do Magazine Luiza, ela é a única brasileira na lista das 25 mulheres mais influentes de 2021 do jornal britânico Financial Times.

3 de dezembro de 2021

Super Nova Era completa 10 anos e já planeja abertura de novas lojas

Novas unidades previstas para o próximo ano fazem parte do plano de expansão da rede e seguem dentro do mesmo conceito que tornou o Super Nova Era uma referência na região.

3 de dezembro de 2021

Indicador de produtividade da indústria cai 1,3%, no 3º trimestre

Indicador que mede a relação entre o volume produzido e as horas trabalhadas na produção caiu 1,3% em relação ao segundo trimestre do ano, na série livre de efeitos sazonais.

3 de dezembro de 2021

Publicado decreto que regulamenta o benefício Auxílio Gás

Famílias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos dos últimos seis meses.

3 de dezembro de 2021

Valor do imóvel residencial ficou 13,69% mais caro em 12 meses

Segundo a Ademi-AM, a alta dos custos dos materiais de construção pressionam segmentos da construção e imobiliário. Setores tentam equilibrar custos e preços dos imóveis.

3 de dezembro de 2021