fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Wilson Lima institui Sistema de Informações de Custos do Amazonas

Com o Sica, o governo vai ampliar o rigor no controle das informações com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos. O sistema funcionará de forma eletrônica.

25 de maio de 2022

Compartilhe

Sica permitirá o acesso ao público de forma transparente (Foto: Divulgação/Secom)

O Governo do Amazonas está desenvolvendo uma nova ferramenta para aprimorar o planejamento e o controle das despesas e investimentos públicos. Trata-se do Sistema de Informações de Custos do Estado do Amazonas (Sica), criado por meio da Lei nº 45.485, sancionada pelo governador Wilson Lima.

Com o Sica, o governo amazonense vai ampliar o rigor no controle das informações com o objetivo de melhorar a qualidade dos investimentos. Em fase de implantação, o sistema funcionará de forma eletrônica, integrando os dados das mais variadas pastas.

De acordo com o secretário executivo do Tesouro Estadual, Luiz Otávio da Silva, o Sica permitirá o acesso ao público de forma transparente.

“O sistema de formação de custos permitirá a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades do Estado, subsidiando as decisões governamentais e organizacionais para que todo esse processo seja mais eficiente”, salientou.

Controle Interno e Transparência

Outras iniciativas importantes para a ampliação do controle de informações e da transparência vêm sendo adotadas pela Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Desde 2020, o órgão normatizou os procedimentos e padrões a serem adotados pelos órgãos e entidades estaduais na estruturação das unidades de controle interno, no Amazonas. As diretrizes podem ser conferidas na Instrução Normativa (IN) CGE/AM nº 3/2020, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), e também, disponível para consulta no site da CGE, no link “Manuais”.

A proposta do trabalho é sistematizar os procedimentos de controle em todo o estado e, como resultado, garantir a melhor aplicação dos recursos públicos.

Conforme a IN, as unidades de controle interno instituídas em cada órgão ou entidade da administração pública estadual, exercem funções de gestão por meio de fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional, com o intuito de apoiar os órgãos de controle interno, no caso a CGE, e os órgãos de controle externo, como por exemplo, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM).

A IN também determina as datas de 31 de julho e 30 de novembro como prazos anuais para a entrega dos Relatórios Compilados de Atividades de cada órgão/entidade. A entrega do documento serve como subsídio às auditorias realizadas pela CGE e auxiliam na elaboração dos pareceres e Certificados de Contas.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Concurso da Agência de Fomento do AM abre inscrições no dia 18 de julho

São ofertadas 30 vagas para nível superior neste certame, onde os salários chegam até R$ 6,5 mil. O edital já pode ser consultado hoje no site da comissão organizadora.

30 de junho de 2022

Conheça o Empresa Fácil, sistema que facilita abertura de empresas em Manaus

O Empresa Fácil coleta os dados necessários para o funcionamento da empresa pelo preenchimento de formulário eletrônico único, disponível na internet, pelo site da Jucea.

29 de junho de 2022

“Porta-voz da ZFM”, Daniella Consentino deverá presidir a Caixa

Braço direito de Paulo Guedes, Consetino deixa a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade pouco mais de quatro meses após assumir a predidência.

29 de junho de 2022

PIM fecha primeiro quadrimestre com alta de 8,96% no faturamento

Entre janeiro e abril, o faturamento total do Polo Industrial de Manaus ficou em R$ 52,68 bilhões, o que representa alta de 8,96% em relação ao mesmo período de 2021.

29 de junho de 2022

Amazonas melhora índice e obtém nota A em transparência fiscal

O Amazonas está entre os Estados que tiraram nota A juntamente com Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.

28 de junho de 2022

Programa de capacitação em tecnologia para mulheres tem inscrições abertas

Programa Santander Code Girls 2022, uma iniciativa do Santander Universidades, atende a mulheres que têm interesse na área de Tecnologia e desejam trabalhar com programação.

28 de junho de 2022

Postos já recebem gasolina com desconto de impostos federais

Desconto ainda é gradual, já que o repasse depende dos estoques das distribuidoras, mas o governo negocia com o setor uma alternativa para agilizar os cortes nos preços.

28 de junho de 2022

Estados fazem propostas no STF sobre o ICMS dos combustíveis

Governadores, secretários de fazenda e representantes da União participaram de audiência de conciliação marcada por Gilmar Mendes do STF para tratar dos combustíveis.

28 de junho de 2022