fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Tecnologia usa robôs para cumprir funções administrativas nas empresas

Automação Robótica de Processos é uma ferramenta que usa robôs na execução de tarefas simples, como fazer pedidos ou emitir notas fiscais, hoje realizadas por humanos.

4 de dezembro de 2021

Compartilhe

A ferramenta RPA já está disponível no mercado brasileiro. (Foto: Reprodução)

Processar pedidos de compras; emitir, registrar e enviar notas fiscais; processar ressarcimento de despesas e aprovar cadastros para abertura de contas bancárias. Todos são processos feitos por funcionários em tarefas que podem durar horas e, em alguns casos, dias.

A novidade é que todos esses procedimentos já podem ser automatizados com o uso de uma nova tecnologia chamada Robotic Process Automation (RPA), que em livre tradução significa Automação Robótica de Processos. “A redução no tempo de processamento das tarefas é perceptível. O processo de análise de cadastro para abertura de contas bancárias, por exemplo, pode durar alguns dias, mas com a solução RPA, é feito em poucas horas”, explica José Arthur Brasileiro, especialista em RPA e CEO da Virtual Think.

A tecnologia utiliza softwares robô para desempenhar atividades laborais feitas por humanos em ambientes digitais. A chamada força de trabalho digital agiliza as tarefas e, portanto, contribui para o aumento de produtividade. “Além disso, a RPA confere mais segurança aos processos, o que é extremamente importante no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, completa José.

Segundo ele, a tecnologia pode ser aplicada a todas as empresas que querem melhorar seus processos de negócios. A RPA permite reduzir os custos operacionais, melhorar eficiência corporativa e a entrega de produtos e serviços e, consequentemente, aumentar a receita de uma companhia”, enumera.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Sorte grande: Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado

O último concurso da Mega-Sena (2.445), na última quarta-feira (19), não teve acertadores. As apostas podem ser feitas até as 18h (horário de Manaus) deste sábado.

22 de janeiro de 2022

Projeto visa combater discriminação racial no acesso ao crédito

Levantamentos indicam que 32% dos empreendedores negros do país já tiveram pedidos de crédito negados sem que houvesse explicações. Problema foi inensificado com a pandemia.

22 de janeiro de 2022

Desempenho do varejo deve ser negativo no 1º trimestre, diz Ibevar

Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

22 de janeiro de 2022

Abertura de empresas cresce 4,5% em outubro, revela Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, foram abertos 325.732 empreendimentos, sendo que em 2020 haviam sido registrados 311.590 novos negócios no Brasil.

22 de janeiro de 2022

Nubank oferece primeiro fundo da família de renda fixa, o Nu Reserva

Fundo é composto por títulos públicos, operações compromissadas e títulos de crédito privado. É uma opção para quem busca alternativa para investir sua reserva de emergência.

22 de janeiro de 2022

Itaú destina recursos para projetos de proteção à infância no Amazonas

Dois projetos de ações sociais em defesa da infância e da adolescência no interior do Amazonas foram contemplados com recursos oriundos do Fundo Itaú Social .

22 de janeiro de 2022

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março

Prazo encerraria em 31 de janeiro. Regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional.

21 de janeiro de 2022

Falha de segurança expõe dados de mais de 160 mil chaves Pix

Dados referentes a 160.147 chaves Pix foram vazados. Segundo o BC, informações expostas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas.

21 de janeiro de 2022