fbpx

domingo, 16 de janeiro de 2022

Suframa conhece investimentos do grupo Kaapi na região

Videoconferência entre servidores da Autarquia e executivos da empresa buscou aproximar as partes e detalhar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

29 de dezembro de 2021

Compartilhe

Empresa inaugurou usina de extração de óleos essenciais em Itacoatiara (Foto: Divulgação)

Com o propósito de conhecer e fomentar projetos e iniciativas empresariais que estimulem cadeias produtivas regionais, gerem emprego e renda e contribuam para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável da Amazônia, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, acompanhado de equipe técnica, reuniu-se nesta terça-feira (28), por meio de videoconferência, com executivos do grupo Kaapi.

Sediada em Campinas (SP), a Kaapi possui duas unidades principais de negócios (Kaapi Fragrâncias e Kaapi Ingredientes) que desenvolvem produtos e serviços em mercados como perfumaria fina, cosméticos e fragrâncias para ambientes, entre outros. A empresa inaugurou em novembro deste ano, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), uma usina de extração de óleos essenciais baseada na cultura da planta pau-rosa.

Durante a reunião, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, destacou que a Autarquia procurou a Kaapi com o intuito não apenas de parabenizar e apoiar a operação da empresa no interior do Estado do Amazonas, mas também de potencialmente utilizar esse investimento como exemplo de agroindústrias e bioindústrias que conciliam práticas sustentáveis ao mesmo tempo em que extraem riquezas da Amazônia.

“Temos total interesse em desenvolver a bioeconomia e entendemos que as agroindústrias e bioindústrias podem ser importantes vetores de atração de novos investimentos e de espraiamento das riquezas proporcionadas pelo modelo Zona Franca de Manaus para fora de Manaus. É com essa concepção que procuramos vocês e queremos apoiá-los, porque o sucesso de vocês será benéfico para todos e, com certeza, vai nos ajudar na busca e na atração de novos investimentos e de novas empresas com essa concepção para a região”, afirmou Polsin.

O diretor geral da Kaapi, Eduardo Mattoso, afirmou que o grupo pretende investir não somente na estrutura da fábrica de Itacoatiara, mas também na evolução da infraestrutura hoteleira, de lazer e de serviços do município, de forma que possa trazer os seus clientes internacionais e mostrar experiências positivas de contribuições para a evolução socioeconomica da comunidade local. Ele também demonstrou interesse de implantar, em Manaus, uma unidade da IBY Foods – integrante do grupo Kaapi que produz alimentos e bebidas à base de castanha-do-brasil.

“Nosso propósito é movimentar toda a região, isso foi justamente um dos pontos tratados na inauguração em Itacoatiara. A Suframa pode ser uma oportunidade de abrir as portas de uma outra operação nossa em Manaus. Agora é contar com a expertise da Suframa para dar os próximos passos”, afirmou Mattoso.

“Temos conhecimento sobre a realidade amazônica e, ainda que as dificuldades logísticas da região sejam grandes, queremos um modelo de negócios descentralizado. Estamos bastante alinhados com a visão da Suframa neste aspecto”, complementou.

O encontro também serviu para que servidores da Suframa explicassem mais detalhadamente normativos e iniciativas que podem apoiar a expansão de investimentos do grupo Kaapi na região, com destaque, principalmente, para a Resolução CAS nº 02/2021 – que concede incentivos ligados ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para manufatura de itens com utilização ou preponderância de matérias-primas de origem vegetal ou agrícola em toda a Amazônia Ocidental – e para as licitações de terrenos no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) e no Distrito Industrial de Manaus, previstas para o primeiro semestre de 2022. Outro assunto abordado foi o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e como a estrutura do Centro pode contribuir de forma ampla com projetos que trabalhem com matérias-primas oriundas da biodiversidade amazônica.

“Só temos mais uma vez que parabenizar o empreendimento da Kaapi e buscar essa maior aproximação com o grupo, pois, como já mencionado, será uma situação ganha-ganha para todas as partes envolvidas. No que diz respeito à Suframa, estamos à disposição a qualquer momento para prestar as orientações necessárias e apoiar no que for possível visando à expansão das atividades da empresa na região”, reforçou Polsin.

Fonte: Suframa

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Parceria busca soluções para desenvolvimento sustentável da Amazônia

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e Rede Rhisa querem integrar por meio de soluções tecnológicas ao menos duas mil comunidades rurais.

16 de janeiro de 2022

Sine Manaus oferece 79 vagas de empregos novas nesta segunda-feira

Serviço Nacional de Emprego da prefeitura de Manaus tem vagas novas e remanescentes para diversos profissionais, que devem agendar o atendimento por meio da internet.

16 de janeiro de 2022

Burnout, a ‘nova’ síndrome que vai impactar o mundo do trabalho

Organização Mundial do Trabalho reconhece a Síndrome de Burnout como uma doença ocupacional ligada a atividade do trabalhador. Advogada relata o drama após ser diagnosticada.

16 de janeiro de 2022

Pix é a modalidade de pagamento preferida dos ‘pequenos’

Ao menos 86% dos pequenos negócios realizados no País estão utilizando o Pix como forma preferencial de pagamento. Essa modalidade foi desenvolvida pelo Banco Central.

15 de janeiro de 2022

Pandemia afetou mais empreendedores negros, diz pesquisa do Sebrae

A 13ª Pesquisa de Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios, feita pelo Sebrae, apontou que 72% dos empresários negros estão faturando menos que brancos.

15 de janeiro de 2022

Supremo Tribunal recebe nova ação contra a PEC dos Precatórios

Ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil questiona vários pontos da emenda aprovada no Congresso.

15 de janeiro de 2022

Governo Bolsonaro implodiu mesa de negociação e pode encarar greves

Presidente do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado prevê que a falta de diálogo com categorias do serviço público causará sucessivas paralisações e greves.

15 de janeiro de 2022

Pagamento pela internet conquistou a preferência dos brasileiros

Levantamento feito por empresa especializada em novas tecnologias mostrou que em 2021 mais da metade dos brasileiros optaram por realizar pagamentos via internet.

15 de janeiro de 2022