fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Rio Preto da Eva recebe R$ 300 mil do Governo para realizar Feira da Laranja

O município amazonense se destaca pelo potencial de duas cadeias produtivas no agronegócio amazonense, a citricultura e piscicultura.

26 de outubro de 2021

Compartilhe

Mais de 2 mil hectares de terras se destinam ao cultivo de laranjas (Foto: Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), está apoiando a 21ª Feira da Laranja e 4ª Feira da Piscicultura, no município de Rio Preto da Eva, tendo destinado R$ 300 mil à prefeitura local para a realização do evento. A feira conjunta iniciou ontem (25) e vai até domingo (31), no Complexo Turístico do Balneário Municipal.

O objetivo é criar oportunidades empreendedoras aos produtores rurais e agricultores familiares dos assentamentos agrários, além de estimular o agronegócio e aquecimento do comércio local, proporcionando ainda a geração de renda aos agricultores da região.

Durante o evento, os produtores rurais podem participar de cursos de capacitação e “dias de campo”, conduzidos pelos técnicos do Sistema Sepror (Idam, Adaf e ADS), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amazonas e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

“Além do apoio ao evento, estamos mobilizando produtores rurais e piscicultores da Região Metropolitana para participarem das capacitações e dos ‘dias de campo’, que fazem parte do programa Agro Amazonas, pois entendemos que assim promoveremos o acesso a tecnologias e a profissionalização dos setores produtivos”, informou Petrucio Magalhães Júnior, titular da Sepror.

Palestras

Para fortalecer cada vez mais a piscicultura na região, a Sepror realizará duas palestras: “Monitoramento e Qualidade de Água na Piscicultura” e “Alevinagem: como obter ótimos resultados”. As palestras serão ministradas pelos engenheiros de pesca da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, Andreson dos Santos e Philip Auzier.

Os cursos da Sepror acontecem na quinta-feira (28/10), quando os técnicos abordarão a preparação de viveiros de alevinos e densidade da água, focando em suas variáveis físicas e químicas, assim como métodos de correção dentro dos padrões exigidos para transparência, turbidez da água, temperatura, oxigênio, pH, alcalinidade e amônia, entre outros.

Na sexta-feira (29/10), a programação prevê também a realização do “Dia de Campo da Citricultura”, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), na Fazenda Progresso; e o “Dia de Campo da Piscicultura”, na Fazenda Centauro, coordenado pela Sepror.

Sobre o município

Rio Preto da Eva se destaca pelo potencial de duas cadeias produtivas no agronegócio amazonense, a citricultura e piscicultura.  Mais de 2 mil hectares de terras se destinam ao cultivo de laranjas, produzindo mais de 100 milhões de frutos por ano, agregando banana, abacaxi e pescado.

Parte das produções é destinada ao Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), desenvolvido pelo Governo do Amazonas, Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) e Feiras dos Produtores organizadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Sepror.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Preocupação com nova variante derruba Bolsas da Europa

Ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

26 de novembro de 2021

Qualidade de vida no AM foi a sexta pior do país entre 2017 e 2018

Segundo dados do IBGE, a taxa de perda de qualidade de vida do Amazonas ficou em 0,216, obtendo resultado melhor apenas em relação ao Maranhão, Pará, Acre, Amapá e Alagoas.

26 de novembro de 2021

Renovação de incentivos fiscais estaduais segue em compasso de espera

Sefaz afirma que o PL que prevê o novo texto da legislação fiscal está em tramitação na Casa Civil e deverá ser enviado à Aleam no início de dezembro.

26 de novembro de 2021

Em Manaus, XP seleciona interessados para atuar no mercado financeiro

Programa 'XP Future' tem objetivo de reforçar o time de colaboradores em locais considerados estratégicas para a companhia, como Manaus. Na cidade, são oferecidas 10 vagas.

26 de novembro de 2021

Cursos ofertam 1.000 vagas para qualificação no Amazonas

Os cursos são direcionados para a população que busca por qualificação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Inscrições iniciam nesta sexta-feira.

26 de novembro de 2021

Pesca esportiva pode ser implementada na comunidade Boca do Mamirauá

Iniciativa busca incentivar turismo para geração de renda na comunidade, situada na zona rural de Uarini. Implantação está sendo viabilizada pelas secretarias Sepror e Sema.

26 de novembro de 2021

Juros cobrados de empresas e famílias sobem em outubro, diz BC

Famílias pagaram taxa média de 43,8% ao ano, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a setembro, e as empresas, 19,1% ao ano, aumento de 2 pontos percentuais.

26 de novembro de 2021

Projeto fixa prazo para elaboração de Processos Produtivos no PIM

PL 1077/19, aprovado da CCJ da Câmara, estabelece que o governo terá 120 dias para fixar processos produtivos básicos (PPBs) de empresa interessada em se instalar no PIM.

26 de novembro de 2021