fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Redução do IPI ameaça a manutenção da Floresta em pé no Amazonas

Preservação ambiental é uma das contrapartidas para instalação das empresas no PIM. Com a possível saída das fábricas, alternativa econômica se voltará ao setor primário.

4 de março de 2022

Compartilhe

Ataques à ZFM ameaçam a indústria e o meio ambiente (Foto: Reprodução)

Constantes ataques, por parte do governo federal, ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) põem em risco a manutenção de empresas, empregos e ainda, a manutenção da Floresta Amazônica em pé. O cenário preocupa representantes dos segmentos de meio ambiente, assim como parlamentar.

O superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, destaca que a preservação do meio ambiente é uma das contrapartidas para a instalação e operação das fábricas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Porém, as incansáveis investidas do governo federal em reduzir incentivos fiscais de setores produtivos instalados no parque fabril põem em risco a continuidade das fábricas em Manaus e podem, a longo prazo, representar o redirecionamento dos trabalhos ao setor primário e elevar os índices de desmatamentos.

“Uma eventual extinção ou redução do PIM pode gerar gravíssimas consequências do ponto de vista do desmatamento e da destruição ambiental na região. Torcemos para que o governo federal reverta essa decisão de golpe de enfraquecimento à ZFM”, disse Viana.

Segundo o deputado Serafim Corrêa (PSB), se medidas como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) continuarem sendo deferidas pelo governo federal, no mesmo ritmo, as fabricantes deixarão o PIM, ocorrerão desempregos e a população precisará se ocupar em outras atividades. Ele afirma que o principal afetado será o interior do estado.

“Se medidas semelhantes a essa (decreto do IPI) continuarem a ser tomadas o que vai acontecer é o esvaziamento do PIM e se isso acontecer, as pessoas terão que viver de alguma coisa, e caindo a receita, arrecadação, isso tudo vai remeter para a diminuição dos recursos das prefeituras que são os principais empregadores no interior do estado. Nessas condições corremos o risco sim de começar a caminhar por outros caminhos e isso será ruim”, explicou o parlamentar.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022

Eneva mais do que dobra reservas de gás na Bacia do Amazonas

Auditoria de reservas e recursos na Bacia do Amazonas mostra que as reservas de gás natural da Eneva passaram de 7,1 bilhão de m³ (Bm³) no fim de 2021 para 14,8 Bm³ em abril.

20 de maio de 2022

Brasil terá geração mais pobre com fechamento de escolas na pandemia, diz FMI

Aprendizado incompleto na pandemia pode diminuir o rendimento médio dessa geração de estudantes em 9,1%. Prognóstico coloca o país na 3ª pior posição entre os países do G20.

20 de maio de 2022

Startups podem obter crédito para acessar soluções tecnológicas

Programa Serpro Booster seleciona empresas tecnológicas e oferece créditos para que acessem algumas das melhores soluções tecnológicas de administração de dados públicos.

20 de maio de 2022