fbpx

domingo, 01 de agosto de 2021

Prova de vida para servidores inativos volta a ser exigida hoje

Procedimento deve ser feito na agência bancária onde o servidor inativo, pensionista ou anistiado político recebe o pagamento. Alguns bancos oferecem canais digitais.

1 de julho de 2021

Compartilhe

Procedimento deve ser feito até 30 de setembro (Foto: Agência Brasil)

Os servidores do Poder Executivo aposentados e pensionistas, que recebem pelo Regime Próprio de Previdência Social, deverão voltar a fazer a prova de vida a partir de hoje (1º) para não terem os benefícios cortados. Suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia de covid-19, o procedimento deve ser feito até 30 de setembro, na maioria dos casos.

A obrigação também vale para os anistiados políticos civis. O calendário será escalonado de acordo com o mês de nascimento. Quem nasceu de janeiro a julho tem até 30 de setembro para fazer a prova de vida de 2020 e de 2021. Quem nasceu nos meses seguintes obedece a um cronograma distinto para a prova de vida de cada ano, conforme o calendário abaixo.

Calendário de novos prazos para Prova de Vida.

A prova de vida deve ser feita na agência bancária onde o servidor inativo, pensionista ou anistiado político recebe o pagamento. Algumas instituições financeiras oferecem canais digitais, como caixas eletrônicos e aplicativos móveis. O cidadão deve consultar as opções disponíveis no seu banco.

Caso tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o procedimento pode ser feito pelo celular, no aplicativo Meu Gov.br. As orientações para a prova de vida digital estão disponíveis no aplicativo SouGov.br.

Casos excepcionais, como beneficiários internados em unidades de saúde ou encarcerados ou visitas técnicas para quem não pode se deslocar, são regulamentadas pela Portaria 244 e pela Instrução Normativa 45.

Quem não fizer a comprovação de vida até o fim deste mês será notificado até 10 de agosto, para fazê-la em até 30 dias a partir do recebimento da notificação. Mesmo assim, o Ministério da Economia informa que a data limite, na maioria dos casos está definida para 30 de setembro. O procedimento deve ser feito uma vez por ano, no mês do aniversário.

A prova de vida também vale para os beneficiários com pagamento suspenso ou que chegaram a ter os pagamentos cortados e pediram o restabelecimento do benefício no Sigepe, sistema de dados cadastrais do serviço público federal. Os prazos e as condições são os mesmos que para os demais beneficiários inativos.

Fonte: Agência Brasil

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Energia mais cara: Aneel mantém bandeira tarifária vermelha em agosto

Segundo a agência, não houve mudança nos cenários hidrológicos do país. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492.

31 de julho de 2021

Lojas do Centro afetadas pela cheia reabrirão na segunda-feira

Normalização das atividades demandará contratação inicial de 250 pessoas, uma parcela de pelo menos 1,5 mil postos que deverão ser gerados até o final do ano.

31 de julho de 2021

Dia dos Pais injetará R$ 6,03 bilhões na economia, estima CNC

Previsão da Confederação Nacional do Comércio é que o setor tenha o maior faturamento no Dia dos Pais desde 2018. Data teve, no ano passado, o pior resultado em 13 anos.

31 de julho de 2021

Urbano Norte: app de mobilidade cadastra motoristas em Parintins

A plataforma de mobilidade urbana, que já oferece serviços em Manaus e Itacoatiara está em fase de cadastramento de motoristas da ilha.

30 de julho de 2021

Guedes diz que orçamento pode acomodar aumento do Bolsa Família

Segundo Paulo Guedes, até o momento, o programa está perfeitamente enquadrado dentro dos planos do ministério, da Lei de Responsabilidade Fiscal e do limite do teto.

30 de julho de 2021

ANP inclui 377 blocos exploratórios na Oferta Permanente

Blocos da Oferta Permanente são os que estão à disposição do mercado para estudos de forma contínua, sem a limitação de tempo imposta pelas rodadas de licitação.

30 de julho de 2021

Ibre/FGV: Incerteza da economia recua 3,0 pontos em julho

Com isso o índice continua em um patamar elevado em comparação com a média histórica, após picos nunca atingidos nos meses de abril e maio de 2020, início da pandemia.

30 de julho de 2021

Azul inaugura voos para Parintins e São Gabriel da Cachoeira

A partir da próxima segunda-feira, a companhia passa a operar voos entre Manaus e Parintins. Na terça-feira, iniciam as operações com destino a São Gabriel da Cachoeira.

30 de julho de 2021