fbpx

quinta, 20 de janeiro de 2022

Preocupação com nova variante derruba Bolsas da Europa

Ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

26 de novembro de 2021

Compartilhe

Bolsas da Europa fecharam com forte recuo, com quedas de mais de 4% (Foto: Reprodução)

As bolsas da Europa fecharam com forte recuo nesta sexta-feira (26), com índices tendo registrado queda de mais de 4%. Os mercados internacionais renovaram suas preocupações com o impacto da pandemia sobre a economia, diante das notícias de uma nova variante do coronavírus. As ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

O índice Stoxx 600, que mede o desempenho de 600 empresas por todo o continente, caiu 3,67%, a 464,04 pontos, de acordo com dados preliminares. Em Londres, o FTSE 100 caiu 3,64%, a 7 044,03 pontos, enquanto o DAX recuou 4,15%, a 15.257,04 pontos, em Frankfurt, e o CAC 40 cedeu 4,75%, a 6.739,73 pontos, em Paris.

Identificada pela primeira vez na África do Sul, a nova cepa do coronavírus preocupa porque se demonstrou altamente mutável e ainda não há informações sobre como as vacinas respondem à sua infecção. A Europa notificou seu primeiro caso na Bélgica.

Analista da CMC Markets, Michael Hewson diz que a reação dos mercados vista hoje provavelmente foi exacerbada, mas pontuou que a notícia vem em meio a alta de casos da covid-19 vista na Europa. “O DAX e o CAC 40, dois dos principais índices europeus, tendo registrado a maior queda semanal do ano. Não sem razão, investidores escolheram apostar primeiro e fazer perguntas depois, especialmente tão próximo ao fim do ano e dado o tamanho dos ganhos vistos até agora em 2021”.

Na Bolsa de Londres, a IAG, controladora da British Airways, teve o pior desempenho, com queda de 14,85%. Entre as petroleiras, a BP cedeu 7,86% e a Anglo American, 7,40%.

“A Rolls-Royce (-11.62%) também está levando uma surra à medida que vários países procuram apertar os requisitos de entrada para viajantes”, o que tende a demanda por voos, disse Hewson. A empresa é uma das principais fornecedoras de peças ao setor de aviação civil.

Em Milão, o FTSE MIB recuou 4,60%, a 25852,99 pontos. Nas praças ibéricas, o PSI 20 caiu 2,43%, a 5.425,07 pontos, e o IBEX 35 cedeu 4,96%, a 8.402,70 pontos.

Dirigentes do BCE, Luis de Guindos e Ignazio Visco demonstraram preocupação com os riscos da nova variante sobre a economia da zona do euro. Ainda assim, vice-presidente da instituição, Guindos defendeu que a inflação do bloco deve desacelerar em 2022. A presidente do BCE, Christine Lagarde, também reiterou que a alta nos preços é temporária.

Em relatório sobre suas perspectivas para o ano que vem, o Société Générale prevê um ano sólido para os ativos europeus. No entanto, pontuou que uma nova onda da covid-19, sinais de desaceleração na China, eleições na França e a primeira elevação de juros do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em quatro anos poderiam servir de gatilho para volatilidade em 2022.

Fonte: Agência Estado

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

CDC/Aleam e Procon-AM fiscalizam testes de Covid-19 em Manaus

CDC/Aleam e Procon-AM fazem trabalho de conscientização e apuração da cobrança por testes de detecção de Covid-19 em oferta nos laboratórios e drogarias de Manaus.

20 de janeiro de 2022

TIM abre vagas para pessoas trans e oferece graduação gratuita

Parceria da TIM com a consultoria Transcedemos oferece vagas para população trans podendo ser presencial e remoto e ainda com a vantagem de bolsa gratuita em universidade.

20 de janeiro de 2022

Afeam liberou R$ 184 milhões para pequenos empreendedores no Estado

Afeam apresentou crescimento de 73,5% no número de operações de crédito entre 2020, com 9,8 mil repasses e 2021, com 21 mil repasses para o fomento dos pequenos negócios.

20 de janeiro de 2022

Planos de saúde terão que cobrir realização dos testes rápidos de Covid

De acordo com a resolução da ANS, a cobertura dos testes rápidos é obrigatória a pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave.

20 de janeiro de 2022

Anac também autoriza Latam a manter atividades com menos comissários

Agência Nacional de Aviação Civil já havia liberado a mesma medida para a Azul e Gol, por conta do surto de gripe e Covid-19 que tem afastado inúmeros profissionais.

20 de janeiro de 2022

Para comércio, medidas de prevenção à Covid são ‘prudentes e necessárias’

Maioria (38%) dos empresários ouvidos pela pesquisa consideram as ações "prudentes e necessárias". Outros 37%, "concordam plenamente" com a adoção de medidas de restrição.

20 de janeiro de 2022

Amazonastur participa de Feira Internacional de Turismo na Espanha

A participação da Amazonastur acontece de forma cooperada com a Embratur e ao lado de estados brasileiros que se apresentam no stand de cerca de 305 metros quadrados.

20 de janeiro de 2022

No AM, mais de 1,2 mil profissionais de Segurança terão Gratificação de Curso

A novidade integra as ações do Amazonas Mais Seguro com previsão de aquisição de novas tecnologias, melhorias na infraestrutura e nos recursos humanos.

20 de janeiro de 2022