fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

“Porta-voz da ZFM”, Daniella Consentino deverá presidir a Caixa

Braço direito de Paulo Guedes, Consetino deixa a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade pouco mais de quatro meses após assumir a predidência.

29 de junho de 2022

Compartilhe

Daniella Consentino é braço direito do ministro Paulo Guedes (Foto: Reprodução)

Autointitulada “porta-voz dos interesses da Zona Franca de Manaus” junto ao Ministério da Economia, a secretária especial de Produtividade, Emprego e Competitividade da pasta, Daniella Marques Consentino, foi indicada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para presidir a Caixa Economica Federal, no lugar de Pedro Guimarães. A informação é da colunista Alexa Salomão, da Folha de São Paulo.

Braço direito do ministro Paulo Guedes, Consentino deixa o cargo pouco mais de quatro meses após assumir presidência da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) – unidade à qual a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) está ligada.

Em 24 de feveireiro deste ano, presidiu a 302ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS) – reunião que marcou os 55 anos do modelo ZFM. Esta, aliás, foi a primeira e única vez que a secretária pisou no Amazonas. Na ocasião, ela ouviu de empresários e políticos locais pedidos para que intercedesse junto a Paulo Guedes para garantir a manutenção das vantagens comparativas do Polo Industrial de Manaus (PIM), em uma anunciada redução de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

“Me comprometo a ser porta-voz [da Zona Franca de Manaus]. O ministro [Paulo Guedes] sempre apoiou a ZFM, de quem também esperamos apoio. Temos que buscar equilíbrio e existe um trabalho incansável para que a gente industrialize o Brasil”, declarou a secretária, fazendo a política da boa vizinhaça. No fim do encontro, ela saiu sem falar com a imprensa.

A ‘facada nas costas’, no entanto, não demorou muito para acontecer. No dia seguinte, uma sexta-feira de carnaval, a equipe econômica de Guedes anunciou a redução linear do IPI, sem excepcionalizar os produtos fabricados no PIM.

Desde então, a “porta-voz” nunca mais deu as caras em terras amazonenses e as duas reuniões seguintes do CAS aconteceram de forma remota, fato incomum e injustificado pelo Ministério da Economia.

Ao conduzir, pela segunda vez, uma reunião do CAS, no mês de abril, Daniella Consentino se manteve em silêncio ao ser cobrada pelos empresários quanto ao cumprimento da promessa de que defenderia a Zona Franca de Manaus dos ataques à continuidade do modelo. Menos de uma hora após o início da reunião virtual, a transmissão foi encerrada subitamente e sem qualquer explicação. O corte do sinal veio após pronunciamentos de três conselheiros em tons de cobrança à representante do governo federal perante à Suframa.

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022

Setor de serviços do AM apresenta queda de 5,1% em junho, aponta IBGE

A variação percentual acumulada no ano (de janeiro a junho) apresentou alta de 9,7%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o setor teve queda para 9,5%, no Estado.

11 de agosto de 2022

Casas Bahia inaugura 5 lojas e Centro de Distribuição nesta sexta em Manaus

Chegadas das lojas já proporcionam impacto na economia local, com a geração de 380 empregos diretos e 1.140 indiretos, totalizando mais de 1.500 novos empregos na cidade.

11 de agosto de 2022