fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Locadoras apostam em retomada com foco no transporte por aplicativo

Locadoras seguem com demanda crescente. O setor tem potencial para atender aos condutores cadastrados nas plataformas com a oferta de 4 mil automóveis, no próximo ano.

19 de outubro de 2021

Compartilhe

Locadoras apostam em retomada com foco no transporte por aplicativo (Foto: Reprodução)

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), no Amazonas, estima uma retomada na demanda por locação de veículos para transporte por aplicativo, em 2022. A entidade prevê que mais de quatro mil automóveis sejam locados para motoristas por aplicativos, na capital, no próximo ano.

A previsão positiva ocorre após período acumulado, neste ano, em que o segmento amargou queda de 20% na demanda, com devoluções de veículos contratados para transporte por aplicativo devido ao aumento no preço do combustível e de elevação das taxas cobradas pelas plataformas, fatores que inviabilizaram os ganhos dos motoristas.

Segundo o diretor da Abla-AM, Sidney Reche Galdeano Filho, o setor tem potencial para atender aos condutores cadastrados nas plataformas com a oferta de quatro mil automóveis, para o próximo ano. Porém, ele frisa que o aumento na procura pelo serviço dependerá de alguns fatores como: a esperada retração no preço do combustível; a redução ou aumento da taxa cobrada pela plataforma ao motorista; e o aumento do preço das viagens das plataformas, que podem gerar maior rentabilidade ao motorista.

“Enxergamos o potencial em Manaus para locação de mais de 4 mil veiculos para motoristas por Aplicativo. Porém, a demanda dependerá de fatores do cenário econômico. Esse segmento de negocio é uma excelente oportunidade para locadoras que pretendem diversificar sua operação”, comentou.

Falta carro para atender a demanda

O empresário, que também é proprietário da Reche Frotas, relata que a empresa registra demanda crescente pela locação de automóveis para atender condutores cadastrados nas plataformas de transportes. Mas, faltam carros.

“Estamos com uma fila extensa de pedidos. Mas, estamos aguardando a chegada de um lote de veículos para novembro deste ano. A falta de carro no mercado persiste”.

Maior percentual é de carros locados

Conforme o presidente da Associação dos Motoristas e Entregadores por Aplicativo do Estado do Amazonas (Ameap), Alexandre Matias, do total de 65 mil condutores cadastrados na associação, mais de 70% opera por meio de veículos alugados.

Matias informa que os condutores arcam com custos mensais estimados em R$4 mil, relativos a valores de aluguel e de combustível.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021

Férias e 13º: proteção e lucro para o dinheiro extra que está chegando

Entrevistado na TV RealTime1, o consultor econômico Igor Queiroz lembrou que é importante definir o prazo que o dinheiro poderá ficar investido antes de escolher seu destino.

30 de novembro de 2021