fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

Infraestrutura de conectividade pauta palestra na ExpoAmazônia

Diretor de projetos do Ministério das Comunicações disse que leitos dos rios é a forma mais sustentável de implantar cabos subfluviais para conectar internet na Amazônia.

3 de julho de 2022

Compartilhe

Marcus Arrais, do Departamento de Projetos e Infraestrutura de Telecomunicações (Foto: Divulgação)

Para falar sobre conectividade na Amazônia, tema de suma importância para o desenvolvimento de diversos segmentos econômicos na região, o diretor Marcus Arrais, do Departamento de Projetos e Infraestrutura de Telecomunicações e Banda Larga do Ministério das Comunicações palestrou no palco principal da ExpoAmazônia no último dia 30 de junho.

O diretor disse que o programa Norte Conectado, nome dado ao Programa Amazônia Integrada e Sustentável, foi o mesmo usado em todo o país.

“As políticas de conectividade para a Amazônia, até hoje, foram as mesmas para o resto do País, com obrigações para as empresas cumprirem, tais como realizar a cobertura de todos os municípios com determinado número de habitantes, 80% da área urbana com 4G, entre outras.

Em muitos casos, isto funcionou muito bem, em outros era preciso aperfeiçoar e, na região amazônica, (…) muitas vezes se chegava com a conectividade 4G, mas sem uma estrutura que permita a chegada de suporte com fibra ótica com preço competitivo”.

Com base nestas questões, segundo Arrais, foi pensado no aproveitamento de uma experiência do Exército Brasileiro, com o projeto Amazônia Conectada, levar a conectividade com fibra ótica pra maioria das cidades da região.

A partir disso, o diretor apresentou o que tem sido realizado para espraiar os índices de cobertura de conexão na Amazônia, como a implantação de cabos subfluviais pelos leitos dos rios, tendo em vista que os rios são as principais vias de deslocamento locais e são a forma mais sustentável de estrutura para implementação de iniciativas do tipo.

Com informações da assesseria

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Amazonas tem terceira maior taxa de Informalidade do país, aponta PNAD Contínua

No estado, 57,7% da população ocupada (1.008 mil trabalhadores) estavam na informalidade no 2º trimestre, número superado apenas pelo Pará (61,8%) e Maranhão (59,4%).

12 de agosto de 2022

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

12 de agosto de 2022

Suhab prevê entrega de mais de 190 unidades habitacionais até junho 2023

Segundo o titular da Superintendência de Habitação, Jivago Castro, obras no local, que estavam paradas há 8 anos, foram retomadas por determinação do governador Wilson Lima.

12 de agosto de 2022

Suframa abre inscrições para Fórum que vai discutir 5G e Indústria 4.0

Evento híbrido vai reunir empresas, universidades, entidades, institutos de pesquisa, prefeituras e especialistas que atuam em atividades nas áreas de 5G e indústria 4.0.

12 de agosto de 2022

Amazonas confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Com o reajuste do Piso Salarial, serão contemplados os servidores que atuam em todo o Amazonas, que passarão a receber o equivalente a dois salários mínimos.

12 de agosto de 2022

Manaus ganha voo direto da Azul para a Flórida, nos Estados Unidos 

A Azul começa a operar os voos a partir do dia 15 de dezembro deste ano. Segundo o Governo, o turismo de pesca será muito beneficiado com a ponte aérea Amazonas-Flórida.

11 de agosto de 2022

Setor de serviços do AM apresenta queda de 5,1% em junho, aponta IBGE

A variação percentual acumulada no ano (de janeiro a junho) apresentou alta de 9,7%, e no acumulado dos últimos 12 meses, o setor teve queda para 9,5%, no Estado.

11 de agosto de 2022

Casas Bahia inaugura 5 lojas e Centro de Distribuição nesta sexta em Manaus

Chegadas das lojas já proporcionam impacto na economia local, com a geração de 380 empregos diretos e 1.140 indiretos, totalizando mais de 1.500 novos empregos na cidade.

11 de agosto de 2022