fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Indústrias do Amazonas têm o maior crescimento do país em março

Segundo o IBGE, na comparação com fevereiro, o estado teve alta de 7,8% na produção industrial. Resultado representa o melhor desempenho entre 15 locais pesquisados.

11 de maio de 2021

Compartilhe

Amazonas teve o melhor desempenho do país na produção industrial de março (Foto: Reprodução)

O Amazonas registrou, em março, um aumento de 7,8% na produção industrial em comparação com fevereiro. Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (11) pelo IBGE.

Com isso, a indústria amazonense aparece em primeiro lugar no ranking mensal do crescimento industrial entre 15 locais pesquisados e interrompe uma sequência de três meses de queda, período em que acumulou perda de 16,6%. De acordo com o IBGE, a produção no setor de outros equipamentos de transportes e pela indústrias de bebidas foram as grandes responsáveis por puxar a alta de março.

Pará (2,1%), Goiás (1,6%), Espírito Santo (1,5%), Minas Gerais (1,7%) e São Paulo (0,6%) completam os locais com resultados positivos no mês.

Março 2021 x março 2020

Da mesma forma, a indústria do Amazonas também cresceu em março de 2021, em relação com o mesmo mês no ano passado. Segundo os números do IBGE, nesta comparação a alta foi de 22,5%.

Este desempenho coloca o estado com o segundo melhor resultado do pais, atrás apenas do estado de Santa Catarina (36,5%) e à frente do Rio Grande do Sul (21%), São Paulo (16,0%), Minas Gerais (12,5%) e Paraná (12,3%).

É importante ressaltar, porém, que este crescimento expressivo se dá em uma baixa base de comparação, já que a indústria local foi fortemente afetada pelas medidas de isolamento social que afetaram o processo de produção em todo o Brasil, a partir de março de 2020.

Na ocasião, a produção industrial local registrou queda de 11% na comparação com fevereiro.

Acumulado de janeiro a março

Da mesma forma, a produção acumulada entre os meses de janeiro a março no Amazonas tiveram leve alta na comparação com o primeiro trimestre de 2020: 0,3%.

Acumulado em 12 meses

Por outro lado, os resultados positivos não foram suficientes para recuperar as perdas dos últimos 12 meses. Ainda pelos dados do IBGE, a produção das indústrias locais caiu 5,2% no período entre março de 2020 e março de 2021.

Apesar de negativo, o resultado do Amazonas aponta maior dinamismo frente aos índices de fevereiro, quando o estado apresentou queda de 7.3% na mesma comparação.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Concurso da Agência de Fomento do AM abre inscrições no dia 18 de julho

São ofertadas 30 vagas para nível superior neste certame, onde os salários chegam até R$ 6,5 mil. O edital já pode ser consultado hoje no site da comissão organizadora.

30 de junho de 2022

Conheça o Empresa Fácil, sistema que facilita abertura de empresas em Manaus

O Empresa Fácil coleta os dados necessários para o funcionamento da empresa pelo preenchimento de formulário eletrônico único, disponível na internet, pelo site da Jucea.

29 de junho de 2022

“Porta-voz da ZFM”, Daniella Consentino deverá presidir a Caixa

Braço direito de Paulo Guedes, Consetino deixa a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade pouco mais de quatro meses após assumir a predidência.

29 de junho de 2022

PIM fecha primeiro quadrimestre com alta de 8,96% no faturamento

Entre janeiro e abril, o faturamento total do Polo Industrial de Manaus ficou em R$ 52,68 bilhões, o que representa alta de 8,96% em relação ao mesmo período de 2021.

29 de junho de 2022

Amazonas melhora índice e obtém nota A em transparência fiscal

O Amazonas está entre os Estados que tiraram nota A juntamente com Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Tocantins.

28 de junho de 2022

Programa de capacitação em tecnologia para mulheres tem inscrições abertas

Programa Santander Code Girls 2022, uma iniciativa do Santander Universidades, atende a mulheres que têm interesse na área de Tecnologia e desejam trabalhar com programação.

28 de junho de 2022

Postos já recebem gasolina com desconto de impostos federais

Desconto ainda é gradual, já que o repasse depende dos estoques das distribuidoras, mas o governo negocia com o setor uma alternativa para agilizar os cortes nos preços.

28 de junho de 2022

Estados fazem propostas no STF sobre o ICMS dos combustíveis

Governadores, secretários de fazenda e representantes da União participaram de audiência de conciliação marcada por Gilmar Mendes do STF para tratar dos combustíveis.

28 de junho de 2022