No resultado acumulado nos últimos 12 meses, a produção industrial do estado obteve um crescimento de 8,9%, melhor resultado do país entre os 15 locais pesquisados pelo IBGE.
Fabricação de outros equipamentos de transporte obteve o melhor desempenho (Foto: Reprodução)
A indústria do Amazonas obteve, em fevereiro deste ano, desempenho positivo e acima da média nacional na produção em todas as comparações realizadas pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), divulgada nesta sexta-feira (8) pelo IBGE. O destaque positivo foi o resultado acumulado nos últimos 12 meses, na qual a produção industrial do estado obteve um crescimento de 8,9%, melhor resultado do país entre os 15 locais pesquisados. O resultado também está acima da média registrada pela indústria nacional para esta comparação, que marcou avanço de 2,8%.
Já na comparação entre fevereiro de 2022 e o mesmo período de 2021, a produção industrial amazonense foi uma das sete obtiveram alta e registrou o segundo melhor resultado do país (+11,3%), ficando atrás apenas do Mato Grosso, onde a indústria cresceu 12,6%.
As atividades da indústria local com resultado positivo em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, foram as seguintes: fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores (44,5%), fabricação de bebidas (44,0%), a fabricação de produtos de borracha e de material plástico (19,5%) e a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,7%) (conversores, alarmes, condutores e baterias).
Também tiveram alta: Bahia (+4,4%), Goiás (+3,4%), Espírito Santo (+1,6%), Rio de Janeiro (+1,4%) e Minas Gerais (+0,7%).
Com quedas registradas em oito dos 15 locais pesquisados, a produção industrial nacional fechou fevereiro com queda de -4,3% na comparação com fevereiro do ano passado.
O resultado da produção da indústria do Amazona também cresceu na comparação entre fevereiro desta ano com o mês anterior. De acordo com os números do IBGE, de janeiro para fevereiro o setor industrial local incrementou a produção em 7,8%.
O resultado representa o terceiro melhor desempenho do país, sendo superado apenas pelas indústrias do Pará (+23,9%) e Pernambuco (10,2%).
Nesta comparação, a média nacional de crescimento ficou em 0,7%.
No resultado acumulado nos dois primeiros meses do ano, o Amazona também obteve um dos melhores desempenhos do país em relação à produção industrial. Com alta de 3,4%, o estado aparece na terceira posição entre os que mais cresceram, atrás apenas no Mato Grosso (+26,5%) e Espírito Santo (3,6%).
Novamente, a indústria amazonense foi uma das poucas do país a apresentar alta no acumulado dos meses de janeiro e fevereiro, quando nove dos 15 locais pesquisados tiveram queda. A média nacional para esta comparação também apresentou recuo: -5,8%.
Texto: Lucas Raposo
Leia mais: