fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

IBGE suspende concurso para o Censo 2021 após cortes no orçamento

O Instituto disse ainda que aguarda um posicionamento do Ministério da Economia sobre o orçamento do Censo para avaliar com o Cebraspe um novo planejamento para as provas.

6 de abril de 2021

Compartilhe

Provas estavam marcadas para o dia 18 de abril (Foto: Divulgação)

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (6) que devido aos cortes no orçamento previstos para o Censo 2021, as provas dos processos seletivos para trabalhar na pesquisa não serão realizadas nas datas que estavam no cronograma dos editais em abril.

O Instituto disse ainda que aguarda um posicionamento do Ministério da Economia sobre o orçamento do Censo para avaliar com o Cebraspe, organização que elabora o processo seletivo, um novo planejamento para as provas.

O Congresso em Foco procurou a pasta, que afirmou que não vai comentar o caso.

Congresso Nacional aprovou o orçamento de 2021 com redução de quase 90% das verbas destinadas ao IBGE. Segundo o instituto, o corte pode inviabilizar a realização do censo, feito a cada dez anos. A pesquisa era para ter sido realizada em 2020, mas foi adiada para este ano devido à pandemia.

Em março, logo após o anúncio do corte no orçamento, a presidente do órgão, Susana Cordeiro Guerra, pediu exoneração do cargo. Segundo nota divulgada pelo instituto, a saída foi motivada por questões pessoais e de família. “Ela continuará no cargo até a transição para o novo presidente a ser indicado”, informou.

As provas  para agente censitário estavam marcadas para o dia 18 de abril, já para recenseador seriam realizadas dia 25.

Fonte: Congresso em Foco

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Grupo amazonense de supermercados reforça vendas pelo Whatsapp

Grupo DB de supermercados aposta em serviço de delivery pelo perfil do Whatsapp para manter regularidade das vendas em meio a alta de casos de Covid-19 em Manaus.

26 de janeiro de 2022

Prévia da inflação, IPCA-15 de janeiro fica em 0,58%, informa IBGE

Resultado foi puxado pela queda de 0,41% no grupo dos transportes, que foi influenciado pela diminuição nos preços da gasolina (-1,78%) e das passagens aéreas (-18,21%).

26 de janeiro de 2022

Setor de energia solar quer reverter taxação sancionada por Bolsonaro

Movimento Solar Livre tem um ano para mobilizar o setor de energia solar e reverter a taxação sancionada em janeiro aos usuários desse sistema de energia limpa.

26 de janeiro de 2022

BNDES anuncia ampliação de orçamento do Fundo Socioambiental

Orçamento passa a ser de R$ 150 milhões. Segundo o presidente Bolsonaro, os recursos têm foco em projetos voltados para educação, meio ambiente e geração de emprego e renda.

26 de janeiro de 2022

Indústria termoplástica chega ao PIM com investimentos de R$ 17 milhões

Norpolim Nordeste Polímeros Indústria e Comércio de Termoplástico Ltda pertence ao grupo Plasvan que é referência no setor de termoplásticos no país.

26 de janeiro de 2022

Trabalhador formal está há 3 anos sem ganho salarial real, diz pesquisa

Salariômetro da Fipe confirma que o salário dos trabalhadores formais encerrou pelo terceiro ano (2021) consecutivo com reajustes abaixo da inflação medida pelo INPC.

26 de janeiro de 2022

Brasil no Clube dos Ricos: OCDE inicia processo para entrada brasileira

Processo de entrada do Brasil foi iniciado após avaliação do progresso feito pelo país e anunciado em reunião do Conselho da OCDE, realizada nesta terça-feira (25), em Paris.

25 de janeiro de 2022

600 vagas em cursos de qualificação são ofertadas gratuitamente, no AM

Os cursos são direcionados para a população que busca por qualificação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho e as incrições encerram nesta quarta.

25 de janeiro de 2022