fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Governo quer expandir produção de pitaya no AM e alcançar novos mercados

Servidores do Idam realizaram visita técnica no sítio Forest Hill, na AM-010, visando a expansão do cultivo da fruta. Objetivo é fechar parceria e alcançar novos mercados.

2 de setembro de 2021

Compartilhe

Local tem atualmente 70 mil pés de pitaya e já realiza produção em larga escala (Foto: Divulgação)

O Sítio Forest Hill, situado no Km 35 da estrada AM-010, recebeu a visita de servidores do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) nesta quinta-feira (2) para acompanhar in loco a produção de pitaya na propriedade. O objetivo da ação é formular uma parceria para difundir essa cultura no estado.

A propriedade tem atualmente 70 mil pés de pitaya e já realiza produção em larga escala, garantindo a qualidade da fruta com a utilização de produtos e manejo orgânico. De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, com a visita institucional, será possível levantar índices técnicos para a expansão da lavoura.

“Nós vamos a partir daqui trazer novas instituições, agente de crédito rural, Banco da Amazônia, nossa Afeam (Agência de Fomento do Estado), Banco do Brasil, trazer técnicos nossos para que estabeleçamos índices de produção, índices para fazer projeto, definir um sistema de produção, que é a base para que nós possamos financiar e aumentar a escala desse belo produto que nós estamos tendo a oportunidade de visitar”, enfatizou Cardoso.

O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do Idam, Tomás Sanches, destacou que, a partir do delineamento de gastos para a produção desse cultivo, será possível utilizar a propriedade como matriz para expandir a produção da pitaya, tendo a possibilidade de fornecer o produto para o mercado local e nacional. 

“Fazer um delineamento em relação aos custos de produção desse cultivo aqui no nosso estado, para que a gente possa replicar isso em pequenas propriedades de agricultura familiar, e que essa cultura seja tratada como uma cultura de consórcio, que é uma cultura que se produz o ano todo. Nós temos aqui uma grande possibilidade que é esse diferencial. Quando o Sudeste do país parar de produzir, por conta de questões climáticas, aqui no estado do Amazonas a gente consegue estar com essa produção”, explicou o diretor.

Para o proprietário do cultivo, Cléber Medeiros, a parceria será uma nova alternativa para popularizar a fruta no comércio do estado e, ainda, gerar mais emprego e renda.

“De imediato, o impacto é o giro de capital local, a geração de mais empregos. Nós temos hoje aqui quase 20 pessoas registradas na nossa propriedade, e são pessoas que trabalham diretamente e indiretamente, e aquecendo cada vez mais o comércio local. Gerando mais empregos, mais trabalho, mais impostos, enfim, desenvolvendo”, disse o proprietário do local.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

CNC: comércio terá a melhor contratação de temporários desde 2013

Para 2021, a expectativa é de mais de 94,2 mil vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano. Segundo previsão da CNC, as vendas deverão crescer 3,8% no Natal.

24 de setembro de 2021

Índice de Preços ao Consumidor tem variação de 1,14% em setembro

Com isso, o IPCA-15 apresenta a maior variação mensal desde fevereiro de 2016, quando encerrou em 1,42%. Variação mensal deste mês foi a maior para setembro desde 1994.

24 de setembro de 2021

Preços de mercadorias e combustíveis pressionam os pequenos negócios

De acordo com a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, esses são os principais gastos das empresas.

24 de setembro de 2021

Mentoria ‘Gestão 4.0 Amazônia’ foca em empresários e executivos

Evento, que acontece nos dias 1° e 2 de outubro em Manaus, tem como objetivo elevar a capacidade técnica e as habilidades de empresários e altos executivos da cidade.

24 de setembro de 2021

Indústria e comércio devem puxar contratos temporários no trimestre

Indústria mantém projeção de aumento na oferta de trabalho temporário mesmo em meio à falta de insumos. Comércio também prevê admitir cerca de 3 mil trabalhadores temporários

24 de setembro de 2021

Prazo para prova de vida de servidores aposentados acaba dia 30

Comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. Necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021.

24 de setembro de 2021

Nilton Lins lança programa de formação superior em Turismo Sustentável

Programa será realizado na modalidade de ensino a distância (EAD) e é voltado para estudantes e profissionais que já atuam na área, principalmente nos municípios do interior.

24 de setembro de 2021

Preço do gás de cozinha pode superar os R$ 100 em novo reajuste

Alta acumulada de 96% nos preços do propano, matéria-prima para o gás de cozinha, no mercado internacional em 2021 já pressiona o preço do combustível aqui no Brasil.

24 de setembro de 2021