fbpx

quarta, 22 de setembro de 2021

Falta de insumos gera aumento de 20% nas demissões no PIM

Levantamento do Sindmetal aponta que o desabastecimento de componentes e as contratações temporárias geraram aumento nas demissões.

6 de julho de 2021

Compartilhe

Segmento eletroeletrônico foi o que mais demitiu, no período, segundo o sindicato. (Foto: Reprodução

As demissões no Polo Industrial de Manaus (PIM) cresceram 20% no primeiro semestre deste ano, em relação a igual período do ano anterior.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), o aumento no volume de desligamentos é atribuído à falta de insumos e à predominância das contratações temporárias.

De acordo com o Sindmetal, de janeiro a junho deste ano foram registradas 2.613 homologações. Enquanto no primeiro semestre do ano anterior 2.120 pessoas foram desligadas das indústrias.

O segmento que mais registrou demissões foi o eletroeletrônico.

De acordo com o presidente do sindicato, Valdemir Santana, em meio ao cenário de pandemia, o sindicato firmou acordos com as empresas com o objetivo de tentar resguardar os direitos dos trabalhadores.

“Visando preservar os empregos e com o aumento das demissões no polo, muitas empresas aderiram ao programa do governo federal de suspenção de contrato, onde, o trabalhador continua empregado, trabalhando com carga horária reduzida ou trabalhando de forma intercalada na empresa”, comentou.

“O sindicato firmou acordos com as empresas para resguardar os direitos dos trabalhadores nesse período, pensando em primeiro lugar na saúde do trabalhador”, completa.

Por fim, o líder sindical ainda disse que mantém expectativas quanto ao retorno das admissões em massa para o segundo semestre. Mas, para isso, ele afirma que é preciso que as empresas efetivem a mão-de-obra até então temporária.

“Continuamos auspiciosos para o retorno das admissões em grande número. Para isto precisamos que os empregadores efetivem a mão-de-obra temporária para assim ter a validação da CLT em seus contratos”, disse.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Produção agrícola em 2020 bate novo recorde e atinge R$ 470,5 bilhões

Produção agrícola nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas chegou, no ano passado, a 255,4 milhões de toneladas, 5% maior que a de 2019, segundo dados do IBGE.

22 de setembro de 2021

Proposta do autoatendimento em postos tramitará em urgência no dia 26

A MP recebeu proposta de 73 emendas ao texto-base, dentre elas, a que propõe a implantação de bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis.

22 de setembro de 2021

Argentina vai permitir a entrada de brasileiros vacinados

Para ingressar no país será necessário comprovar o esquema de vacinação contra Covid-19 completo há ao menos 14 dias, e ter testado negativo para a doença antes do ingresso.

21 de setembro de 2021

Produção nacional de aço tem aumento de 2,92% em agosto, diz Instituto

Com este aumento, os níveis de produção do aço no país seguem elevados, acima de 8 milhões de toneladas por mês durante todo o ano de 2021, com exceção do mês de março.

21 de setembro de 2021

Manaus Previdência lança edital para concurso; salários chegam a R$ 12,4 mil

A vigência do concurso será de dois anos, a partir da data de homologação do resultado final, sendo prorrogável por mais dois anos.

21 de setembro de 2021

Bioeconomia é oportunidade para aperfeiçoar atividades públicas e privadas

Com ajuda do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), representantes dos setores público e privado veem na bioeconomia amazônica, potencial para avançar em suas atividades.

21 de setembro de 2021

Fab Lab cria projetos de fomento à inserção feminina na tecnologia

Nos cursos, ofertados pela instituição, as mulheres têm acesso a conteúdos como: robótica, realidade virtual, modelagem 2D e 3D, eletrônica, marcenaria, IOT, entre outros.

21 de setembro de 2021

Confederação do Comércio: confiança do diminui 0,4% em setembro

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os dados reforçam a ideia de recuperação, mas ainda há muitos desafios para serem enfrentados para a retomada da economia.

21 de setembro de 2021