fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Em meio à pandemia, indústria tem melhor desempenho dos últimos 5 anos

Apesar da imprevisibilidade por conta da Covid-19 e da série de impactos negativos, indústria apresentou resultados expressivos em faturamento e em emprego, em 2021.

2 de janeiro de 2022

Compartilhe

Em meio à pandemia, indústria tem melhor desempenho dos últimos 5 anos (Foto: Reprodução)

O Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou em 2021 o maior índice de geração de empregos dos últimos cinco anos, com a abertura de 102.794 postos de trabalho. Empresários da indústria enfatizam que o número é a principal evidência da vitalidade do modelo industrial, que mesmo em meio ao cenário de imprevisibilidade por conta da Covid-19 e da sequência de impactos negativos, apresentou resultados sólidos em faturamento e em emprego, no ano.

Conforme os dados mais recentes divulgados pela Suframa nos Indicadores de Desempenho do PIM, de janeiro a setembro de 2021, na soma entre mão de obra efetiva, temporária e terceirizada, o segmento industrial empregou 102.794 trabalhadores. O número representa crescimento de 8% em relação aos 94.460 postos de trabalho gerados ao longo de 2020. Em 2016, o parque industrial registrava 86.161 empregos.

Em relação ao faturamento, os indicadores contabilizaram R$116,5 bilhões, nos nove meses de 2021, o que representa crescimento de 42,27% em relação a igual período de 2020. O valor também é o maior na análise dos últimos cinco anos.

De acordo com o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, apesar dos diversos obstáculos enfrentados pela indústria, 2021 foi melhor do que o ano anterior, tanto em relação ao faturamento do PIM quanto aos empregos gerados, considerados pelo empresário como expressivos.

“2021 foi muito melhor do que 2020 e o maior indicador disso é a geração de empregos. Seguimos por, pelo menos, nove meses consecutivos com mais de 102 mil empregos entre diretos e indiretos. A expectativa para 2022 é otimista, de superação dos obstáculos e que seja positivo, com mais geração de emprego, que é o principal”, destacou.

Périco ainda ressalta que por ser um ano de eleições, a economia assim como a indústria podem sentir os reflexos de forma positiva ou negativa. Ele citou o período como uma ‘incógnita’

Reflexos da pandemia x resiliência da indústria

As fabricantes, na capital, ainda enfrentam reflexos decorrentes das medidas de restrições adotadas por outros países. A falta de insumos é um deles, ocasionada pela concentração de navios e contêineres na China. Na esteira, as empresas arcam com a alta do preço do contêiner que custa dez vezes mais caro do que o valor cobrado em 2019, impactando no preço final dos produtos.

Na avaliação do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, mesmo em meio aos fatores negativos vivenciados pelas fabricantes, o setor deverá encerrar o ano com números estáveis em faturamento em relação aos anos anteriores. Ele acredita em tendência de crescimento a médio prazo, em decorrência da demanda reprimida pelo longo período da pandemia.

“O PIM apresentou números sólidos ao longo de 2021, ratificando o êxito do principal modelo de desenvolvimento do país. Para 2022, o segmento tem buscado diversificar a sua cadeia de suprimentos e trabalhar com períodos mais dilatados. Cremos que esse descompasso entre insumos e produtos acabados ainda deverá perdurar até a metade do ano vindouro”, disse.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Sorte grande: Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado

O último concurso da Mega-Sena (2.445), na última quarta-feira (19), não teve acertadores. As apostas podem ser feitas até as 18h (horário de Manaus) deste sábado.

22 de janeiro de 2022

Projeto visa combater discriminação racial no acesso ao crédito

Levantamentos indicam que 32% dos empreendedores negros do país já tiveram pedidos de crédito negados sem que houvesse explicações. Problema foi inensificado com a pandemia.

22 de janeiro de 2022

Desempenho do varejo deve ser negativo no 1º trimestre, diz Ibevar

Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

22 de janeiro de 2022

Abertura de empresas cresce 4,5% em outubro, revela Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, foram abertos 325.732 empreendimentos, sendo que em 2020 haviam sido registrados 311.590 novos negócios no Brasil.

22 de janeiro de 2022

Nubank oferece primeiro fundo da família de renda fixa, o Nu Reserva

Fundo é composto por títulos públicos, operações compromissadas e títulos de crédito privado. É uma opção para quem busca alternativa para investir sua reserva de emergência.

22 de janeiro de 2022

Itaú destina recursos para projetos de proteção à infância no Amazonas

Dois projetos de ações sociais em defesa da infância e da adolescência no interior do Amazonas foram contemplados com recursos oriundos do Fundo Itaú Social .

22 de janeiro de 2022

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março

Prazo encerraria em 31 de janeiro. Regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional.

21 de janeiro de 2022

Falha de segurança expõe dados de mais de 160 mil chaves Pix

Dados referentes a 160.147 chaves Pix foram vazados. Segundo o BC, informações expostas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas.

21 de janeiro de 2022