Para o Creci AM/RR, no último ano, o estado manteve procura elevada por aluguel e financiamentos de imóveis novos. Demanda é justificada por comodidade e empreendedorismo.
Cresce procura por aluguel e compra de imóveis. (Foto: Reprodução)
Na contramão dos resultados econômicos negativos gerados pela pandemia do novo coronavírus, o cenário de aluguel e da compra e venda de imóveis se manteve em atividade, nos últimos meses, no Amazonas.
Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas e Roraima – 18ª Região (Creci AM/RR), a demanda crescente registrada pelo setor imobiliário é atribuída à necessidade de mudança para novos ambientes residenciais e ainda, ao empreendedorismo.
O presidente do Creci AM/RR, Paulo Celestino de Carvalho Mota Junior, afirma que a procura tanto por locação como por compra de imóveis novos é crescente e isso ocorre, segundo ele, porque as pessoas buscam comodidade ao pensar em moradia.
“Mesmo em meio a pandemia, o mercado imobiliário não parou. Os clientes sentiram necessidade de mudar de moradia e buscar outro imóvel, ou porque era um local pequeno ou por outro motivo de insatisfação. Apesar da alta do IGP-M, a demanda se manteve para os aluguéis e para a compra”, disse.
Júnior explica que outro fator que contribuiu para o bom desempenho dos aluguéis no período de crise foi o empreendedorismo.
“Para cada empresa que fecha as portas, outras duas ou três iniciam operação e demandam local para funcionamento. O mercado não parou”, frisou.
O presidente do Creci alertou para a importância de contar com o auxílio de um corretor legalizado. Ele afirma que constantemente o conselho recebe informações relacionadas a clientes que foram enganados.
“É preciso ter muito cuidado na hora de buscar um profissional. É importante que seja um corretor credenciado. A pessoa pode fazer uma busca no site do Creci e confirmar o nome do corretor e verificar se ele está apto ou não a exercer a profissão. Há casos de estelionatos. Deixamos um alerta à comunidade”.
Reportagem: Priscila Caldas
Leia Mais: