fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Em meio a fechamentos, locação de galpões industriais é crescente

A procura crescente por galpões industriais vai de encontro à média anual de 100 oficializações de encerramentos de atividades por parte do sistema da Jucea.

8 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Mercado de aluguel de galpões industriais está aquecido (Foto: Reprodução)

O mercado de locação de áreas industriais segue aquecido, na capital. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado do Amazonas e Roraima – 18ª Região (Creci-AM), faltam galpões para atender à demanda crescente por parte de pretensas empresas que projetam iniciar produção nos diversos segmentos, no Polo Industrial de Manaus (PIM).

O cenário positivo contrapõe os números fornecidos pela Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), que apontam que no último ano 177 indústrias foram extintas ou comunicaram o encerramento do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). O quantitativo representa um crescimento de 16% em relação a 2020.

O presidente do Creci-AM, Paulo Celestino Mota Júnior, afirma que a procura por galpões na área do distrito industrial é crescente e que conforme a sua visão do mercado, a cada fechamento de uma indústria, outras duas empresas demonstram interesse em instalar estrutura no parque fabril. Ele atribui a procura crescente às vantagens tributárias concedidas pelo modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Faltam ‘produtos’ para atender à demanda. Tem empresas que não conseguem alugar uma área e decidem comprar um terreno e construir a fábrica. Em outros casos, a empresa aluga a área com pretensão de compra. Para cada empresa que encerra, outras já procuram ocupar a área esvaziada”, comentou.

“Há umas exceções de proprietários de áreas que são inflexíveis em negociações, com isso, os galpões permanecem fechados por mais tempo”, completou.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Procon volta a multar Claro/Net em R$ 3,6 mi por apagão de internet no AM

O apagão de internet ocorreu no dia 12 de fevereiro deste ano, em Manaus. O Procon-AM já havia multado a empresa, com o mesmo valor, por outro apagão também em fevereiro.

24 de maio de 2022

Governo do AM beneficia colônia de pescadores de Maués

Governo assinou dois termos de doação onerosa com a Colônia de Pescadores Z-16. Por meio da ação, pescadores foram contemplados com um kit feira e uma fábrica de gelo.

24 de maio de 2022

Lira determina instalação de comissão para analisar reforma tributária

A proposta prevê que estados e municípios criem seus impostos sobre renda e patrimônio na forma de um adicional do imposto federal, delegando sua cobrança ao fisco federal.

24 de maio de 2022

Em reunião emergencial, governadores discutem ICMS dos combustíveis

Fórum dos Governadores vai discutir nesta terça-feira como enfrentar a votação, marcada para esta tarde na Câmara dos Deputados, doprojeto de lei que limita em 17% o ICMS.

24 de maio de 2022

Câmara deve votar hoje PL que limita impostos sobre energia e combustíveis

Projeto considera essenciais bens e serviços relativos a combustíveis, energia elétrica, impedindo a aplicação de alíquotas de tributos iguais às de produtos supérfluos.

24 de maio de 2022

Sebrae acelera pequenos negócios da bioeconomia da Amazônia

Iniciativa faz parte do programa Inova Amazônia. Entre as soluções apoiadas estão a produção de fármaco para tratamento de dependência química e produção de cosméticos.

24 de maio de 2022

Intenção de Consumo das Famílias cresce pelo quinto mês seguido

Índice atingiu 79,5 pontos em uma escala de zero a 200 pontos, maior patamar desde maio de 2020 (81,7 pontos). Na comparação com maio de 2021, crescimento chega a 17,7%.

24 de maio de 2022

BNDES lança edital de seleção de startups de impacto socioambiental

No estágio de criação, programa irá selecionar até 20 empreendedores ou startups de impacto e, no tração, até 25 startups de impacto com faturamento inferior a R$ 16 milhões.

24 de maio de 2022