fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Em Maués, 20 mil pessoas estão ameaçadas com ‘IPI zero’ de bebidas

Decreto que zera o IPI dos concentrados de refrigerantes ameaça saída de empresas da Zona Franca e fim dos investimentos no interior como em Maués, na produção do guaraná.

2 de maio de 2022

Compartilhe

Produção de guaraná em Maués tem apoio da Ambev com benefícios sociais (Foto: Divulgação/TV Brasil)

Quase 20 mil trabalhadores beneficiados por um investimento da Ambev, em Maués, distante 276 quilômetros a leste de Manaus, estão ameaçados de perder sua principal fonte de renda, após a redução para zero do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) dos concentrados de refrigerantes pelo Governo Bolsonaro para todo o país. O corte retira vantagens competitivas da Zona Franca de Manaus (ZFM).

No município, a empresa mantém a Fazenda Santa Helena e a filial Extratos. Inaugurado em 1971,
o local ocupa uma área de mais de mil hectares, dos quais 860 de mata nativa preservada. Lá, a Ambev cultiva o guaraná, a matéria-prima do Guaraná Antarctica. Além da Fazenda Santa Helena, a companhia ainda mantém uma unidade, que produz o extrato para o Guaraná Antarctica.

A população de toda a região tem sido beneficiada por uma série de investimentos da companhia, como financiamento de mais de 1,3 mil casas populares na zona rural, onde está localizada cerca de 40% da população do município de Maués; a criação e manutenção de 12 polos agrícolas onde técnicos capacitados orientam os produtores a adotarem as melhores técnicas de cultivo do guaraná); doação de mais de meio milhão de mudas e insumos agrícolas e construção do Museu do Homem em Maués, entre outros.

Sobe o decreto

O decreto do Governo Federal ‘zerando’ o IPI dos concentrados de bebidas saiu na quinta-feira (28). O texto, segundo economistas, empresários e políticos, põe em risco a manutenção de empresas de refrigerantes como Coca-Cola e Ambev no Amazonas e, por tabela, tira empregos e investimentos, incluindo no interior do Estado, caso de Maués e Presidente Figueiredo, onde a Agropecuária Jayoro produz açúcar, álcool e extrato de guaran para abastece a Coca-Cola. O temor é que a fábrica perca 1,1 mil empregos diretos.

No dia seguinte ao decreto, o prefeito do município Júnior Leite (UB) publicou uma nota de “repúdio” à medida do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, Quase 20 mil pessoas se envolvem diretamente na colheita, beneficiamento e comercialização do produto. “Estou em contato com nossos representantes na esfera federal para que juntos possamos unir forças e minorar o impacto causado por esse decreto”, manifestou o prefeito.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Programa Manaus + Agro contempla 70 produtores no ramal do Brasileirinho

Produtores rurais da região receberam alevinos, sementes e kits de agricultura familiar. Além disso, foram entregues 10 toneladas de ração para avicultores e piscicultores.

27 de maio de 2022

Ipea: Uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

Maioria dos trabalhadores que poderiam exercer atividades remotas é mulher (58,3%); branca (60%); com nível superior completo (62,6%); e tem idade entre 20 e 49 anos (71,8%).

27 de maio de 2022

Fundador do Grupo Digitron, Sung Un Song é o Industrial do Ano 2022

Título será concedido nesta sexta pela Fieam. Também serão homenageados os industriais Irani Bertolini e Gilberto Novaes e a empresa maior exportadora de 2021, a Recofarma.

27 de maio de 2022

Havan inaugura primeira megaloja em Manaus no dia 25 de junho

Nova Havan estará em anexo ao Shopping Manaus Via Norte. De acordo com a rede varejista, serão geradas 150 novas vagas de emprego diretos e cerca de 650 indiretos na capital.

27 de maio de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022

Grupo busca 20 startups para investir R$ 5 milhões em recursos

SdP Capital, área do Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, é responsável por apoiar empreendedores a escalarem empresas inovadoras e estabelecer redes de conexões.

27 de maio de 2022

Secretaria de Empreendedorismo e Sebrae realizam a Semana do MEI

Semana do MEI vai acontecer de segunda (30/05) a sexta-feira (03/06). Objetivo é ofertar soluções inovadoras, para quem já é microempreendedor e para quem quer se formalizar.

27 de maio de 2022

Audiovisual contrata 40% a menos com fim de editais e pandemia

Estudo Tela Amazônia identificou que a maioria das produtoras de audiovisual no Amazonas atua há dez anos no mercado e 98,4% estão formalizadas.

27 de maio de 2022