fbpx

quarta, 01 de dezembro de 2021

Em Manaus, economistas discutem desenvolvimento sustentável da Amazônia

Encontro acontece entre os dias 24 e 26 de novembro, de forma híbrida. Projetos para superar a crise pós-pandemia serão apresentados por especialistas.

22 de novembro de 2021

Compartilhe

Profissionais debaterão como reverter o atual cenário ainda pandêmico (Foto: Divulgação)

Nos próximos 24, 25 e 26 de novembro, acontece em Manaus o XII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam), discutindo o tema “O desenvolvimento regional sustentável por economistas amazônidas”.

O evento reunirá, de forma híbrida, profissionais da área da economia, consultores, professores, empresários e estudantes, que debaterão os impactos da atual crise econômica nacional, sobretudo, diante de dois anos de pandemia da Covid-19 que abalou e parou o mundo, e os projetos e ações que podem ser viabilizados, com vistas ao desenvolvimento nos estados da Amazônia.

Para o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM), Martinho Azevedo, entidade organizadora e anfitriã do Enam, é urgente que economistas ampliem os diálogos sobre experiências, projetos e ações que governos e iniciativa privada estão desenvolvendo para o desenvolvimento regional sustentável.

“Com esse atual cenário, ainda pandêmico e de impactos negativos generalizados, nós, profissionais da ciência da economia, não temos o direito da escolha. Ou vamos adiante ou retrocederemos”, frisou Martinho.

Mais do evento

Nos três dias de Enam, com o apoio dos demais Conselhos de Economia da região, serão debatidos oito subtemas de grande importância para a Amazônia: desenvolvimento regional, sustentabilidade, agenda 2030, potencialidades regionais, cadeias produtivas, bioeconomia e biotecnologia, vulnerabilidades socioeconômicas regionais e pandemia de Covid-19.

“A região Amazônica não é problema, mas soluções e oportunidades para o desenvolvimento econômico do Brasil, com grandes conhecimentos técnico-científicos e rica biodiversidade”, afirmou ainda a vice-presidente do Corecon-AM, Michele Lins Aracaty e Silva, completando que nesse encontro haverá a oportunidade da dialética com profissionais com visões diferentes, que, em conjunto, trarão o que se está em marcha para desenvolver economicamente os estados amazônicos.

A abertura oficial do evento ficará por conta da presidência e vice-presidência do Corecon-AM, com a participação também do presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Antônio Lacerda. Logo em seguida, acontece palestra magna “Em busca de uma economia para a Amazônia”, proferida pelo coordenador do Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da fundação Getúlio Vargas (FGV), Gesner Oliveira.

“O fortalecimento de parcerias, em busca de um desenvolvimento regional sustentável” será um dos temas do segundo dia de Enam, coordenado pelo Corecon-AM, mas tendo como convidados a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovacao (Sedecti), Agência de Fomentos do Estado do Amazonas (Afeam), Banco da Amazônia (Basa), Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), instituições de ensino e pesquisa, além de centros acadêmicos das universidades. Nesse dia, haverá outros debates envolvendo temáticas econômicas regionais, sob a coordenação dos Conselhos de Economia do Tocantins, do Acre, do Mato Grosso e do Maranhão.

No último dia de evento, acontecerá a palestra “Teoria e prática: o modelo atual de desenvolvimento regional pensado pelo Governo Federal para a Amazônia”, com o superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Low, e coordenação do Corecon do Pará, além de outras discussões organizadas pelos Conselhos de Rondônia e de Roraima. E o encerramento das atividades ficará por conta do superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana, com a palestra “Amazônia do futuro e o futuro da Amazônia”.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Inflação medida pelo IPC-S sobe para 1,08% em novembro, diz FGV

Alta da taxa de outubro para novembro foi puxada por apenas dois dos oito grupos de despesas que compõem o IPC-S. Inflação de transportes mais do que duplicou no período.

1 de dezembro de 2021

Carnaval e Covid: empresários temem perder mais vidas e não vendas

Empresários consideram que o possível cancelamento do carnaval poderá afetar o faturamento dos setores. Porém, destacam que o momento é de prevenção à saúde pública.

1 de dezembro de 2021

Garimpo no Madeira expõe falta de alternativas no interior, diz Sidney Leite

Segundo Sidney Leite, a cadeia produtiva da mineração beneficia a mais de 38 mil famílias que trabalham na calha do Madeira, principalmente nas proximidade de Humaitá.

30 de novembro de 2021

No Brasil, desemprego cai 1,6 ponto percentual e atinge 12,6%

Número de pessoas em busca de emprego no país recuou 9,3% e, com isso, chegou a 13,5 milhões. Os ocupados tiveram um crescimento de 4%, alcançando 93 milhões de pessoas.

30 de novembro de 2021

Produtor terá acesso a linhas de crédito especiais durante Expoagro

Ao menos cinco instituições financeiras vão participar da Exposição Agropecuária ofertando linhas de crédito em condições especiais para o produtor rural do Amazonas.

30 de novembro de 2021

Desemprego cai, mas informalidade ainda atinge 59% dos amazonenses

Taxa de desocupação do estado caiu 2,3 pontos percencetuais no 3º trimestre, passando de 15,8%, entre abril e junho, para 13,4% entre julho e setembro, segundo dados do IBGE.

30 de novembro de 2021

Sob expectativa do público, Havan não tem data de inauguração em Manaus

A empresa se restringiu em informar que a unidade da Havan será inaugurada em 2022 e que os planos foram afetados pela pandemia e por reflexos no setor de construção civil.

30 de novembro de 2021

Conhecimento é vital para a sobrevivência de empresas, diz especialista

O prof. Marcelo Miyashita, um dos mais reconhecidos profissionais de marketing do país, estará em Manaus ministrando dois cursos sobre Networking e Gestão de Atendimento.

30 de novembro de 2021