fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Educação empreendedora teve participação de mais de 2 mil alunos

Projeto Educação Empreendedora foi implementado na rede estadual de ensino, com o objetivo de preparar os estudantes para a realidade e os desafios do mercado de trabalho.

1 de janeiro de 2022

Compartilhe

Educação Empreendedora é um dos 13 projetos do programa Educa+Amazonas (Foto:^Divulgação)

Em agosto de 2021, o “Educação Empreendedora” – um dos 13 projetos prioritários do programa Educa+Amazonas – foi implementado na rede estadual de ensino, com o objetivo de preparar os estudantes para a realidade e os desafios do mercado de trabalho. O projeto já alcançou cerca de 2 mil alunos, e é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM).

O curso teve início em setembro de 2021, passando pelos municípios de Manacapuru, Lábrea, Autazes, Parintins, Barcelos e Boca do Acre. Em janeiro de 2022, a primeira etapa do projeto será finalizada com os participantes de Manaus.

Os estudantes participaram do curso “Viagem ao mundo do Empreendedorismo”, que conta com conteúdos voltados à criatividade e autonomia. A formação tem carga horária de 15 horas, e as aulas são ministradas por profissionais do Sebrae em escolas da rede estadual.

Com a finalização da primeira fase, 455 alunos serão selecionados para participarem da fase seguinte, com cursos avançados de empreendedorismo. As aulas começam em março de 2022 e seguem até agosto. Os melhores projetos de empreendedorismo apresentados ao fim do curso, serão premiados pelo Sebrae.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, vê no “Educação Empreendedora” uma forma de ampliar os horizontes dos estudantes.

“Este é um projeto importante para mostrar que os alunos podem criar, ter autonomia, serem protagonistas de suas histórias, bem como é preconizado pelo Novo Ensino Médio. Certamente sairão ótimas iniciativas, que mostrarão outras oportunidades aos alunos”, destaca a secretária.

Iniciativa

O “Educação Empreendedora” é um projeto desenhado para alunos do Ensino Médio, em alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que possam desenvolver habilidades e competências para pensar negócios e desenvolvê-los sob o prisma das ciências que norteiam as iniciativas empreendedoras.

Além da leitura de mercado, os estudantes estarão preparados para identificar oportunidades e criar planos de negócios, que serão apresentados na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas. Essa iniciativa cria um ambiente adequado ao desenvolvimento de startups e fomento de novos negócios.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Caminhoneiros recebem benefício emergencial a partir desta terça

O Benefício Caminhoneiro-TAC do Governo Bolsonaro tem validade até 31 de dezembro de 2022 e será pago em seis parcelas mensais, no valor de R$ 1 mil.

7 de agosto de 2022

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no 1º semestre

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano.

7 de agosto de 2022

Ataques de hackers fazem ANP adiar divulgação de preços da gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informou que os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da agência.

6 de agosto de 2022

Bancada do AM continua luta para sustar decreto de Bolsonaro contra a ZFM

Novo decreto tenta burlar a decisão do STF que preservou os produtos da Zona Franca que são submetidos a PPB. Petição será encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes.

5 de agosto de 2022

Santander destina R$ 2 milhões para projetos de emprego e renda no País

Dez instituições de todo o País serão contempladas com recursos para projetos de emprego e renda voltados para jovens e adultos com proposta de inclusão produtiva.

5 de agosto de 2022

Suframa promove debate sobre cenários da Bioeconomia até 2040

Inscrições para o “Fórum de Bioeconomia” estão abertas. Objetivo é alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento da região.

5 de agosto de 2022

Ronaldo ‘Fenômeno’ detalha criação da SAF em evento da Expert XP 2022

Ex jogador da Seleção Brasileira e de times nacionais e internacionais, Ronaldo "Fenômeno" detalhou como opera a primeira SAF do futebol do País.

4 de agosto de 2022

Fieam completa 62 anos e cobra cumprimento de liminar em favor da ZFM

Decreto presidencial publicado no fim de semana contraria decisão liminar do ministro do STF Alexandre de Moraes e determina nova redução do IPI para itens produzidos na ZFM.

3 de agosto de 2022