fbpx

domingo, 23 de janeiro de 2022

Educação empreendedora teve participação de mais de 2 mil alunos

Projeto Educação Empreendedora foi implementado na rede estadual de ensino, com o objetivo de preparar os estudantes para a realidade e os desafios do mercado de trabalho.

1 de janeiro de 2022

Compartilhe

Educação Empreendedora é um dos 13 projetos do programa Educa+Amazonas (Foto:^Divulgação)

Em agosto de 2021, o “Educação Empreendedora” – um dos 13 projetos prioritários do programa Educa+Amazonas – foi implementado na rede estadual de ensino, com o objetivo de preparar os estudantes para a realidade e os desafios do mercado de trabalho. O projeto já alcançou cerca de 2 mil alunos, e é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM).

O curso teve início em setembro de 2021, passando pelos municípios de Manacapuru, Lábrea, Autazes, Parintins, Barcelos e Boca do Acre. Em janeiro de 2022, a primeira etapa do projeto será finalizada com os participantes de Manaus.

Os estudantes participaram do curso “Viagem ao mundo do Empreendedorismo”, que conta com conteúdos voltados à criatividade e autonomia. A formação tem carga horária de 15 horas, e as aulas são ministradas por profissionais do Sebrae em escolas da rede estadual.

Com a finalização da primeira fase, 455 alunos serão selecionados para participarem da fase seguinte, com cursos avançados de empreendedorismo. As aulas começam em março de 2022 e seguem até agosto. Os melhores projetos de empreendedorismo apresentados ao fim do curso, serão premiados pelo Sebrae.

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, vê no “Educação Empreendedora” uma forma de ampliar os horizontes dos estudantes.

“Este é um projeto importante para mostrar que os alunos podem criar, ter autonomia, serem protagonistas de suas histórias, bem como é preconizado pelo Novo Ensino Médio. Certamente sairão ótimas iniciativas, que mostrarão outras oportunidades aos alunos”, destaca a secretária.

Iniciativa

O “Educação Empreendedora” é um projeto desenhado para alunos do Ensino Médio, em alinhamento aos pressupostos do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que possam desenvolver habilidades e competências para pensar negócios e desenvolvê-los sob o prisma das ciências que norteiam as iniciativas empreendedoras.

Além da leitura de mercado, os estudantes estarão preparados para identificar oportunidades e criar planos de negócios, que serão apresentados na Feira do Empreendedorismo Estudantil do Amazonas. Essa iniciativa cria um ambiente adequado ao desenvolvimento de startups e fomento de novos negócios.

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Sorte grande: Mega-Sena deve pagar R$ 22 milhões neste sábado

O último concurso da Mega-Sena (2.445), na última quarta-feira (19), não teve acertadores. As apostas podem ser feitas até as 18h (horário de Manaus) deste sábado.

22 de janeiro de 2022

Projeto visa combater discriminação racial no acesso ao crédito

Levantamentos indicam que 32% dos empreendedores negros do país já tiveram pedidos de crédito negados sem que houvesse explicações. Problema foi inensificado com a pandemia.

22 de janeiro de 2022

Desempenho do varejo deve ser negativo no 1º trimestre, diz Ibevar

Segundo dados da pesquisa de intenção de compra, projeções do varejo ampliado indicam queda de 2,22% para o primeiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021.

22 de janeiro de 2022

Abertura de empresas cresce 4,5% em outubro, revela Serasa Experian

De acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas, foram abertos 325.732 empreendimentos, sendo que em 2020 haviam sido registrados 311.590 novos negócios no Brasil.

22 de janeiro de 2022

Nubank oferece primeiro fundo da família de renda fixa, o Nu Reserva

Fundo é composto por títulos públicos, operações compromissadas e títulos de crédito privado. É uma opção para quem busca alternativa para investir sua reserva de emergência.

22 de janeiro de 2022

Itaú destina recursos para projetos de proteção à infância no Amazonas

Dois projetos de ações sociais em defesa da infância e da adolescência no interior do Amazonas foram contemplados com recursos oriundos do Fundo Itaú Social .

22 de janeiro de 2022

Dívidas do Simples poderão ser pagas ou renegociadas até 31 de março

Prazo encerraria em 31 de janeiro. Regularização dos débitos é necessária para os micro e pequenos empresários e os profissionais autônomos continuarem no Simples Nacional.

21 de janeiro de 2022

Falha de segurança expõe dados de mais de 160 mil chaves Pix

Dados referentes a 160.147 chaves Pix foram vazados. Segundo o BC, informações expostas são de natureza cadastral e não permitem movimentação de recursos ou acesso às contas.

21 de janeiro de 2022