fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Dívidas afetaram seis em cada dez pessoas em Manaus, em fevereiro

Pesquisa da Fecomércio-AM, em fevereiro, aponta que 67% dos residentes em Manaus e 39% das famílias locais tinham dívidas, a maioria com mais de 50% da renda comprometida.

8 de março de 2022

Compartilhe

Segundo a pesquisa, 16,2% disseram que não vão conseguir pagar as contas (Foto: Reprodução)

Endividamentos tiraram o sono de 67% das pessoas que moram em Manaus, em fevereiro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM). Ainda segundo a pesquisa, 38,9% das famílias da capital relataram dívidas ou contas de atraso.

Do montante de pessoas endividadas, 29,7% disseram que têm contas em atraso e 16,2% informaram não ter condições de pagar as pendências, especialmente relacionadas ao cartão de crédito. A modalidade é o principal problema no orçamento de 86,1% dos entrevistados, sendo a resposta de 84,9% de quem ganha até dez salários-mínimos e de 98,3% de quem ganha acima de dez salários.

As dívidas com mais de 1 ano são a maioria, em Manaus, citadas por 42% das famílias conforme o levantamento da Fecomércio-AM. Mais de 50% da renda está comprometida com dívidas, segundo 51,3% que responderam a pesquisa.

Brasil

Na avaliação nacional, o número de famílias endividadas é o maior em 12 anos, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Com 27% dos lares comprometidos com dívidas, o indicador de inadimplência apresentou, em fevereiro, aumento de 0,6 ponto percentual em relação a janeiro e de 2,5 pontos percentuais na comparação com fevereiro de 2021. “Já a parcela que declarou não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e, portanto, permanecerá inadimplente também acirrou na passagem mensal, com aumento de 0,4 pontos percentuais, a proporção chegou a 10,5%, mesmo percentual registrado em fevereiro do ano passado”, diz o material divulgado pela CNC.

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa) alcançou 76,6% em fevereiro, retomando o nível apurado em dezembro de 2021.

Texto por Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Para economistas, ICMS em 17% terá pouco impacto na redução de preços

Economistas acreditam que projeto que estipula teto de 17% na cobrança de ICMS não resultará em redução expressiva no preço do combustível, com queda de até 5% nos preços.

26 de maio de 2022

Novamed anuncia expansão no PIM com investimento de R$ 50 milhões

Empresa pretende aumentar a produção de 1 bilhão e 100 milhões de comprimidos/mês para 1 bilhão e 400 milhões/mês, além da garantia de cerca de 900 postos de trabalho.

26 de maio de 2022

Indígenas Tikuna participam de oficina de artesanato em Benjamin Constant

O Workshop, promovido em parceria com o Sebrae Amazonas, contou com a presença de consultores de artesanato do Ceará, do Espírito Santo, Colômbia e Brasília.

26 de maio de 2022

Caixa amplia em até 21,4% subsídio do programa Casa Verde Amarela

Percentuais vão variar de 12,5% a 21,4%. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município.

26 de maio de 2022

Câmara aprova limite da alíquota de ICMS sobre combustíveis

Lei classifica os setores de combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicação e transportes como essenciais e indispensáveis, limitando a alíquota ao máximo de 17%.

26 de maio de 2022

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

26 de maio de 2022

‘Nosso Centro’ quer expandir empreendimentos na região central de Manaus

Programa da Prefeitura prevê a revitalização do centro histórico com a implantação dos projetos 'Mais Negócios', 'Mais Vida' e 'Mais História', ao longo dos próximos 3 anos.

25 de maio de 2022

Em apoio a petroleiros, parlamentares questionam venda da Reman no TCU

Deputado Zé Ricardo e o senador Jean Paul (PT/RN) acionaram o Tribunal de Contas da União solicitando medida cautelar para suspender o processo de privatização da refinaria.

25 de maio de 2022