fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

Bolsonaro e Guedes: ‘os grandes inimigos da Zona Franca de Manaus’

Segundo o presidente do Centro da Indústria do Amazonas, Wilson Périco, a redução do Imposto de Importação pode causar 'debandada' de empresas do Polo Industrial de Manaus.

18 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Fabricantes instaladas no PIM produziram 665.186 unidades de bicicletas em 2020 (Foto: Reprodução)

A decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex), publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18), que reduz a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas, poderá causar uma debandada de empresas multinacionais do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Quem dá o alerta é o presidente do Centro das Indústrias do Amazonas (Cieam), Wilson Périco.

Segundo Périco, ao tomar uma medida que prioriza a importação de produtos de bens de consumo, em detrimento da produção local, no momento em que o Brasil mais precisa gerar emprego, o governo sinaliza para as multinacionais, não só do setor de bicicletas, mas da indústria de forma geral, que elas podem deixar o Brasil.

Segundo economistas ouvidos pelo RealTime1, as últimas decisões do Governo Federal dão claros sinais de que, cada vez mais, “Bolsonaro e Guedes têm se mostrado os grandes inimigos da Zona Franca de Manaus”.

Geração de empregos x produtos importados

Na opinião do empresário, “o governo federal precisa decidir se quer gerar emprego para os brasileiros, ou se quer pôr aqui produtos produzidos por chineses, mexicanos ou qualquer outra raça”.

“A multinacional não vai reclamar não. O Brasil é um país que tem uma carga tributária altíssima, uma legislação trabalhista nociva ao investido e deficiências de infraestrutura. Essas empresas vão deixar de atender ao mercado brasileiro para passar a produzir em outros países do mundo, em locais onde não tenham tantas dificuldades e onde não sejam tão acharcadas, com relação à carga tributária, como o Brasil faz”, alertou.

Articulação com a bancada

Wilson Périco afirma ainda que, desde a última quarta-feira (17), representantes do setor industrial local têm se articulado junto à bancada amazonense em Brasília para tentar reverter a decisão.

“Já estamos trabalhando junto à bancada. Existe um movimento bem forte, desde ontem. Estamos atuando também junto ao Ministério da Economia para tentar reverter essa situação. Isso sinaliza, também, risco para os outros investimentos. A indústria brasileira, de maneira geral, tem que se posicionar fortemente contra isso”. cobrou o presidente do Cieam.

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), as fabricantes instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 665.186 unidades de bicicletas em 2020.

Sobre a redução

De acordo com a decisão da Camex, a alíquota do Imposto de Importações será gradualmente reduzida, já a partir de março, passando dos atuais 35% para 20% em dezembro de 2021.

A alíquota passará para 30% em março de 2021; para 25% em julho; e, finalmente, 20% em dezembro.

O anúncio da redução foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em uma publicação do Twitter na noite desta quarta-feira (18).

Sem parecer preocupado com os empregos e impostos gerados na ZFM, Bolsonaro faz post anunciando redução da alíquota, com foto passeando de bicicleta.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Tecnologia usa robôs para cumprir funções administrativas nas empresas

Automação Robótica de Processos é uma ferramenta que usa robôs na execução de tarefas simples, como fazer pedidos ou emitir notas fiscais, hoje realizadas por humanos.

4 de dezembro de 2021

Inteligência Artificial e Vídeo Analytics otimizam atendimento e serviços

Ferramenta on-line transforma imagens em informações, consegue mapear trajeto de consumidores em empresas e identificar quais produtos mais chamaram a atenção do cliente.

4 de dezembro de 2021

Confira a programação para a 3ª Feira do Polo Digital de Manaus

A feira, que tem entrada gratuita, acontecerá entre os dias 9 e 11/12, de forma híbrida – on-line e presencial, no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques.

4 de dezembro de 2021

Luiza Trajano é uma das 25 mulheres mais influentes de 2021

Empresária e presidente do conselho do Magazine Luiza, ela é a única brasileira na lista das 25 mulheres mais influentes de 2021 do jornal britânico Financial Times.

3 de dezembro de 2021

Super Nova Era completa 10 anos e já planeja abertura de novas lojas

Novas unidades previstas para o próximo ano fazem parte do plano de expansão da rede e seguem dentro do mesmo conceito que tornou o Super Nova Era uma referência na região.

3 de dezembro de 2021

Indicador de produtividade da indústria cai 1,3%, no 3º trimestre

Indicador que mede a relação entre o volume produzido e as horas trabalhadas na produção caiu 1,3% em relação ao segundo trimestre do ano, na série livre de efeitos sazonais.

3 de dezembro de 2021

Publicado decreto que regulamenta o benefício Auxílio Gás

Famílias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos dos últimos seis meses.

3 de dezembro de 2021

Valor do imóvel residencial ficou 13,69% mais caro em 12 meses

Segundo a Ademi-AM, a alta dos custos dos materiais de construção pressionam segmentos da construção e imobiliário. Setores tentam equilibrar custos e preços dos imóveis.

3 de dezembro de 2021