fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Autônomos têm 10% de desconto ao recolher a cota única do ISS 2022

Decreto de David Almeida regulamenta recolhimento do ISS de autônomos e sociedades uniprofissionais que podem recolher em cota única com desconto ou parcelar em 12 vezes.

14 de janeiro de 2022

Compartilhe

Recolhimentos podem ser feitos por DAM emitidos no site do Manaus Atende (Foto: Divulgação/Semcom)

Foi publicado nesta quinta-feira (13), no Diário Oficial do Município (DOM) o Decreto Nº 5.225 do prefeito de Manaus David Almeida regulamentando o recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, o ISSQN ou ISS para autônomos, sociedades uniprofissionais e tomadores de serviços sujeitos à alíquota percentual . Entre as determinações do Decreto está o desconto de 10% para o recolhimento do imposto em cota única pelos autônomos e socidades uniprofissionais.

O pagamento em conta única ocorre até 31 de janeiro e os parcelamentos vão até dezembro com datas variando por categoria conforme as tabelas publicadas no DOM. Os valores tanto da cota única quanto das parcelas são calculados em Unidades Fiscais do Município (UFM).

No caso de parcelamento, os autônomos que exerçam atividade que não exija escolaridade Superior, recolhem 6 (seis) UFM´s por ano, no valor equivalente a meia UFM por mês. Já os autônomos que exerçam atividade que exija escolaridade Superior, recolhem 12 (doze) UFM´s por ano, no valor equivalente a uma UFM por mês.

As parcelas no caso das sociedades uniprofissionais equivalem a 12 UFM´s por ano, no valor de uma UFM por mês, multiplicado pelo número de profissionais habilitados, sócios, empregados ou não, que prestem serviços em nome da sociedade, embora assumindo responsabilidade pessoal.

Os autônomos pagam os recolhimentos do ISS, mediante a emissão de Documento de Arrecadação Municipal – DAM disponibilizado no Manaus Atende e em todos os pontos de atendimento da Secretaria Municipal de Finanças (Semef), independente da postagem de guias de recolhimento pelos Correios. As sociedades uniprofissionais recolhem o imposto mediante
a emissão de DAM disponibilizado no Manaus Atende e em todos os pontos de atendimento da Semef.

Texto Emerson Medina com informações do DOM

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Caminhoneiros recebem benefício emergencial a partir desta terça

O Benefício Caminhoneiro-TAC do Governo Bolsonaro tem validade até 31 de dezembro de 2022 e será pago em seis parcelas mensais, no valor de R$ 1 mil.

7 de agosto de 2022

Pequenos negócios geram 72% das vagas de emprego no 1º semestre

Na divisão por setores da economia, os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos no acumulado do ano.

7 de agosto de 2022

Ataques de hackers fazem ANP adiar divulgação de preços da gasolina

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis informou que os sistemas foram retirados do ar para avaliação dos riscos à segurança cibernética da agência.

6 de agosto de 2022

Bancada do AM continua luta para sustar decreto de Bolsonaro contra a ZFM

Novo decreto tenta burlar a decisão do STF que preservou os produtos da Zona Franca que são submetidos a PPB. Petição será encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes.

5 de agosto de 2022

Santander destina R$ 2 milhões para projetos de emprego e renda no País

Dez instituições de todo o País serão contempladas com recursos para projetos de emprego e renda voltados para jovens e adultos com proposta de inclusão produtiva.

5 de agosto de 2022

Suframa promove debate sobre cenários da Bioeconomia até 2040

Inscrições para o “Fórum de Bioeconomia” estão abertas. Objetivo é alinhar diretrizes e ações efetivas de caráter estratégico com reflexos no desenvolvimento da região.

5 de agosto de 2022

Ronaldo ‘Fenômeno’ detalha criação da SAF em evento da Expert XP 2022

Ex jogador da Seleção Brasileira e de times nacionais e internacionais, Ronaldo "Fenômeno" detalhou como opera a primeira SAF do futebol do País.

4 de agosto de 2022

Fieam completa 62 anos e cobra cumprimento de liminar em favor da ZFM

Decreto presidencial publicado no fim de semana contraria decisão liminar do ministro do STF Alexandre de Moraes e determina nova redução do IPI para itens produzidos na ZFM.

3 de agosto de 2022