Para empresários da indústria, desempenho positivo da produção industrial em Manaus foi motivado pelo impulso à produção para atendimento à demanda reprimida pela pandemia.
Atendimento à demanda reprimida impulsionou o PIM (Foto: Reprodução)
Representantes da indústria do Amazonas atribuem o desempenho positivo em relação à produção do Polo Industrial de Manaus (PIM), registrado em dezembro e ao longo do último ano, ao esforço fabril para o atendimento à demanda reprimida decorrente da pandemia da Covid-19. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do estado registrou crescimentos em dezembro, em relação a novembro e também em 2021.
O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, explicou que em 2021 a indústria trabalhou para atender à demanda nacional, represada por conta da pandemia, período em que as atividades comerciais e produtivas interromperam as operações.
A predominância do trabalho em home office também demandou aquisição de equipamentos que são fabricados no PIM.
“A pandemia trouxe um represamento de uma demanda. As pessoas querem comprar produtos e boa parte deles é produzido no PIM. As pessoas e as empresas também estão buscando melhores equipamentos e tudo isso reflete na nossa atividade e ainda na geração de empregos”, disse.
Conforme o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, o crescimento registrado em dezembro teve a contribuição do aumento no volume de pedidos para atendimento ao período de final de ano, uma ocorrência sazonal.
“Dezembro é um mês de aquecimento natural em decorrência das vendas de final de ano”.
Quanto ao crescimento anual, Silva também atribui o desempenho positivo ao impulso nas linhas de produção para atendimento à demanda represada ao longo de 2021.
“A crise sanitária e econômica criou um evidente cenário de estanque na produção industrial e no consumo. A demanda represada, assim que atendida, em momentos de reaquecimento do mercado, causou saltos positivos no consumo e resultados positivos subsequentes”, comentou o empresário.
Dados divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial do Amazonas cresceu 14% em dezembro de 2021, sendo o maior crescimento do país na comparação com novembro.
Quando comparado a dezembro de 2020, o estado registrou crescimento de 2,3%.
Texto: Priscila Caldas
Leia Mais: