fbpx

sábado, 21 de maio de 2022

Atendimento à demanda reprimida impulsionou indústria amazonense

Para empresários da indústria, desempenho positivo da produção industrial em Manaus foi motivado pelo impulso à produção para atendimento à demanda reprimida pela pandemia.

12 de fevereiro de 2022

Compartilhe

Atendimento à demanda reprimida impulsionou o PIM (Foto: Reprodução)

Representantes da indústria do Amazonas atribuem o desempenho positivo em relação à produção do Polo Industrial de Manaus (PIM), registrado em dezembro e ao longo do último ano, ao esforço fabril para o atendimento à demanda reprimida decorrente da pandemia da Covid-19. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial do estado registrou crescimentos em dezembro, em relação a novembro e também em 2021.

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, explicou que em 2021 a indústria trabalhou para atender à demanda nacional, represada por conta da pandemia, período em que as atividades comerciais e produtivas interromperam as operações.

A predominância do trabalho em home office também demandou aquisição de equipamentos que são fabricados no PIM.

“A pandemia trouxe um represamento de uma demanda. As pessoas querem comprar produtos e boa parte deles é produzido no PIM. As pessoas e as empresas também estão buscando melhores equipamentos e tudo isso reflete na nossa atividade e ainda na geração de empregos”, disse.

Festas de final de ano aquecem produção em dezembro

Conforme o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, o crescimento registrado em dezembro teve a contribuição do aumento no volume de pedidos para atendimento ao período de final de ano, uma ocorrência sazonal.

“Dezembro é um mês de aquecimento natural em decorrência das vendas de final de ano”.

Quanto ao crescimento anual, Silva também atribui o desempenho positivo ao impulso nas linhas de produção para atendimento à demanda represada ao longo de 2021.

“A crise sanitária e econômica criou um evidente cenário de estanque na produção industrial e no consumo. A demanda represada, assim que atendida, em momentos de reaquecimento do mercado, causou saltos positivos no consumo e resultados positivos subsequentes”, comentou o empresário.

Números do IBGE

Dados divulgados pelo IBGE apontam que a produção industrial do Amazonas cresceu 14% em dezembro de 2021, sendo o maior crescimento do país na comparação com novembro.

Quando comparado a dezembro de 2020, o estado registrou crescimento de 2,3%.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

STF valida Lei do AM que iguala salários de escrevente com o de analista

Para o STF, a lei amazonense não promoveu a transposição de servidores ou o provimento de cargos sem concurso público, apenas deu isonomia para categoria em extinção.

21 de maio de 2022

MPAM pede anulação de prova do concurso da Sefaz para Auditor

O Ministério Público identificou que prova tinha questões que fugiram ao que estava previsto no edital e pediu pela suspensão do exame para a categoria.

21 de maio de 2022

Faturamento do varejo cresce 3,5% em relação ao período pré-pandemia

Para a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, a abertura de novos empregos na capital impulsionou os resultados, contribuindo para a recuperação do segmento.

21 de maio de 2022

Lei de tempo de espera máximo para atendimento é sancionada, no AM

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas destaca que, para que o consumidor consiga indenização perante a Justiça, é necessário recorrer ao Poder Judiciário.

20 de maio de 2022

PL destina recursos do pré-sal para políticas de pesca e aquicultura

Projeto de Lei 6114/19 destina para as políticas de aquicultura e pesca dos estados e municípios até 1% dos recursos arrecadados pela União com venda dos barris de petróleo.

20 de maio de 2022

PIM poderá ganhar fábrica da Tesla, empresa de Elon Musk, diz colunista

Informação é do colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles. Em setembro do ano passado, a empresa apresentou, pela primeira vez, um protótipo de um veículo de duas rodas.

20 de maio de 2022

Em 4 meses, a arrecadação tributária do AM cresce 4% e supera R$ 5 bi

Crescimento reflete o bom desempenho da atividade comercial, e ainda, do subsetor de postos de combustíveis, que registraram alta na arrecadação, respectivamente, de 6% e 10%

20 de maio de 2022

Governo publica decreto com regras para mercado de carbono

Medida exige que os ministérios do Meio Ambiente e da Economia criem um plano de mitigação das mudanças climáticas, em que serão definidas metas de emissão de gases.

20 de maio de 2022