fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Apesar dos custos, uso de cartões cresce mais de 40% em cinco anos

Segundo pesquisa do Sebrae, em 2016, 39% dos pequenos negócios usavam maquininha de cartão de crédito e débito. Em 2021, esse número saltou para 56%.

6 de julho de 2021

Compartilhe

81% dos entrevistados afirmaram que o meio de pagamento de maior custo é o cartão (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa feita pelo Sebrae revela que, apesar das modalidades de pagamento por meio de cartões de crédito e débito serem as mais caras, os empreendedores aumentaram o uso desses equipamentos em mais de 40%, em um período de cinco anos.

Segundo os números, em 2016, 39% dos pequenos negócios usavam maquininha. Em 2021, esse número saltou para 56%.

De acordo com o levantamento, 81% dos entrevistados afirmaram que o meio de pagamento de maior custo é o cartão de crédito, seguido pelo boleto bancário com 9%.

Por outro lado, quando o assunto é o menor custo, o dinheiro em espécie é o eleito por 69% dos empreendedores. 

“Apesar do custo alto dos cartões, a população prefere carregar pouco dinheiro consigo. Então os cartões continuam sendo muito utilizados pelos usuários”, afirma o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

“Já para o empreendedor, as vantagens do uso da maquininha são a maior segurança e a satisfação do cliente. Por isso, a adesão ao uso das maquininhas tem crescido nos últimos anos”, completa.

Descontos

Além disso, a pesquisa mostra também que o número de empresas que dão descontos para quem paga com dinheiro caiu de 70%, em 2018, para 56%, em 2021.

Segundo Melles, “ isso pode estar associado à pandemia, já que a queda geral das vendas, durante a pandemia, pode ter exigido às empresas reduzir os descontos para manter recursos em caixa”.

“Metade dos empreendedores ainda desconhecem a lei que permite praticar preços diferentes de acordo com a forma de pagamento e que apenas 1/3 pratica preços diferentes “sempre” ou “quase sempre”, disse.

Critérios

Já quando se trata da relação entre empreendedores e as empresas de maquininhas, o custo é levado em consideração, tanto no momento da aquisição quanto na hora de terminar o contrato.

Por causa disso, para 76% esse item é determinante no momento da escolha da marca onde eles irão contratar os serviços. Ganha quem oferece as melhores taxas.

Outros atrativos citados, no momento da escolha, são o fato deles já terem adquirido o equipamento, o serviço aceitar várias bandeiras de cartões e o menor prazo para o recebimento dos valores. 

Na hora de romper o contrato, para 45% dos entrevistados o alto custo para a manutenção do equipamento foi citado como motivo principal que poderia levar a parar de usar a maquininha, seguido pelo plano de fechar a empresa, com 30% das respostas.

Fonte: Sebrae

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

CNC: comércio terá a melhor contratação de temporários desde 2013

Para 2021, a expectativa é de mais de 94,2 mil vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano. Segundo previsão da CNC, as vendas deverão crescer 3,8% no Natal.

24 de setembro de 2021

Índice de Preços ao Consumidor tem variação de 1,14% em setembro

Com isso, o IPCA-15 apresenta a maior variação mensal desde fevereiro de 2016, quando encerrou em 1,42%. Variação mensal deste mês foi a maior para setembro desde 1994.

24 de setembro de 2021

Preços de mercadorias e combustíveis pressionam os pequenos negócios

De acordo com a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, esses são os principais gastos das empresas.

24 de setembro de 2021

Mentoria ‘Gestão 4.0 Amazônia’ foca em empresários e executivos

Evento, que acontece nos dias 1° e 2 de outubro em Manaus, tem como objetivo elevar a capacidade técnica e as habilidades de empresários e altos executivos da cidade.

24 de setembro de 2021

Indústria e comércio devem puxar contratos temporários no trimestre

Indústria mantém projeção de aumento na oferta de trabalho temporário mesmo em meio à falta de insumos. Comércio também prevê admitir cerca de 3 mil trabalhadores temporários

24 de setembro de 2021

Prazo para prova de vida de servidores aposentados acaba dia 30

Comprovação de vida deve ser feita na agência bancária onde o beneficiário recebe o pagamento. Necessidade dessa comprovação foi suspensa de março de 2020 a junho de 2021.

24 de setembro de 2021

Nilton Lins lança programa de formação superior em Turismo Sustentável

Programa será realizado na modalidade de ensino a distância (EAD) e é voltado para estudantes e profissionais que já atuam na área, principalmente nos municípios do interior.

24 de setembro de 2021

Preço do gás de cozinha pode superar os R$ 100 em novo reajuste

Alta acumulada de 96% nos preços do propano, matéria-prima para o gás de cozinha, no mercado internacional em 2021 já pressiona o preço do combustível aqui no Brasil.

24 de setembro de 2021