fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

AM: avanços no 4º trimestre não evitam desemprego recorde em 2020

Apesar do crescimento de 1,9 ponto percentual no nível de ocupação no 4º trimestre, o AM teve em 2020 a maior taxa de desemprego desde o início da série histórica, em 2012.

10 de março de 2021

Compartilhe

Dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua (Foto: Reprodução)

Com 15,8% da população desempregada, a taxa anual de desemprego do Amazonas bateu recorde em 2020. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua Trimestral, divulgados nesta quarta-feira (10), pelo IBGE, o resultado representa a maior taxa registrada desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.

PNAD mostra desempenho

O Amazonas ficou na sétima colocação (ao lado do Rio Grande do Norte) entre os estados com as maiores taxas de desemprego no ano, atrás da Bahia (19,8%), Alagoas (18,6%), Sergipe (18,4%), Rio de Janeiro (17,4%), Roraima (16,4%) e Maranhão (15,9%).

De acordo com executivo do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes Coelho, no ano passado todos os setores da economia sofreram com a queda na oferta de novos postos de trabalho no Amazonas.

“Todas as atividades econômicas mantiveram estável o número de trabalhadores ocupados. Isso não colaborou com a flexibilização da taxa. O ideal é que as atividades aumentem o número de contratados e assim promovam a queda na desocupação”, explicou.

Último trimestre teve alta

O recorde acontece mesmo após o crescimento de 1,9 ponto percentual no nível de ocupação registrado na passagem do 3º trimestre (julho, agosto e setembro) para o 4º trimestre (outubro, novembro e dezembro), totalizando 1 milhão e 601 mil pessoas ocupadas no Estado ou 51,1% da população em idade de trabalhar.

Segundo a PNAD, a alta se deve ao crescimento no número de trabalhadores por conta própria, que no último trimestre de 2020 chegou a 548 mil pessoas (32 mil a mais em relação ao trimestre anterior) e a alta no número de trabalhadores na informalidade no Estado: 939 mil pessoas ou 58,7% dentre os ocupados; 74 mil pessoas a mais na informalidade.

Queda na comparação com 2020

Apesar do crescimento no último trimestre de 2020, o percentual representa uma variação de -3,7 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Entenda os fatores que pressionam a inflação no Brasil e no mundo

Tensões geopolíticas internacionais e fatores internos, como problemas climáticos e incertezas políticas deste ano, puxarão os índices de preços pelo menos no 1º trimestre.

26 de janeiro de 2022

Seis delegados e 25 chefes da Receita Federal no AM entregaram os cargos

Entrega de cargos de delegados e chefes da Receita Federal no Amazonas torna mais burocrática e morosa a liberação de mercadorias nos terminais do Amazonas.

26 de janeiro de 2022

Grupo amazonense de supermercados reforça vendas pelo Whatsapp

Grupo DB de supermercados aposta em serviço de delivery pelo perfil do Whatsapp para manter regularidade das vendas em meio a alta de casos de Covid-19 em Manaus.

26 de janeiro de 2022

Prévia da inflação, IPCA-15 de janeiro fica em 0,58%, informa IBGE

Resultado foi puxado pela queda de 0,41% no grupo dos transportes, que foi influenciado pela diminuição nos preços da gasolina (-1,78%) e das passagens aéreas (-18,21%).

26 de janeiro de 2022

Setor de energia solar quer reverter taxação sancionada por Bolsonaro

Movimento Solar Livre tem um ano para mobilizar o setor de energia solar e reverter a taxação sancionada em janeiro aos usuários desse sistema de energia limpa.

26 de janeiro de 2022

BNDES anuncia ampliação de orçamento do Fundo Socioambiental

Orçamento passa a ser de R$ 150 milhões. Segundo o presidente Bolsonaro, os recursos têm foco em projetos voltados para educação, meio ambiente e geração de emprego e renda.

26 de janeiro de 2022

Indústria termoplástica chega ao PIM com investimentos de R$ 17 milhões

Norpolim Nordeste Polímeros Indústria e Comércio de Termoplástico Ltda pertence ao grupo Plasvan que é referência no setor de termoplásticos no país.

26 de janeiro de 2022

Trabalhador formal está há 3 anos sem ganho salarial real, diz pesquisa

Salariômetro da Fipe confirma que o salário dos trabalhadores formais encerrou pelo terceiro ano (2021) consecutivo com reajustes abaixo da inflação medida pelo INPC.

26 de janeiro de 2022