quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Adesão a consórcios cresceu cerca de 30% no semestre, segundo ABAC

Em 2020 foram registradas cerca de 60 mil adesões. No primeiro semestre deste ano, a tendência de aumento permaneceu, alcançando mais de 30% somente no primeiro trimestre.
COMPARTILHE
consórcio

A demanda por consórcios, no estado, registra crescimento constante desde o início da pandemia. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), no primeiro trimestre deste ano o estado foi responsável pela venda de aproximadamente 14 mil cotas, volume 30% superior ao registrado em igual período de 2020.

Segundo o presidente executivo da ABAC, Paulo Roberto Rossi, o sistema de consórcios mostra comportamento de recuperação ao longo dos últimos 15 meses, nas diversas regiões do país. Ele afirma que a população busca o consórcio como meio de investimento para a obtenção de bens ou serviços.

“No Amazonas houve crescimento acima de 30% nas vendas de novas cotas, em 2020, sobre 2019. No último ano, foram registradas aproximadamente 60 mil adesões. No primeiro semestre deste ano, a tendência de aumento permaneceu, alcançando mais de 30% somente no primeiro trimestre com quase 14 mil vendas sobre o mesmo período de 2020”, informou Rossi.

Na análise do presidente executivo, os resultados evidenciam o crescimento da consciência sobre a gestão de finanças pessoais, importante no planejamento financeiro e econômico.

“Como investidores econômicos, os participantes da modalidade entendem que apesar de auferir lucratividade financeira, o consórcio é a alternativa para aquisição de bens ou contratação de serviços, formando ou ampliando patrimônios, que podem gerar rendas futuras”.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Resultado nacional

No âmbito nacional, os primeiros seis meses de 2021 contabilizaram 1,65 milhão de novas cotas comercializadas, sendo classificado como o melhor semestre da década, segundo a ABAC.

A evolução por modalidade de consórcio foi contabilizada da seguinte forma: veículos pesados, com 86,1%; imóveis, com 66,5%; eletroeletrônicos e outros bens móveis duráveis, com 36,2%; veículos leves, com 28,4%; e, motocicletas, com 23,4%.

Somente um apresentou retração: serviços, com –22,7%.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

COMPARTILHE