fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

Compartilhe

A iniciativa de um grupo composto por seis amigos busca amenizar o drama dos manauaras atingidos pela cheia (Foto: Divulgação)

Apesar do nível das águas do rio Negro ter estabilizado e até apresentar uma redução lenta nos últimos dias, milhares de famílias de Manaus e de todo o Amazonas continuam sem condições de retornar às suas casas e passam por momentos de extrema vulnerabilidade, principalmente alimentar, que se agrava ainda mais diante da pandemia da Covid-19, acentuando a crise econômica e o desemprego.

Face a esse cenário, as campanhas e o voluntariado realizado por pessoas, entidades e grupos em toda a cidade tem sido fundamental para assegurar que, pelo menos, famílias possam ter o mínimo de assistência neste calamitoso período, como a Organização da Sociedade Civil (OSC) ‘Parceiros Brilhantes’, que, desde 2019, desenvolve um trabalho de arrecadação de fundos que são convertidos em cestas básicas. Inclusive, no final de abril, a ‘Parceiros Brilhantes’ lançou a campanha ‘SOS Cheia AM’, destinada ao apoio das famílias atingidas na capital e nos municípios da Região Metropolitana.

“Nesse período, já conseguimos assistir mil famílias de Manaus, no Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara. É importante ressaltar que, além dos alimentos, a água potável também é fundamental neste momento”, ressaltou a fundadora e diretora da organização, Mayara Brilhante, ao falar acerca dos kits entregues às famílias, galões de 5 litros e produtos de higiene pessoal.

Com uma rede de apoio formada por 1,5 mil voluntários, o projeto social ‘Auxiliares do Bem’ arrecada, além dos alimentos, roupas e outros materiais que são utilizados para diversos fins, desde a distribuição de sopas para moradores de rua à entrega de donativos para hospitais, abrigos e associações de moradores de comunidades atingidas pela cheia.

“As consequências da cheia histórica deste ano se agravaram, ainda mais por conta da pandemia, provocando uma situação de vulnerabilidade sem precedentes, e o apoio de todos os setores da sociedade é fundamental para que possamos oferecer o suporte para tantas pessoas”, afirmou uma das coordenadoras do projeto, Izabella dos Santos Ferreira.

União de todos

A iniciativa de um grupo composto por seis amigos e advogados é voltada para a mobilização da classe para amenizar o drama dos manauaras atingidos pela cheia, culminando no lançamento da campanha ‘Causa Solidária’, na segunda semana de junho e a uma grande ação que em pouco mais de duas semanas já reúne 71 profissionais da área e realizou a entrega de mais de duas toneladas de alimentos para moradores dos bairros São Jorge, Educandos, Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara, em Manaus.

“Muito mais do que uma atração turística ou para tirar fotos, a cheia é um problema grave, muitas famílias perderam tudo o que tinham, além de estarem passando fome e privações. A água não vai baixar agora e o dever chama a todos, inclusive a classe dos advogados, para que estejamos presentes neste momento”, Sywan Peixoto Neto, um dos idealizadores do projeto.

Meta é ampliar alcance

Ainda segundo o advogado, com o maior número de voluntários e colaboradores, será possível ampliar ainda mais o alcance e a quantidade de pessoas beneficiadas.

“Nossa expectativa, assim como de todos que abraçaram esta causa, é que possamos aumentar a cada semana a assistência e o apoio às famílias, porque somente indo a cada local e conhecendo de perto a realidade, podemos ter a dimensão do que está acontecendo em Manaus”, acrescentou Peixoto Neto.

A mesma opinião é compartilhada pelo diácono Afonso Brito, um dos coordenadores da ‘Campanha Pelas Vítimas da Enchente’, da Arquidiocese de Manaus, que já atendeu mais de 1,5 mil famílias na capital e em Manacapuru desde o início do período mais agudo da cheia.

“Precisamos nos unir e sensibilizar a todos que puderem ajudar, principalmente, com alimentos e água, porque o cenário que encontramos de pandemia, famílias desabrigadas e sem ter o que comer, demanda urgência, não podendo esperar”, ressaltou.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021