fbpx

sexta, 23 de julho de 2021

Visa Manaus alerta para falso e-mail de renovação de documentos

O órgão emitiu um alerta de como proceder caso você tenha recebido comunicação utilizando o nome da Vigilância Sanitária Municipal e esteja com dúvidas.

15 de julho de 2021

Compartilhe

(Foto: Nathalie Brasil/Arquivo/Prefeitura de Manaus)

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) alertou, nesta quinta-feira (15), os donos de estabelecimentos comerciais e de serviços na capital amazonense para a circulação de um e-mail com conteúdo falso, pedindo a renovação de um documento inexistente: o “Alvará de Licença de Funcionamento”.

Citando uma lei municipal de número e data inexistente (1.483/96), a mensagem solicita a renovação do Alvará no prazo de 24 horas, a contar do recebimento do e-mail, sob pena de “pesadas multas” e até mesmo de “interdição do estabelecimento”. Para tanto, um link é disponibilizado ao final da mensagem. Esse link não conduz a nenhum serviço digital da Prefeitura de Manaus, e pode estar sendo utilizado para roubar os dados das vítimas que o acessarem.

A Visa Manaus informa que não existe Alvará de Licença de Funcionamento. O documento oficial de autorização para funcionamento dos estabelecimentos que atenderem a todas as exigências sanitárias é o Licenciamento Sanitário.

Em caso de pendências relativas ao licenciamento e outras adequações sanitárias, o cidadão pode ser contactado por telefone ou e-mail, mas as pendências são solucionadas de forma presencial, nunca por links de internet.

Mensagens de conteúdo similar foram registradas em outras cidades brasileiras. Em caso de suspeita, o e-mail deve ser informado às autoridades policiais para investigação.

O empresário que tiver recebido comunicação utilizando o nome da Vigilância Sanitária Municipal e esteja com dúvidas sobre a sua procedência, pode ligar para os números (92) 98842-8238 e 98842-8517, ou enviar mensagem para o endereço de e-mail institucional visamanaus.protocolo@gmail.com.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

MPF-AM recomenda que 30% da merenda escolar saia da agricultura familiar

O MPF estabelece prazo de 15 dias, contados a partir do recebimento do documento, para prestação das informações sobre as medidas recomendadas.

23 de julho de 2021

UEA ganha prêmio internacional por balsa com recursos anti-Covid

Projeto 'Arapaima Gigas', desenvolvido pelo grupo de estudantes, teria capacidade para levar 300 pessoas de Manaus a Tefé, num percurso de 20 horas.

22 de julho de 2021

Detran-AM abre credenciamento para novos leiloeiros

Os novos leiloeiros serão credenciados para atuar por 12 meses para realizar leilões em nome do Detran Amazonas.

22 de julho de 2021

Roubos a ônibus em Manaus diminuem e número é o menor em três anos

Registros de roubos a ônibus do transporte coletivo apresentaram queda pelo segundo mês consecutivo. De janeiro até maio, as ocorrências deste tipo de crime reduziram em 8%.

22 de julho de 2021

Detran-AM encerra a entrega de CNH por drive-thru em Manaus

Com o encerramento do drive-thru, o número de vagas para a entrega da CNH na sede saltou de 72 para 360 agendamentos disponíveis por dia.

22 de julho de 2021

Ciclovia será construída no entorno da Reserva Ducke e vai integrar Anel Leste

A ciclovia contará com três metros de largura e 5,6 quilômetros de extensão, com fluxo em duas mãos, e faz parte da construção do complexo Viário Anel Leste.

22 de julho de 2021

Inca prevê diagnóstico de câncer de boca em 120 amazonenses neste ano

Vício em produtos à base de nicotina, assim como o consumo excessivo de álcool, irrita as células orais e as torna vulneráveis ao câncer de boca.

22 de julho de 2021

OAB e Aleam anunciam cursos de capacitação para conselheiros tutelares

O treinamento será ofertado, principalmente, para os conselheiros tutelares no interior. No mesmo encontro os órgãos lançarão uma cartilha para prevenir os crimes.

22 de julho de 2021