fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

TRE-AM derruba Adail Filho e determina novas eleições em Coari

O TRE-AM determinou novas eleições no município no prazo de 20 a 40 dias e o presidente da Câmara Municipal assume a prefeitura até a posse do eleito em pleito suplementar.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

A corte entendeu que o novo mandato de Adail configuraria o terceiro a ser exercido por grupo familiar (Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou, por unanimidade, o registro de  candidatura do prefeito reeleito de Coari, Adail Filho (Progressistas). O julgamento do recurso eleitoral foi concluído nesta sexta-feira (18) após três adiamentos e a suspensão da diplomação de Adail.

A corte entendeu que o novo mandato de Adail configuraria o terceiro a ser exercido por grupo familiar, o que não é permitido pela legislação eleitoral. Eleito em 2012, o ex-prefeito de Coari Adail Pinheiro, pai de Adail Filho, foi afastado do cargo em 2014 após ser condenado.

Em 2016, Adail Filho elegeu-se prefeito e foi reeleito no pleito deste ano, com 22,2 mil votos (59,45%), para o quadriênio 2021-2024. 

O TRE-AM determinou novas eleições no município no prazo de 20 a 40 dias. Até que as eleições ocorram, o vereador ou vereadora que ocupar a presidência da Câmara Municipal responderá pela Prefeitura de Coari até a posse do eleito em pleito suplementar. Adail Filho pode recorrer da decisão.

Os membros da Corte acompanharam o voto do relator Marco Antônio Pinto da Costa pela cassação do registro de Adail e provimento do recurso eleitoral.

O recurso foi movido pela Coligação Ficha Limpa Coari, do segundo colocado nas urnas Robson Tiradentes (PSC), e por Raione Cabral e contesta a decisão do juiz de Coari Fábio Alfaia, que deferiu o registro de candidatura do prefeito.

Diplomação suspensa

Na quarta-feira, o relator suspendeu a diplomação de Adail, que estava marcada para quinta-feira, por entender que o prefeito eleito poderia ter o registro cassado no julgamento de hoje, o que foi concretizando pela decisão do pleno.

Em novembro, Adail renunciou ao restante do atual mandato alegando a necessidade de se tratar da Covid-19. Na atual legislatura (2017-2020), a Câmara Municipal de Coari é presidida por Jeany Pinheiro (PP), tia de Adail. Nas eleições 2020, ela foi a vereadora mais votada com 1.871 votos.

A Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Coari divuglou nota à imprensa informando que Adail Filho “deve se reunir com os seus advogados, bem como com o seu grupo político para definir quais estratégias irão adotar”.

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021