fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Sobe para 55 o número de casos de rabdomiólise no Amazonas

Desde o dia 1º de setembro, moradores de Itacoatiara, onde se concentra a maioria dos casos, foram orientados a evitar o consumo de alguns peixes.

8 de setembro de 2021

Compartilhe

Mais um caso de rabdomiólise foi notificado à Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) nesta terça-feira (7). Com a nova notificação, realizada pela Secretaria Municipal de Itacoatiara (Semsa/Itacoatiara), o Amazonas passa a registrar 55 casos da síndrome em pessoas que buscaram atendimento médico após a ingestão de peixes.

Dos 55 casos notificados, 37 são de Itacoatiara (sendo um óbito), quatro de Silves, quatro de Borba, três de Manaus, três de Parintins, um de Caapiranga, um de Autazes, um de Maués e um de Manacapuru. Das notificações, três pessoas seguem internadas por rabdomiólise.

O caso notificado, nesta terça, é do sexo masculino, de 19 anos, residente da Vila de Novo Remanso, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). O paciente apresentou dor abdominal, vômito, diarreia e nível de creatinina-fosfoquinase (CPK) alterado, pelo menos, uma hora após ter ingerido peixe. O paciente segue estável, internado em Itacoatiara.

De acordo com a diretora técnica da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a FVS-RCP, em conjunto com a Vigilância Epidemiológica da Semsa/Itacoatiara, segue monitorando todo o cenário de rabdomiólise no Amazonas, incluindo esse novo caso notificado. “Todos os envolvidos no surto estão sendo monitorados e a força-tarefa do Governo do Estado, formada por várias instituições estaduais, estão atuando no acompanhamento do controle da rabdomiólise no Estado”, disse Tatyana.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/FVS-RCP), Liane Souza, aponta que a Vigilância em Saúde do Estado está atenta e coletando todos dados necessários para combater o surto. “Estamos orientando os profissionais de saúde dos municípios, que notificaram casos de rabdomiólise, para que todos os pacientes sejam submetidos às análises epidemiológicas necessárias”, aponta a coordenadora do CIEVS/FVS-RCP.   

Coleta de amostras

Durante força-tarefa do Governo do Estado, do qual a FVS-RCP é integrante, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS-RCP) realizaram coleta de água e de peixes in natura, em Itacoatiara, para análise no laboratório com sede em Manaus.

Comunicados 

Em 1º de setembro, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a FVS-RCP emitiram comunicados aos moradores de Itacoatiara, onde se concentra a maioria dos casos, nos quais restringe o consumo de peixes das espécies pirapitinga, pacu e tambaqui, de origem de pesca de rios e lagos, por um período de 15 dias. Os peixes de outras espécies e aqueles oriundos da piscicultura não estão incluídos na medida.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021