fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Sessões da Aleam seguem sendo encerradas por falta de quórum

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

2 de dezembro de 2020

Compartilhe

Uma grande parcela dos deputados estaduais do Amazonas continua sem entender que uma de suas funções primordiais é participar das sessões na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A sessão desta quarta-feira (2) mais uma vez foi relâmpago. E mais uma vez o motivo do encerramento abrupto foi a ausência do número mínimo de deputados. A sessão durou cerca de 30 minutos e, pela segunda semana consecutiva, os parlamentares deixaram de votar 25 projetos de lei. O presidente da Aleam, deputado estadual Josué Neto (PRTB) encerrou os trabalhos alegando que não havia quórum, ou seja, menos de 13 deputados registraram presença.

___

POUCO CASO

Apenas os deputados Therezinha Ruiz (PSDB), Adjuto Afonso (PDT) , João Luiz (Republicanos), Serafim Corrêa (PSB), Delegado Péricles (PSL) e Álvaro Campêlo (PP) se pronunciaram no pequeno expediente. A continuar nesse ritmo, pode parecer aos cidadãos que os nobres deputados fazem pouco caso da função para a qual foram eleitos. Há meses a situação se repete na Aleam.

___

INCLUÍDO NA LISTA

Muito embora não tenha sido anunciado quando o prefeito eleito David Almeida (Avante) chamou a imprensa para divulgar os nomes dos integrantes de sua comissão de transição, o jornalista Emerson Quaresma foi incluído posteriormente na lista. Quaresma, que também é cotado para ser secretário de Comunicação de David Almeida, foi coordenador de comunicação da campanha de David e tem demonstrado ser um nome de confiança do prefeito eleito.

___

RAIO-X

Espera-se, aliás, que o trabalho da comissão resulte num raio-x da real situação da Prefeitura de Manaus. De acordo com o atual prefeito, Arthur Neto (PSDB), a prefeitura será entregue ao novo prefeito com as contas em dia. Cabe à comissão de transição averiguar e, consequentemente, informar à sociedade se a informação procede.

___

AÇÃO EXTINTA

A juíza da 1ª Zona Eleitoral de Manaus, Margareth Rose Cruz Hoagen declarou extinta a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, sem resolução de mérito, proposta pela coligação Pra Voltar a Acreditar, de Ricardo Nicolau (PSD), por suposto abuso de poder político praticado por David Almeida (Avante) e Marcos Rotta (DEM), pelo governador Wilson Lima (PSC) e pelo titular da Secretaria de Educação do Amazonas, Luís Fabian.

___

PERDEU O INTERESSE

A sentença foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas na edição de terça-feira (1º). A coligação de Nicolau informou à Justiça Eleitoral que não possui mais interesse no processo, requereu a desistência. O Ministério Público Eleitoral manifestou-se pela homologação da desistência, “não tendo motivação para requerer o seguimento do feito”. “Ante o exposto, extingo  o  presente  processo,  sem  resolução  de  mérito,  com  fulcro  no  art.  485, incisos VIII, do CPC”, diz trecho da decisão da juíza data de 27 de novembro.

___

CONSULTA AUTORIZADA

O juiz de Santo Antônio do Içá, Francisco Conceição autorizou que a coligação derrotada nas urnas, Juntos com o Povo Somos Mais Fortes, a acessar cópia do relatório final de apuração de votos e todos os cadernos de votações eleitorais no município. De acordo a decisão, a consulta deve ser presencial no cartório eleitoral na presença de servidores da Justiça Eleitoral. O candidato da coligação, Antunes (PSC) ficou em segundo lugar na disputa com 5.110 votos. Walder Costa, Ceceu, do Republicanos, venceu com 7.576 votos.

___

CONTRA O REAJUSTE

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Amazonas (OAB/AM), por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, começou a preparar uma Ação Civil Pública com o objetivo de suspender o reajuste da tarifa de energia elétrica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que decidiu suspender a manutenção das bandeiras verdes.

Leia mais Dia a Dia

Serviços do TJAM são transferidos para home office após tremor em prédio

Por precaução, a equipe da Secretaria de Infraestrutura do TJAM foi acionada para avaliações pertinentes, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

26 de maio de 2022

Amazonas confirma primeiro caso de sarampo em criança de Manacapuru

Criança de 1 ano de idade, moradora de Manacapuru – que não tem histórico de tomar a tríplice vacina – contraiu o sarampo e está sendo acompanhada pela FVS.

26 de maio de 2022

Animação reforça campanha de combate ao abuso sexual infantil virtual

A animação traz mensagens sobre o acesso precoce à tecnologia, cuidado com o compartilhamento de imagens e informações pessoais, grooming e outros.

26 de maio de 2022

Projeto para estimular estudos epidemiológicos é debatido em Manaus

Amazonas tem a maior taxa de incidência de tuberculose do país com 64,8 casos por 100 mil habitantes em 2020, segundo dados do Ministério da Saúde.

26 de maio de 2022

OAB-AM e Seap realizam audiência pública nesta quinta-feira em Manaus

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) irão tratar sobre as solicitações dos advogados criminalistas.

26 de maio de 2022

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022