fbpx

sábado, 22 de janeiro de 2022

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

Compartilhe

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem (Foto: Divulgação)

Encerrando a programação do Novembro Azul, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, no sábado (27), intensificação para rastreio do câncer de próstata e ações de prevenção à saúde do homem em Manaus. Cerca de 100 homens entre 50 e 70 anos de idade, que aguardavam pelos exames de toque retal e de Antígeno Prostático Específico (PSA) no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), foram atendidos na Carreta do Homem, localizada no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, zona Oeste.

“Estamos encerrando hoje a intensificação dos atendimentos para rastreio do câncer de próstata em alusão ao Novembro Azul. O importante é que vocês não esqueçam de que o câncer de próstata é uma doença séria, que pode se tornar grave e levar à óbito, e é silenciosa. É muito importante acabar com o preconceito porque o exame de próstata realizado uma vez ao ano pode salvar a sua vida”, afirmou Anoar Samad, secretário de estado de saúde e urologista

O agrimensor Ricardo Ninuma, de 59 anos, participou dos atendimentos e contou que ficou impressionado com a quantidade de homens no local. Para ele, a adesão do público masculino é um avanço na luta contra o preconceito que envolve a realização do exame de próstata.

“Fiquei feliz pelo número de pessoas que vieram aqui. Muito importante que cada um deles incentive o vizinho ou o tio a cuidar da saúde. Estou muito feliz pela iniciativa, fiz o meu exame, leva menos de 15 segundos e deu negativo. Vou repetir todos os anos esse exame importante e espero que a secretaria continue com esse trabalho”, disse.

Os pacientes que tiverem o diagnóstico sugestivo para câncer de próstata terão o agendamento da biópsia, inserido no Sisreg, para realização do procedimento no Hospital Delphina Aziz, sendo garantido o atendimento, do diagnóstico ao tratamento da doença, em toda a sua linha de cuidado.

Também foram realizadas ações integrais voltadas à saúde do homem, como identificação de comorbidades com a aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional, atendimento de apoio psicológico, orientações para prática de atividade física, vacinação com a primeira e segunda doses da vacina contra Covid-19 e dose de reforço, além de informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

Atendimento

Todos os homens que buscaram atendimento na Carreta do Homem terão os agendamentos efetuados na rede estadual de saúde. O Amazonas deve registrar 480 novos casos de câncer de próstata em 2021, conforme estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

A recomendação aos homens é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação médica e obter encaminhamentos para realização dos exames de rastreio e para consulta com urologista.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos neste sábado

Código de Trânsito completa 24 anos neste sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

22 de janeiro de 2022

Veterinário orienta donos sobre cuidados com pets no ‘inverno amazônico’

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais para passar pela temporada de aumento das chuvas e umidade relativa do ar de forma saudável.

22 de janeiro de 2022

Governo suspende atendimento presencial na sede do Sine AM

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (24), e vai até a sexta-feira (29). Decisão é é para resguardar a saúde dos servidores e das pessoas que frequentam o local.

22 de janeiro de 2022

Pontos de vacinação de Manaus terão atendimentos neste sábado

Campanha atende ao público de 12 anos e mais em oito pontos. Em todos estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira doses, e a quarta dose para imunosuprimidos.

22 de janeiro de 2022

ONG oferece atendimento psicológico gratuito para a população no AM

ONG realiza a partir desta segunda-feira (24) atendimento psicológico gratuito para todas as pessoas, crianças e deficientes auditivos em Manaus e cidades do interior do AM.

22 de janeiro de 2022

Iranduba ganha dois centros de testagem de Covid-19 a partir deste sábado

Os centros serão instalados na UBS Dr. Lourenço Borghi, localizada na travessa Juruá, no Centro do município, e na UBS Vitória Paz, localizada no distrito de Cacau Pirêra.

21 de janeiro de 2022

De 57 mil testes realizados em Manaus, quase 30 mil detectaram Covid-19

Os dados correspondem ao período de 3 a 20 de janeiro de exames de covid realizados nos centros de testagem do Studio 5 e do Vasco Vasques.

21 de janeiro de 2022

Nível do rio Negro volta a baixar pelo segundo dia seguido, em Manaus

Em 2022, o rio Negro baixou seis centímetros nas últimas 48 horas. A primeira vez que o nível do rio Negro baixou em 2021, no ano da cheia recorde, foi no dia 16 de de junho.

21 de janeiro de 2022