fbpx

domingo, 05 de dezembro de 2021

SES-AM monta estrutura de saúde para a Live Parintins 2021

O posto serve de triagem para o Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AME), localizado ao lado do Bumbódromo, e os hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo.

26 de junho de 2021

Compartilhe

Unidade conta com uma médica, seis enfermeiras e quatro técnicos de enfermagem (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) montou um posto médico no Centro Cultural de Parintins (Bumbódromo), para Live Parintins 2021, que acontece neste sábado (26). O posto serve de triagem para o Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AME), localizado ao lado do Bumbódromo, e os hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo, em caso de ocorrência mais grave.

O posto médico vai atuar nas áreas de urgência e emergência, no município, durante a live. A unidade conta com uma médica, seis enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem e seis servidores administrativos.

A estrutura permite que os profissionais realizem o primeiro atendimento clínico e de enfermagem, com o objetivo de estabilizar quadros de urgência e emergência, além de toda a medicação básica preconizada pelos protocolos de urgência e emergência.

“Nossa equipe de saúde está preparada para prestar os primeiros atendimentos ainda no Bumbódromo e, se houver necessidade de cuidados de maior complexidade, os pacientes serão encaminhados para os hospitais do município”, explicou o secretário executivo de assistência do interior, Cassio Espírito Santo.

Fluxo de atendimento

O fluxo de atendimento médico na área do Bumbódromo funcionará da seguinte forma: ao ser identificada a ocorrência, o usuário do serviço será conduzido por bombeiros até o posto médico.

Dependendo da gravidade do caso, o quadro do paciente é estabilizado no próprio posto médico, e em seguida ele é encaminhado para a observação no Ambulatório Municipal de Especialidades Médicas (AME), até a alta. Se o caso exigir um atendimento de maior complexidade, o paciente será encaminhado para os dois hospitais do município que funcionam como retaguarda: Jofre Cohen e Padre Colombo.

Para realizar a remoção de pacientes até os dois hospitais de retaguarda, uma ambulância ficará baseada no Bumbódromo, com rota de fuga previamente definida pelas equipes de segurança que atuam no local.

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

RealTime1 mostra o drama do garimpo no rio Madeira, no Amazonas

O jornalista Caio Fonseca, enviado especial do RealTime1 à região de garimpo no rio Madeira, acompanhou de perto as famílias que dependem da atividade para sobreviver.

4 de dezembro de 2021

Cenário epidemiológico aponta queda nas notificações de rabdomiólise

Doença causada, ao que parece, pela ingestão de peixes contaminados, segue monitorada pelas autoridades sanitárias do Estado.

4 de dezembro de 2021

Prefeitura abre processo seletivo para cursos de empreendedorismo

Serão duas mil vagas em cursos de capacitação empreendedora promovidos pela Semtepi e o Instituto Visão Amazônica.

4 de dezembro de 2021

Moradores na comunidade da Sharp são orientados sobre o Prosamin+

A entrega dos certificados começa na segunda-feira (6) aos primeiros 427 imóveis cujas famílias cadastradas serão reassentadas antes do início das obras no local.

4 de dezembro de 2021

Hospital 28 de Agosto nega aumento de internações por Covid-19 no AM

Diretora da unidade divulgou vídeo nesta sexta-feira (3) para desmentir lotação na sala rosa, instalada na unidade para casos confirmados de Covid-19.

3 de dezembro de 2021

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 terá 20 pontos em Manaus neste sábado

Toda a lista de postos de vacinação fica disponível no site da Semsa. A população pode verificar as datas para aplicação de 2ª ou 3ª dose no Imuniza Manaus.

3 de dezembro de 2021

Vacinas agem contra covid grave, mesmo com chegada de nova variante

Richard Lessels, especialista em doenças infectocontagiosas, diz que vacinas são a ferramenta que pode evitar a doença grave e a hospitalização.

3 de dezembro de 2021