fbpx

segunda, 29 de novembro de 2021

SES-AM capacita servidores para implantação do sistema de gestão de óbitos

A ferramenta de modernização está inserida na política de humanização da SES-AM, do Programa Saúde Amazonas, com o acolhimento adequado aos familiares de pacientes.

30 de maio de 2021

Compartilhe

O treinamento será realizado, neste primeiro momento com profissionais dos hospitais e prontos-socorros e das maternidades (Foto: Reprodução)

Servidores dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) e das maternidades da rede estadual de saúde participarão de treinamento para implantação do sistema de gestão de óbitos na próxima terça-feira (01), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A ferramenta de modernização está inserida na política de humanização da SES-AM, do Programa Saúde Amazonas, com o acolhimento adequado aos familiares de pacientes.

“A ferramenta faz parte de um conjunto de estratégias que vêm sendo construídas pela gerência de humanização que possibilitem melhorar os processos de trabalho das equipes de saúde e, assim, ofertar um atendimento mais acolhedor, resolutivo e organizado para os nossos usuários”, disse a gerente de humanização da SES-AM, Ana Karla Pimenta.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Executiva Adjunta da Tecnologia da Informação (Seati) da SES-AM, em parceria com a gerência de humanização da secretaria, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) dos hospitais, e irá agilizar o processo para liberação de corpo e melhorar o fluxo nos necrotérios das unidades de saúde da rede.

A subcoordenadora de projetos sociais da UGPE, Viviane Dutra, integrou a equipe de profissionais responsáveis pelo acolhimento e orientação das famílias de pacientes internados em tratamento da Covid-19 e explicou que a ferramenta de gestão atende demanda das unidades, registrada durante a primeira e segunda alça epidêmica da doença, e organiza o fluxo desde a ocorrência do óbito até o sepultamento.

Sobre o treinamento

A capacitação para utilização do obituário eletrônico será realizada com as equipes de serviço social, psicologia e enfermagem dos HPS Adulto e Infantil e sete das maternidades da rede.

“De início será implantado nas unidades de urgência e emergência e na rede de maternidade. O treinamento irá capacitar os técnicos que atuam nesta atividade para que possam começar o uso da ferramenta. Conforme o uso for sendo efetivado, vamos ampliar para toda a rede estadual de saúde”, finalizou Dutra.

Com informações da Assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021

Estudantes de Manaus participam de Festival de Futebol Feminino da CBF

120 meninas estudantes da rede estadual de ensino e 80 estudantes da rede municipal de Manaus, participarão de jogos e seminários promovidos pela CBF.

28 de novembro de 2021

Balsas usadas no garimpo ilegal foram incendiadas neste sábado

A operação contou com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e da Marinha do Brasil.

27 de novembro de 2021

SES encerra Novembro Azul com ações de prevenção à saúde do homem

Cerca de 100 homens na faixa dos 50 aos 70 anos de idade, que aguardavam por exames, foram atendidos na Carreta do Homem, marcando encerramento do Novembro Azul.

27 de novembro de 2021

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021