fbpx

domingo, 17 de outubro de 2021

SES-AM capacita servidores para implantação do sistema de gestão de óbitos

A ferramenta de modernização está inserida na política de humanização da SES-AM, do Programa Saúde Amazonas, com o acolhimento adequado aos familiares de pacientes.

30 de maio de 2021

Compartilhe

O treinamento será realizado, neste primeiro momento com profissionais dos hospitais e prontos-socorros e das maternidades (Foto: Reprodução)

Servidores dos Hospitais e Prontos-Socorros (HPS) e das maternidades da rede estadual de saúde participarão de treinamento para implantação do sistema de gestão de óbitos na próxima terça-feira (01), no auditório da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

A ferramenta de modernização está inserida na política de humanização da SES-AM, do Programa Saúde Amazonas, com o acolhimento adequado aos familiares de pacientes.

“A ferramenta faz parte de um conjunto de estratégias que vêm sendo construídas pela gerência de humanização que possibilitem melhorar os processos de trabalho das equipes de saúde e, assim, ofertar um atendimento mais acolhedor, resolutivo e organizado para os nossos usuários”, disse a gerente de humanização da SES-AM, Ana Karla Pimenta.

O sistema foi desenvolvido pela Secretaria Executiva Adjunta da Tecnologia da Informação (Seati) da SES-AM, em parceria com a gerência de humanização da secretaria, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) dos hospitais, e irá agilizar o processo para liberação de corpo e melhorar o fluxo nos necrotérios das unidades de saúde da rede.

A subcoordenadora de projetos sociais da UGPE, Viviane Dutra, integrou a equipe de profissionais responsáveis pelo acolhimento e orientação das famílias de pacientes internados em tratamento da Covid-19 e explicou que a ferramenta de gestão atende demanda das unidades, registrada durante a primeira e segunda alça epidêmica da doença, e organiza o fluxo desde a ocorrência do óbito até o sepultamento.

Sobre o treinamento

A capacitação para utilização do obituário eletrônico será realizada com as equipes de serviço social, psicologia e enfermagem dos HPS Adulto e Infantil e sete das maternidades da rede.

“De início será implantado nas unidades de urgência e emergência e na rede de maternidade. O treinamento irá capacitar os técnicos que atuam nesta atividade para que possam começar o uso da ferramenta. Conforme o uso for sendo efetivado, vamos ampliar para toda a rede estadual de saúde”, finalizou Dutra.

Com informações da Assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Pais atenderam ao ‘Dia D’ e movimentaram salas de vacinação

A campanha, coordenada pela Semsa, iniciou no dia 1º se estenderá até o dia 29 de outubro com a oferta de 18 imunizantes diferentes.

16 de outubro de 2021

‘Prato do Povo’ atenderá moradores do Viver Melhor

As refeições, servidas em buffet, são comercializadas pelo valor de R$1 e apresentam o devido acompanhamento nutricional.

16 de outubro de 2021

Wilson Lima distribui mais de quatro toneladas de pescado em ação

Durante a sexta edição do programa Peixe no Prato Solidário foram distribuídas mais de quatro toneladas de pescado e uma tonelada de farinha.

16 de outubro de 2021

Shopping Ponta Negra promove palestras sobre saúde da mulher

Programação contará com palestras para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

16 de outubro de 2021

Sistema previdenciário municipal mantém certificação em nível máximo

Entre os requisitos avaliados estiveram três pilares: controle interno, governança corporativa e dimensões da educação previdenciária.

16 de outubro de 2021

Trânsito: confira o que muda para jogo entre Manaus FC e Ypiranga

O IMMU interditará a avenida Constantino Nery sentido bairro/centro a partir de 11h. No sentido centro/bairro, os ônibus e veículos poderão circular normalmente.

16 de outubro de 2021

Postos de vacinação contra a Covid-19 não funcionam neste sábado

A suspensão da imunização contra a Covid-19 neste sábado visa evitar aglomerações nas salas de vacina que atuam no Dia “D” da campanha de multivacinação.

15 de outubro de 2021

Sete servidores aprovados no concurso público do TCE tomam posse

A posse dos novos servidores acontece oito dias após a nomeação de 20 candidatos aprovados no concurso público, fase anterior à posse.

15 de outubro de 2021