fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Secretária e dono de supermercado entre os presos pela ação da PF

A operação Sangria, deflagrada nesta terça pela PF chegou resultou na prisão temporária de oito pessoas. STJ não considerou necessária a prisão do governador Wilson Lima.

30 de junho de 2020

Compartilhe

Simone Papaiz encabeça a lista dos presos temporários

A operação Sangria deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira chegou a 14 endereços na cidade na manhã desta terça-feira e resultou na prisão temporária de oito pessoas.

Determinada pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a operação causou ainda o bloqueio de bens no valor R$ 2,9 milhões de 13 pessoas físicas e jurídicas.

O STJ, no entanto, não considerou necessária a emissão de mandado de prisão para o governador Wilson Lima. Segundo o ministro Falcão “não se justifica a imprescindibilidade da decretação da extraordinária medida cautelar de privação de liberdade do chefe do Executivo estadual ao menos neste momento”.

A investigação apura irregularidades na compra de respiradores e a suspeita de má utilização de recursos públicos destinados a combater da pandemia a Covid-19.

São apuradas, ainda, suspeitas de prática de peculato, delitos da lei de licitações, organização criminosamente, lavagem de dinheiro, e crimes contra o sistema financeiro.

Os presos:

Simone Araújo de Oliveira Papaiz – Paulista, biomédica e secretária de Estado de Saúde desde o dia 8 de abril, quando foi apresentada pelo Governador como especialista em gestão hospitalar.

João Paulo Marques dos Santos – Graduado em direito e mestre em Fundação Social pela Faculdade Autônoma de Direito, ocupou temporariamente o cargo de secretário adjunto da Susam.

Perseverando da Trindade Garcia Filho – Graduado em Estatística pela Ufam e Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo, era secretário executivo adjunto da saúde.

Alcineide Figueiredo Pinheiro – Amazonense, ocupava o cargo de gerente de compras da Secretaria de Estado da Saúde.

Fábio José Antunes Passos – Conhecido sommelier e proprietário da empresa FJAP & Cia, que controla a casa de vinhos que forneceu os respiradores ao Governo do Estado.

Cristiano da Silva Cordeiro – Proprietário da rede de supermercados Big Amigão. Mas, segundo as investigações, teria emprestado o dinheiro para a compra dos respiradores revendidos à Susam.

Luciane Zuffo Vargas de Andrade – Empresária e proprietária da empresa Sonar, que teria vendido os respiradores para a FJAP.

Renata de Cássia Dias Mansur Silva – Sócia de Luciane na empresa Sonoar.

Além deles, a PF cumpriu 20 mandados de busca e apreensão. Foram em vários endereços, entre eles na sede do Governo e na casa do governador Wilson Lima.

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021