fbpx

sábado, 27 de novembro de 2021

Saída da Petrobras do Amazonas repercute entre políticos

O anúncio de venda total das concessões da Petrobras do Amazonas foi amplamente repercutido no cenário político amazonense. Descontinuidade da exploração é um dos temores.

28 de junho de 2020

Compartilhe

O comunicado de venda foi feito por meio de nota, divulgada nessa sexta-feira, (26/6) - Foto: Marcio Rodrigues / Veja

O anúncio de venda total das concessões da Petrobras do Amazonas foi amplamente repercutido no cenário político amazonense. Governador, senadores, prefeito e deputados se posicionaram a respeito.

O comunicado de venda foi feito por meio de nota, divulgada nessa sexta-feira, (26/6), no site da empresa.

O governador Wilson Lima (PSC), disse que entende a venda das concessões como estratégia da companhia para investir na produção de outras reservas. Todavia, defende que a transição no processo de venda do campo petrolífero de Urucu garanta investimentos.

“A preocupação que nós temos é a de que não haja descontinuidade da exploração. Estamos pleiteando junto ao Ministério das Minas e Energia o compromisso de que a Petrobrás mantenha os investimentos e a produção durante processo de transição para o novo investidor que vai assumir as operações no campo de Urucu”, disse.

“É muito grave para o Amazonas uma saída dessas em meio a uma economia enfraquecida pela qual estamos passando”, disse o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao analisar as consequências da possível retirada da Petrobras de terras do Amazonas.

Bancada amazonense

O senador Omar Aziz (PSD), publicou um vídeo em suas redes sociais, afirmando que não é somente no Amazonas que a empresa pretende se desfazer de campos de exploração de petróleo. Para ele, a bancada amazonense precisa estar atenta.

“Nosso papel é não permitir a solução de continuidade. A Petrobras precisa entender que não pode fechar os postos para só então vender, mas tem que haver uma transição, senão trabalhadores serão demitidos e teremos uma perda de arrecadação muito grande”, comentou.

Da mesma forma, para o senador Eduardo Braga (MDB) a empresa está em um processo de “desinvestimento” no Amazonas.

“Já vendeu a operação do gasoduto que, hoje, é de uma empresa francesa. Está vendendo a refinaria Isaac Sabá, que é um patrimônio para a economia. E, agora, anuncia que está vendendo toda a bacia produtiva gasífica do estado do Amazonas”, disse.

Conforme Braga, faz 10 anos que a empresa não investe na região e que o estado perdeu o protagonismo da Petrobras. Portanto, nesse momento, é necessário ir atrás de novos investidores que tenham responsabilidade ambiental e social.

Para o deputado federal Serafim Corrêa (PSB), o Governo tem sua parcela de responsabilidade pela saída da empresa, pelo tratamento “hostil”. O deputado acredita que, nesse momento, é necessário que o Estado converse para que a Petrobras não deixe o Amazonas.

“A Petrobras é a maior empresa da América Latina e ela sair daqui agora, vai significar algo muito ruim para a nossa economia”, avaliou.

Leis mais:

Leia mais Dia a Dia

‘Paredão’ foi responsável por 58% das apreensões de veículos roubados

Balanço do primeiro mês de operação do cerco Paredão mostra que 145 veículos foram recuperados ou apreendidos; desses, 85 com a ajuda do cerco eletrônico.

27 de novembro de 2021

Vacina Premiada divulga resultado para três eventos do fim de semana

Mais de 300 ingressos foram sorteados entre participantes com as duas doses da vacina contra Covid-19. Retirada pode ser feita neste sábado na Copacabana Chopperia.

27 de novembro de 2021

Grace Benayon recebe homenagem da OAB-AM por sua atuação na pandemia

Grace Benayon atuou pessoalmente para dar assistência aos advogados e aos seus familiares durante todo o período de alta da pandemia no Amazonas.

26 de novembro de 2021

Fcecon alerta sobre prevenção no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

Evento do Fcecon, no Centro, chamou a atenção para os benefícios de levar uma vida saudável para evitar o câncer. Obesidade e o uso de tabaco são fatores de risco.

26 de novembro de 2021

Pacientes do ‘Pé Diabético’ recebem orientações sobre prevenção e controle

Neste ano, as altas do processo de cicatrização totalizam 148, representando a resolutividade no tratamento dos pacientes na unidade.

26 de novembro de 2021

Pfizer será testada contra nova variante identificada na África do Sul

A Pfizer e a BioNTech tem se preparado para adaptar seu imunizante em menos de seis semanas caso apareça uma variante resistente ao produto.

26 de novembro de 2021

Garimpeiros falam em armar tocaia contra a polícia no rio Madeira

O delegado da PF, Alexandre Saraiva, disse que melhor estratégia para impedir avanço das balsas de garimpo ilegal seria o corte de suprimentos usados pelos equipamentos.

26 de novembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,09m nos últimos 20 dias de novembro

O rio não para de subir. Nos últimos quatro dias o nível do rio Negro subiu 36 centímetros. Hoje, o volume é de 20,53 metros, 3,28m acima do registrado em novembro de 2020.

25 de novembro de 2021