fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Saiba as mudanças no emplacamento de veículos no AM e evite contratempos

O objetivo da mudança é atender a questões de segurança, mas também se adequar aos acordos firmados entre o Brasil e o bloco econômico que reúne países sul-americanos.

26 de agosto de 2021

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) orienta os condutores sobre as situações em que se faz necessária a mudança de placas em diversas categorias de veículos. O objetivo da mudança é atender a questões de segurança, mas também se adequar aos acordos firmados entre o Brasil e o bloco econômico que reúne países sul-americanos, o Mercosul.

De acordo com a gerente de veículos do Detran-AM, Eliane de Freitas Pereira, a mudança nas placas aconteceu com a implantação da Placa Mercosul, no dia 10 de dezembro de 2018, com a Resolução 780/19, que definiu o novo sistema de Placas de Identificação Veicular (PIV) e, desde que entrou em vigor no Amazonas, está disponível para todos os serviços.

“Com o início desse novo modelo, é possível aplicá-lo para todos os serviços como emplacamento de veículos novos, transferência de jurisdição, mudança de categoria, mudança de município, caso de danos, furto ou roubo da placa. Esse serviço se tornou obrigatório”, explica Eliane de Freitas.

Proprietério pode adotar novo sistema de emplacamento

Mesmo que o veículo não se enquadre nessas condições, o proprietário pode adotar o novo sistema de emplacamento. Em casos de transferência de propriedade ou transferência dentro de um mesmo município, a resolução é opcional.

De acordo com o Denatran, os proprietários de veículos não têm prazo para fazer essa mudança, inclusive, a placa antiga segue valendo até final de sua vida útil.

Outro ponto interessante é que quando a categoria do veículo mudar, o que muda não é mais a cor de fundo, mas sim a cor das letras. Para carros particulares, é utilizada a cor preta, para veículos comerciais, táxis ou veículos de autoescola, por exemplo, utiliza-se a cor vermelha. O dourado indica carros diplomáticos, azul é para carros oficiais e o verde para veículos de teste.

Mudança de placa 

De acordo com o Detran-AM, o interessado em realizar o emplacamento deve realizar os procedimentos de emissão do CRV descritos no site www.detran.am.gov.br.

Em seguida, deve procurar uma das empresas estampadoras credenciadas pelo órgão e realizar a aquisição da respectiva placa, bem como do serviço de fixação, que será realizado pela mesma empresa estampadora credenciada.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021