fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Rodoviária de Manaus passa a fazer testagem de Covid em passageiros

Passageiros que testam positivo para a doença são rastreados e fazem o teste RT-PCR para investigar a variante do vírus em circulação.

8 de julho de 2021

Compartilhe

Testes não são obrigatórios, mas são gratuitos (Foto: Divulgação)

A Rodoviária de Manaus recebe, a partir de hoje (8), a operação de testagens de detecção para Covid-19 pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os passageiros recém-chegados à capital são convidados a realizar, voluntariamente e gratuitamente, exames RT-PCR e teste de antígeno.

Esse é o terceiro ponto de testagem de passageiros em Manaus. A operação conta com bases de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Porto de Manaus.

As testagens constituem a Vigilância Genômica do Amazonas, ferramenta para análise do cenário epidemiológico de Covid-19 no estado, incluindo o monitoramento de amostras para detectar variantes do vírus.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, o novo ponto fortalece a operação de testagens e oportuniza o monitoramento de passageiros, que transitam vindos dos municípios do interior do Estado e até de outros estados.

“O novo coronavírus permanece circulando em todo o país e as testagens são ferramentas importantes para identificar os casos, isolá-los e evitar a disseminação da Covid-19”, afirma.

A coordenadora da operação de testagens e gerente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-RCP), enfermeira Evelyn César, explica que, caso um exame apresente resultado positivo, a amostra nasofaríngea segue para sequenciamento genético, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), para identificar o tipo de variante do vírus.

“Quando as pessoas desembarcam, é ofertado o teste. É feita uma breve triagem, a gente faz a aplicação do teste e o resultado sai em 15 minutos. Se for positivo, a gente orienta o isolamento domiciliar, pega número de telefone de contatos que ele teve recente e rastreia os contatos que vieram no mesmo ônibus”, explica a enfermeira.

A professora Léa Duarte, que estava chegando de Boa Vista (RR) e desembarcou nesta quinta-feira em Manaus para uma viagem a trabalho, afirmou que a realização do exame é muito importante para ela e para os moradores locais.

“Esse exame está me trazendo bastante segurança, é muito importante a gente sair de um estado para o outro e já ser recepcionado com o teste. Até mesmo um cuidado especial para o povo amazonense, porque além de contribuir com a minha saúde, também vou contribuir com eles”, afirma a professora.

Integração

A operação de testagens na rodoviária é realizada em parceria com a secretaria municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E as coletas são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021