fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Rodoviária de Manaus passa a fazer testagem de Covid em passageiros

Passageiros que testam positivo para a doença são rastreados e fazem o teste RT-PCR para investigar a variante do vírus em circulação.

8 de julho de 2021

Compartilhe

Testes não são obrigatórios, mas são gratuitos (Foto: Divulgação)

A Rodoviária de Manaus recebe, a partir de hoje (8), a operação de testagens de detecção para Covid-19 pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os passageiros recém-chegados à capital são convidados a realizar, voluntariamente e gratuitamente, exames RT-PCR e teste de antígeno.

Esse é o terceiro ponto de testagem de passageiros em Manaus. A operação conta com bases de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Porto de Manaus.

As testagens constituem a Vigilância Genômica do Amazonas, ferramenta para análise do cenário epidemiológico de Covid-19 no estado, incluindo o monitoramento de amostras para detectar variantes do vírus.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, o novo ponto fortalece a operação de testagens e oportuniza o monitoramento de passageiros, que transitam vindos dos municípios do interior do Estado e até de outros estados.

“O novo coronavírus permanece circulando em todo o país e as testagens são ferramentas importantes para identificar os casos, isolá-los e evitar a disseminação da Covid-19”, afirma.

A coordenadora da operação de testagens e gerente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-RCP), enfermeira Evelyn César, explica que, caso um exame apresente resultado positivo, a amostra nasofaríngea segue para sequenciamento genético, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), para identificar o tipo de variante do vírus.

“Quando as pessoas desembarcam, é ofertado o teste. É feita uma breve triagem, a gente faz a aplicação do teste e o resultado sai em 15 minutos. Se for positivo, a gente orienta o isolamento domiciliar, pega número de telefone de contatos que ele teve recente e rastreia os contatos que vieram no mesmo ônibus”, explica a enfermeira.

A professora Léa Duarte, que estava chegando de Boa Vista (RR) e desembarcou nesta quinta-feira em Manaus para uma viagem a trabalho, afirmou que a realização do exame é muito importante para ela e para os moradores locais.

“Esse exame está me trazendo bastante segurança, é muito importante a gente sair de um estado para o outro e já ser recepcionado com o teste. Até mesmo um cuidado especial para o povo amazonense, porque além de contribuir com a minha saúde, também vou contribuir com eles”, afirma a professora.

Integração

A operação de testagens na rodoviária é realizada em parceria com a secretaria municipal de Saúde (Semsa-Manaus) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E as coletas são analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS).

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021