fbpx

sexta, 30 de julho de 2021

Representantes de Rondônia conhecem modelo de gestão penitenciária do AM

O grupo cumpre agenda de visitas institucionais ao sistema prisional do Amazonas e veio ver de perto o modelo de gestão compartilhada, realizado no Amazonas.

13 de maio de 2021

Compartilhe

A comitiva visitou os Centros de Detenção Provisória de Manaus I e II (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima recebeu, nesta quinta-feira (13), uma comitiva vinda do estado de Rondônia, composta por representantes da Assembleia Legislativa (ALE-RO), Ministério Público (MPRO) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO).

O grupo cumpre agenda de visitas institucionais ao sistema prisional do Amazonas e veio ver de perto o modelo de gestão compartilhada, realizado nas unidades prisionais do estado.

A comitiva é formada pelos deputados estaduais de Rondônia Anderson Pereira (PROS) e Alex Silva (Republicanos); a promotora de justiça, Laíla de Oliveira Cunha; e o conselheiro do TCE-RO, Benedito Antônio Alves.

Eles conheceram as ações do Estado para a gestão do sistema carcerário. O objetivo é adaptar algumas das ações e implantar no sistema de Rondônia.

“Com o sistema penitenciário você precisa estar atento o tempo todo. E logo que assumimos o governo, uma das primeiras coisas que a gente criou, em 2019, foi o Grupo de Intervenção Penitenciária, o GIP”, destacou o governador durante a reunião.

O GIP é responsável pelas ações de vigilância interna das unidades prisionais e tem como principal função garantir a ordem e segurança no ambiente prisional, tanto para servidores, agentes e internos. O grupo atua em situações de revista, fuga e rebeliões; e desempenha ações de vigilância interna das unidades prisionais em pavilhões, quadras de esporte e celas.

A comitiva visitou os Centros de Detenção Provisória de Manaus I e II (CDPM 1 e 2) para conhecer a parte prática dos avanços alcançados, em pouco mais de dois anos. O grupo conheceu a tecnologia na segurança das cadeias, como o bodyscan de última geração, drones, sensores de ruídos, câmeras flickers e etc.

Com informações da assessoria

Leia mais:

Leia mais Dia a Dia

Pacientes com sequelas da hanseníase ganham sapatos adaptados no AM

A Fundação Alfredo da Matta vai iniciar a entrega dos calçados adaptados e personalizados na próxima semana; ação vai alcançar 300 pessoas.

29 de julho de 2021

Detentos confeccionam brinquedos para doação para reduzir pena

O acervo já conta com mais de 100 peças, entre elas carrinhos, caminhões, aviões, helicópteros, barcos, banquinhos e berços que serão levados ao abrigo Monte Salém.

29 de julho de 2021

Municípios do Amazonas recebem atividades de educação ambiental

Ações fazem parte da campanha Floresta Faz a Diferença, com foco na prevenção de queimadas, e acontecem em cinco cidades do estado.

29 de julho de 2021

Em Manaus, enfermeiros do SUS participam de cursos de suporte à vida

A capacitação ocorreu por meio de uma parceria entre a Associação Segeam e o Centro de Treinamento Berkeley, com sede no RJ.

29 de julho de 2021

Cadastro para habitação está suspenso e Prefeitura alerta sobre golpe

Criminosos anunciam em sites de compra e venda na Internet apartamentos financiados pela Caixa Econômica Federal e entregues pela Prefeitura de Manaus.

29 de julho de 2021

Mutirão atende famílias de PcDs neste sábado; veja lista dos serviços oferecidos

Ação ocorre das 8h ao meio-dia no Núcleo PcD da Sejusc, localizado no bairro Adrianópolis, oferecendo serviços como inclusão na Tarifa Social da Amazonas Energia.

28 de julho de 2021

Especialização para motorista de ambulância ganha nova turma

Curso do Detran-AM abrange aulas teóricas e práticas com questões relativas a primeiros socorros, cuidados especiais, relacionamento interpessoal, etc.

28 de julho de 2021

Ministério homologa tombamento do Centro Histórico de Manaus

O espaço abrange uma área entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, de forma a manter aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas.

28 de julho de 2021