fbpx

domingo, 24 de outubro de 2021

Projetos de potencial agrícola beneficiam produtores de Codajás

Projetos prioritários do açaí e da banana em Codajás já atenderam 105 produtores. A expectativa da Idam é atender até ano que vem, 230 produtores.

30 de novembro de 2020

Compartilhe

Cursos de capacitação serão ofertados para aperfeiçoamento de técnicas de plantio e tecnologias. (Foto: Divulgação)

A unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) do município de Codajás atendeu 105 produtores através dos Projetos Prioritários do Açaí e da Banana.

Além disso, cursos de capacitação e palestras de unidades demonstrativas estão sendo implantados para que o agricultor familiar possa aperfeiçoar suas técnicas de plantio e tecnologias.

Os projetos auxiliam os produtores do município desde 2019. Vale destacar que, de janeiro até este mês de novembro, a unidade local do Idam, em Codajás, atendeu e assistiu 1.237 agricultores familiares e produtores rurais.

Expectativas

De acordo com a gerente da unidade local do Idam de Codajás, Valderline de Souza, o Projeto Prioritário do Açaí iniciou com 20 agricultores e, hoje, beneficia 85.

“A expectativa é atender, até o ano que vem, 230 produtores. Atualmente, atendemos 20 pessoas no Projeto Prioritário da Banana onde foi realizado um curso ministrado pelo agrônomo do Idam central, Selmo Andrade”, contou.

Processo de seleção

O processo de seleção dos projetos prioritários do município foi feito através do potencial agrícola existente no mercado do município. Os produtores que participam são das comunidades de Urucuri, Salsa, Muritiba, Formoso e a sede do município.

A gerente diz ainda que, “o papel do Idam é fundamental para que os agricultores familiares, envolvidos no processo, tenham um ótimo resultado de plantio e colheita para ter um bom rendimento do seu cultivo e melhorar sua vida no campo, onde a importância desses projetos é desenvolver cada vez mais essas cadeias que se destacam no mercado do município”.

Cursos

Em Codajás, além do açaí e da banana, existem mais três projetos prioritários: o de fibras, madeira e pesca. Por meio deles, são realizados cursos de capacitação, bem como palestras voltadas a cada área, as quais acontecem duas vezes por mês. Os cursos e as palestras estão sendo realizadas no auditório da Escola Municipal Maria Braga.

O último curso ministrado foi o de Boas Práticas Agrícolas para o Cultivo da Banana, que aconteceu no período de 22 a 25 de setembro. “Ainda há um curso do projeto prioritário de pesca que está marcado para acontecer de 2 a 6 de dezembro. Este ano, em Codajás, tivemos três capacitações desse projeto”, informou Valderline de Souza.

PAA

Dos produtores inscritos nos projetos prioritários de Codajás, cinco deles foram aprovados para comercializar seus produtos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e eles fazem parte dos projetos de açaí, banana e pesca. Na próxima quarta-feira (02/12), a unidade estará entregando os produtos agrícolas.

A gerente explica ainda que, dos produtores que participam desse projeto, buscou-se priorizar os que estão registrados no Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), sendo que 25 cadastros foram analisados e estão no Núcleo de Geoprocessamento do Idam.

Leia mais Dia a Dia

Professor de educação física usa jogos para trabalhar matemática nas aulas

A abordagem do professor é trazer conteúdos do cotidiano dos estudantes dentro de jogos como queimada ou jogo da velha e, assim, ensinar matemática.

24 de outubro de 2021

AM será o 1º estado do país a implantar nova fase da estratégia NutriSUS

Técnicos da SES irão apoiar os municípios na implantação do NutriSUS para o fortalecimento da nutrição infantil e o pleno desenvolvimento humano.

24 de outubro de 2021

Inspirou Copacabana? Conheça a história do calçadão de São Sebastião

De fato, o calçamento manauara foi instalado muitos anos antes da famosa calçada do Rio de Janeiro. Mas será que a inspiração carioca foi a praça São Sebastião?

24 de outubro de 2021

Wilson Lima inaugura feira de produtos regionais na Ponta Negra

Feira da ADS será realizada todos os domingos, a partir do dia 31. Neste primeiro momento, o espaço contará com 35 feirantes e terá uma ala exclusiva de produtos orgânicos.

23 de outubro de 2021

Campanha realiza entrega de brinquedos para instituição da zona leste

Campanha “Doe um Brinquedo e Ganhe Sorrisos” realizou entrega de 200 brinquedos para crianças assistidas pelo Instituto Transformando Vidas (ITV), na Colônia Antônio Aleixo.

23 de outubro de 2021

Governo do Amazonas recebe 70.200 doses de vacina contra Covid-19

Doses foram transportadas para armazenamento na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde foram contabilizadas e armazenadas.

23 de outubro de 2021

Tarifa social de água e esgoto beneficia 500 mil pessoas em Manaus

Famílias de baixa renda receberão 50% de desconto no pagamento de suas tarifas junto à empresa Águas de Manaus, em relação à água e esgoto.

23 de outubro de 2021

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021