fbpx

terça, 30 de novembro de 2021

Projeto que reduz superlotação hospitalar é retomado no Platão Araújo

Projeto do MS, o “Lean nas Emergências” acontece no Hospital Platão Araújo. Objetivo é reduzir a superlotação e tempo de espera nas unidades de urgência e emergência.

17 de setembro de 2020

Compartilhe

Projeto que reduz superlotação e tempo de espera é retomado no Platão Araújo. (Foto: Divulgação/Secom)

O Hospital Pronto Socorro (HPS) Platão Araújo retomou, nesta quarta-feira (16/09), o Projeto do Ministério da Saúde (MS) “Lean nas Emergências”, realizado pelo Hospital Sírio Libanês.

O principal objetivo é capacitar os profissionais de saúde para reduzir a superlotação e o tempo de espera nas unidades de urgência e emergência pelo Brasil.

O treinamento teve início em fevereiro deste ano nos três HPS adultos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) – 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo. O projeto estava suspenso por conta da pandemia e com o retorno, na próxima semana, será a vez do HPS João Lúcio.

“A ideia é que a gente possa dar prosseguimento no projeto e ao final nós vamos ter as unidades totalmente reestruturadas, em termo de planejamento da assistência e que a gente possa não ter filas, não termos pacientes no corredor e estarmos prestando uma assistência muito mais de melhor qualidade para a nossa população”, afirmou o secretário executivo de Controladoria da Saúde, Silvio Romano.

De acordo com a diretora do HPS, Aída Tapajós, com o projeto a unidade de saúde vai melhorar a assistência à população e após 15 dias será avaliada a evolução. “É de uma magnitude muito importante, porque traz para nós ferramentas de gestão da iniciativa privada de forma que a gente vai poder fluir melhor aqui dentro. Nosso tempo de ocupação deve diminuir, rodar os leitos, finalizando com melhor assistência ao cidadão”, disse a diretora.

Projeto

Lean é uma filosofia de gestão voltada à melhoria de processos com base em tempo e valor e foi desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. O piloto do projeto foi realizado em 2017, em seis instituições públicas de saúde.

Dentre os objetivos do projeto estão: a redução de superlotação nas unidades de emergência por meio de sistema de gestão que padroniza processos internos; redução do tempo de permanência; maior efetividade e produtividade.

Leia mais Dia a Dia

Prefeitura lança chamada pública para vendas no Réveillon de Manaus

A seleção das propostas será realizada por uma Comissão de Seleção, composta por três técnicos da Fundação Municipal de Cultura.

29 de novembro de 2021

Amazonas Mais Inclusão: programa quer alcançar todo o AM para beneficiar PcDs

Os projetos da Sejusc que são desenvolvidos na capital também serão levados ao interior do Estado, garantindo acesso a benefícios sociais, inclusive, do Governo Federal.

29 de novembro de 2021

Mais de meio bilhão para turbinar o Prosamin+ num prazo de cinco anos

Em entrevista ao Realtime1, Marcellus Campêlo fala sobre os planos do governo para ampliar, modernizar e levar o Prosamin para 4 municípios no interior do estado.

29 de novembro de 2021

A oitava da gestão: escola de tempo integral é inaugurada no Viver Melhor

A unidade, que representa a maior estrutura física da educação básica no Amazonas, foi construída em tempo recorde e conta com uma estrutura moderna de 7.7 mil m².

29 de novembro de 2021

Combate à Covid: Manaus tem 52 pontos de vacinação até sexta-feira

Orientação da Semsa é para que seja feita a consulta à plataforma Imuniza Manaus, a fim de conferir as datas de 2ª e 3ª doses, uma vez que houve redução nos intervalos delas.

29 de novembro de 2021

Ômicron “infelizmente” chegará ao Brasil, diz presidente do Butantan

Variante ômicron surgida na África do Sul forçou Brasil a fechar fronteiras aéreas para voos vindo de seis países do sul do continente Africano,

28 de novembro de 2021

No Amazonas, portões do Enem fecharam às 12h; estudantes podem sair às 14h00

No primeiro domingo de provas, o Amazonas foi o estado que registrou o maior percentual de candidatos que se inscreveram e não foram fazer a prova.

28 de novembro de 2021

Operação contra ‘Serra Pelada flutuante’ em Autazes segue neste domingo

No sábado, operação destruiu 69 balsas de garimpo ilegal, entretanto, mais de 300 balsas fugiram antes da chegada das autoridades federais.

28 de novembro de 2021